ECON2014_Cursos_LCarmelo_A03_FB1

(A.03) Oficina de Escrita Criativa – Nível Avançado
Luís Carmelo
Versão de 13 semanas
Propina C, 300,00 € / 1318,71R$

(aconselha-se precedência do Nível Introdutório)

O Curso de Escrita Criativa – Nível Avançado requer precedência do Curso de Nível Introdutório. Ao longo de 13 ou de 10 Blocos (versão integral e versão compactada), são estudados temas de cariz discursivo e diegético (gestão de sequências, multiplicidades narrativas, construção de plot, oficina de imagens, gestão de duplo clímax, humor, etc.) que visam preparar o inscrito para a prática ficcional que, nas últimas semanas do curso, será motivo de um laboratório específico (a rescrita – com palavras próprias e com a ajuda de um guião apropriado – de um texto literário). O objectivo é desinibir a expressão, dissociá-la de usos condicionados e, por fim, transpô-la para níveis de afirmação individualizada com incidência na plasticidade literária. Os dois primeiros cursos da sequência de escrita criativa literária, o Nível Introdutório e o Nível Avançado, garantem uma continuidade entre os alicerces expressivos e a interiorização de técnicas que potencia, ao mesmo tempo, a libertação criativa e a apreensão de requisitos que permitem um acesso seguro ao discurso especificamente literário. Daí que o próximo passo – nesta escalada que visa a criação ficcional própria – corresponda à frequência nos Seminários de Escrita Ficcional.

I PARTE: Dados para um Projecto Ficcional.
Bloco 1 – Da fábula ao enredo.
Bloco 2 – Personagens: o vir ao ser.
Bloco 3 – Gerar sequências.
Bloco 4 – O humor como textura da narração.
Bloco 5 – No reino livre das imagens.
Bloco 6 – Criar multiplicidades narrativas.
Bloco 7 – Outras narrativas (os relatos na rede).
Bloco 8 – Técnicas de duplo clímax.

II PARTE: Projecto Ficcional.
Blocos 9 e 10 Grelha e apresentação de projecto ficcional.
Bloco 11 Escrita oficinal/ Projecto ficcional – 1.
Bloco 12 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 2.
Bloco 13 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 3.
Bloco 14 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 4.

Competências a interiorizar, tendo em vista a prática oficinal de cariz ficcional:
1 – Consolidar os aspectos técnico-formais relativos às práticas descritivas, narrativas e poéticas desenvolvidas no Nível Introdutório, visando a criação de uma oficina projectual de escrita.
2 – Aprofundar aspectos de moldagem discursiva essenciais a um laboratório projectual de escrita.
3 – Interiorizar dimensões discursivas (diálogos, voz, sintaxe, ritmo, tempo, etc.) e diegéticas (cronologia, prolepses, analepses, motivos, capítulos, partes, enquadramentos, etc.) inerentes a uma oficina projectual de escrita.
4 – Poder redigir uma narrativa minimamente complexa, a partir de um conjunto de injunções, ponderações e orientações operacionais (havendo opção para um registo individual ou em equipa).

Testemunhos
A escrita é a minha segunda voz! Através da EC.ON – Escola de Escritas, fiz o Curso de Escrita Criativa com o exímio Professor Luís Carmelo e não vou parar por aqui. Há uma grande oferta de cursos de extrema qualidade. Devo dizer que tem sido das melhores experiências de escrita, que tive até hoje, pois sinto que aprendo verdadeiramente. Os exercícios semanais são desafiantes, obrigando-nos a enfrentar o papel em branco e a fazer o que mais gosto: criar. Tem sido uma experiência fabulosa que recomendo a todos!!
Sofia de Azevedo Teixeira

Gosto de escrever, mas muitas vezes falta-me a confiança. E neste intercâmbio laboratorial muitos impulsos, em um trabalho de lapidação semanal, em um soltar-se as rédeas “acompanhado”, ajudaram-me e ajudam-me a ter mais coragem para experimentar, para tentar, e não menos ser mais consciente nesse processo mágico, extremamente simbólico e rico que é a escrita.
Léa Locher Azevedo

A cada semana, descobres um pouco mais sobre a escrita, mas também sobre o teu próprio talento e capacidades, num movimento crescente de conhecimento e autoconfiança.
Tina Vieira

Apanha-se um comboio sem destino e de janelas abertas. Não há carris. Os passageiros da escrita traçam linhas de fio duplo, mais ou menos esticadas, conforme as tensões entre o pequeno mundo ali dentro e o grande mundo lá fora. Há nós, há pontas soltas, há fiapos, mas não há remates.”
Graça Samora

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.
————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>