(A.13) Programa Integrado de Criação Literária II (PICL II)
Luís Carmelo
38 blocos
Propina Ja, 760,00€* ou Propina Jc 935,00€ **

* Caso opte no final do trajecto pelo SEL
** Caso opte no final do trajecto pelo SECRIL

Sequência de Escrita Criativa Literária (SECL)
Modalidade PICL I (selecção de 20 dos 62 Blocos)
Modalidade PICL II (selecção de 38 dos 62 Blocos)
Modalidade PICL III (62 Blocos / frequência integral da SECL)

O Programa Integrado de Criação Literária II (PICL – II) condensa os principais conteúdos dos cinco cursos da categoria de “Escrita Criativa Literária”, nomeadamente o Nível Introdutório, o Nível Avançado, os dois Seminários de Escrita Ficcional e ainda a formação específica que, no termo do processo laboratorial, acompanha e monitoriza a criação ficcional. O objectivo dos Programa Integradosde Criação Literária – II (PICL-II) é possibilitar em apenas 38 Blocos (que podem ser frequentados no tempo que se desejar) a incorporação das competências essenciais que normalmente, ao longo dos cinco cursos, decorrem durante várias dezenas de blocos semanais. Com o habitual acompanhamento de proximidade, este nova proposta da EC.ON tem apresentado, nos últimos anos, óptimos resultados.

Conteúdos:
PICL – II = (38 Blocos) = 20 Blocos do Nível I (LEC-IN/10 + LEC-NA/10) + 6 Blocos do Nível II (meio SEF por opção) + 12 Blocos do Nível III (opção pelo SEL ou pelo SECRIL).

A – CONTEÚDOS DO NÍVEL INTRODUTÓRIO

Bloco 1 – Descrição/Seleccionar, ordenar, singularizar.
Bloco 2 – Descrição/Pontos de vista.
Bloco 3 – Descrição/Impressionismo e expressionismo.
Bloco 4 – Descrição/ Paisagens e ambientes.
Bloco 5 – Narração/Matéria e circunstâncias.
Bloco 6 – Narração/Os pontos de vista narrativos.
Bloco 7 – Narração/Exposição, complicação, clímax e desfecho.
Bloco 8 – Figurações e funções.
Bloco 9 – Poética/Expressão poética, metáfora e autoreferencialidade.
Bloco 10 – Poética/O eixo das similaridades e a questão do ritmo.

B – CONTEÚDOS DO NÍVEL AVANÇADO

I PARTE: Dados para um Projecto Ficcional.
Bloco 1 – Da fábula ao enredo.
Bloco 2 – Gerar sequências.
Bloco 3 – O humor como textura da narração.
Bloco 4 – No reino livre das imagens.
Bloco 5 – Criar multiplicidades narrativas.
Bloco 6 – Técnicas de duplo clímax.
II PARTE: Projecto Ficcional.
Bloco 7 – Apresentação do Projecto ficcional.
Bloco 8 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 2.
Bloco 9 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 3.
Bloco 10 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 4.

C– SELECÇÃO DE CONTEÚDOS DO SEMINÁRIO DE ESCRITA FICCIONAL – I/ VERSÃO A

Opção por uma das duas possibilidades:

A) Singularidades de uma Rapariga Loura de Eça de Queirós
Bloco 1 – CAPÍTULO 1 – Um encontro particular.
Bloco 2 – CAPÍTULO 2 – Uma revelação inusitada.
Bloco 3 – CAPÍTULO 3 – A paixão de Lisboa.
Bloco 4 – CAPÍTULO 4 – O passo decisivo.
Bloco 5 – CAPÍTULO 5 – As dificuldades e a honra.
Bloco 6 – CAPÍTULO 6 – A desilusão e a reviravolta.
Bloco 7 – CAPÍTULO 7 – A inadvertida tentação.

B) O Barão de Branquinho da Fonseca
Bloco 8 – CAPÍTULO 1 – A chegada à invernia da serra.
Bloco 9 – CAPÍTULO 2 – O solar do barão solitário.
Bloco 10 – CAPÍTULO 3 – De olhos bem fechados.
Bloco 11 – CAPÍTULO 4 – As ira e as confissões.
Bloco 12 – CAPÍTULO 5 – A Bela-Adormecida.

D) SELECÇÃO DE CONTEÚDOS DO SEMINÁRIO DE ESCRITA FICCIONAL – II (CRIAÇÃO LITERÁRIA)

Opção por uma das duas possibilidades:

A) (A.07) Seminário de Criação Literária (SECRIL)

Conteúdos:
Bloco 01 – Situação e topic/Story Line vs. trama.
Bloco 02 – Definição dos actante(s) vs. espaço(s) de inserção.
Bloco 03 – Aplicação do tempo ficcional/real e fábula/enredo;
Bloco 04 – Requisitos da trama: Voz(es) narrativa(s) e cronograma ficcional.
Bloco 05 – Oficinas de imagem, humor e de multiplicidades narrativas.
Bloco 06 – Sinopse Final e definição do Programa de Trabalho.
Bloco 07 – Oficina de escrita literária – 1.
Bloco 08 – Oficina de escrita literária – 2.
Bloco 09 – Oficina de escrita literária – 3.
Bloco 10 – Oficina de escrita literária – 4.
Bloco 11 – Oficina de escrita literária – 5.
Bloco 12 – Balanço final da produção literária e projecção crítica.

B) (A.11) Seminário de Experimentação Literária (SEL)

Conteúdos
Bloco 01 – A Reversibilidade.
Bloco 02 – Rescrita de atmosferas (Raduan Nassar).
Bloco 03 – Escrita automática (a literatura que sabe a mar).
Bloco 04 – Paródia mimética (Finnegans Wake de Joyce).
Bloco 05 – Derivar dialogando. O exemplo de Bukowsky.
Bloco 06 – Digressões ‘in media res’ (Cortázar).
Bloco 07 – Polifonia e contracampo (Faulkner).
Bloco 08 – A ficção da travessia (Deleuze e o mundo anglo-saxónico).
Bloco 09 – A escrita elíptica.
Bloco 10 – Ícones imagens e figurações.
Bloco 11 – Fase oficinal – I. Um projecto de Samuel Beckett.
Bloco 12 – Fase oficinal – II. Um projecto de Samuel Beckett.

Testemunhos
O Programa Integrado de Criação Literária desperta a capacidade do espanto. Espanto perante os grandes autores e a força da imaginação, espanto quando olhamos nos olhos a beleza de uma ideia. Espanto perante a generosidade do professor Luís Carmelo que, com o acompanhamento próximo e valioso, transforma a relação com a palavra. Espanto, acima de tudo, pela paixão que cresce e faz com que escrever seja cada vez mais fundamental. Na EC.ON encontrei espaço, tempo e mentor/ leitor preciosos para alimentar essa paixão. E por isso sou grata.
Marta Pais de Oliveira

 

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.
————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>