ECON2014_Cursos_CLage_D06_FB2

(D.06) Poética do Conto
Claudia Lage
10 semanas
Propina Cb, 300,00 € 

(curso temporariamente indisponível)

Conteúdos:
O curso de 10 semanas pretende mergulhar no processo criativo da prosa de ficção, interagindo com a teoria e a prática do conto. Os alunos entrarão em contato com a trajetória histórica desse gênero e com ensaios de referência, ao mesmo tempo em que darão os primeiros passos na escrita do conto. Na prática, trabalharemos os fundamentos de enredo, personagens, entre outros aspectos da narrativa, de acordo com os textos de ficção apresentados pelos alunos e os teóricos que fazem parte da bibliografia do curso.

1. Visões e definições do conto a partir do ponto de vista de diversos teóricos e escritores. Origem do conto, literatura oral. Exercício de criação de um conto (no máximo 4 pgs) a partir de uma música.

2.Estudo dos elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens, enredo, estrutura, etc) dentro do gênero do conto. Comentários sobre o conto escrito pelo aluno a partir das referências dadas sobre os elementos da narrativa. Sugestão de segunda versão, se for o caso. Leitura recomendada para a próxima aula: “Filosofia da composição”, de Edgar Allan Poe.

3.Comentários sobre o texto do Poe. Comentários sobre segunda versão do conto do aluno. Leitura de um conto de um escritor ou escritora a ser definido pela professora. Leitura recomendada para a próxima aula: “Teses sobre o conto”, de Ricardo Piglia.

4.Proposta de escrita a partir de uma imagem ou objeto. Introdução ao conto clássico. Leitura e comentários do texto: “Teses sobre o conto”, de Ricardo Piglia.

5.Comentários sobre o conto escrito pelo aluno a partir de uma imagem ou objeto. Análise enfocando a estrutura, o enredo, o narrador e os personagens. Sugestão de segunda versão do conto, se for o caso. Exercício sobre a elaboração da estrutura narrativa.

6.Introdução ao conto moderno (Tchecov, Mansfield). Exercício sobre elementos da narrativa (criação de personagens, tipos de narradores e pontos de vista). Leitura recomendada para a próxima aula: “Alguns aspectos do conto”, de Julio Cortazar.

7. Comentários sobre a segunda versão do conto sobre foto ou objeto do aluno. Leitura de um conto da Katherine Mansfield. Estudo sobre o personagem no conto moderno. Leitura e comentários do texto: “Alguns aspectos do conto”, de Julio Cortazar.

8.Proposta de escrita do terceiro conto, explorando o narrador e pontos de vista. Leitura de um conto da Katherine Mansfield. Estudo sobre o personagem e o enredo no conto moderno. Leitura recomendada para a próxima aula: “O narrador pós-moderno”, de Silviano Santiago.

9. Comentários sobre o terceiro conto escrito pelo aluno. Introdução ao conto pós-moderno. Comentários sobre o texto “O narrador pós-moderno”, de Silviano Santiago. Estudo sobre o personagem e o enredo no conto pós-moderno.

10. Comentários das últimas versões dos 3 contos escritos pelo aluno.
Avaliação das conquistas e das dificuldades.

Competências a interiorizar:
1 – Conhecimento das referências literárias do conto clássico, moderno e pós-moderno.
2 – Aprimoramento da consciência crítica como leitor e escritor.
3 – Busca da voz narrativa pessoal, percepção do próprio estilo e universo temático.

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.
————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>