ECON2014_Cursos_LCarmelo_A03_FB1

(A.03) Oficina de Escrita Criativa – Nível Avançado
Luís Carmelo
Versão de 13 semanas
Propina C, 300,00 € / 1318,71R$

(aconselha-se precedência do Nível Introdutório)

O Curso de Escrita Criativa – Nível Avançado requer precedência do Curso de Nível Introdutório. Ao longo de 13 ou de 10 Blocos (versão integral e versão compactada), são estudados temas de cariz discursivo e diegético (gestão de sequências, multiplicidades narrativas, construção de plot, oficina de imagens, gestão de duplo clímax, humor, etc.) que visam preparar o inscrito para a prática ficcional que, nas últimas semanas do curso, será motivo de um laboratório específico (a rescrita – com palavras próprias e com a ajuda de um guião apropriado – de um texto literário). O objectivo é desinibir a expressão, dissociá-la de usos condicionados e, por fim, transpô-la para níveis de afirmação individualizada com incidência na plasticidade literária. Os dois primeiros cursos da sequência de escrita criativa literária, o Nível Introdutório e o Nível Avançado, garantem uma continuidade entre os alicerces expressivos e a interiorização de técnicas que potencia, ao mesmo tempo, a libertação criativa e a apreensão de requisitos que permitem um acesso seguro ao discurso especificamente literário. Daí que o próximo passo – nesta escalada que visa a criação ficcional própria – corresponda à frequência nos Seminários de Escrita Ficcional.

I PARTE: Dados para um Projecto Ficcional.
Bloco 1 – Da fábula ao enredo.
Bloco 2 – Personagens: o vir ao ser.
Bloco 3 – Gerar sequências.
Bloco 4 – O humor como textura da narração.
Bloco 5 – No reino livre das imagens.
Bloco 6 – Criar multiplicidades narrativas.
Bloco 7 – Outras narrativas (os relatos na rede).
Bloco 8 – Técnicas de duplo clímax.

II PARTE: Projecto Ficcional.
Blocos 9 e 10 Grelha e apresentação de projecto ficcional.
Bloco 11 Escrita oficinal/ Projecto ficcional – 1.
Bloco 12 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 2.
Bloco 13 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 3.
Bloco 14 Escrita oficinal / Projecto ficcional – 4.

Competências a interiorizar, tendo em vista a prática oficinal de cariz ficcional:
1 – Consolidar os aspectos técnico-formais relativos às práticas descritivas, narrativas e poéticas desenvolvidas no Nível Introdutório, visando a criação de uma oficina projectual de escrita.
2 – Aprofundar aspectos de moldagem discursiva essenciais a um laboratório projectual de escrita.
3 – Interiorizar dimensões discursivas (diálogos, voz, sintaxe, ritmo, tempo, etc.) e diegéticas (cronologia, prolepses, analepses, motivos, capítulos, partes, enquadramentos, etc.) inerentes a uma oficina projectual de escrita.
4 – Poder redigir uma narrativa minimamente complexa, a partir de um conjunto de injunções, ponderações e orientações operacionais (havendo opção para um registo individual ou em equipa).

Testemunhos
Gosto de escrever, mas muitas vezes falta-me a confiança. E neste intercâmbio laboratorial muitos impulsos, em um trabalho de lapidação semanal, em um soltar-se as rédeas “acompanhado”, ajudaram-me e ajudam-me a ter mais coragem para experimentar, para tentar, e não menos ser mais consciente nesse processo mágico, extremamente simbólico e rico que é a escrita.
Léa Locher Azevedo

A cada semana, descobres um pouco mais sobre a escrita, mas também sobre o teu próprio talento e capacidades, num movimento crescente de conhecimento e autoconfiança.
Tina Vieira

Apanha-se um comboio sem destino e de janelas abertas. Não há carris. Os passageiros da escrita traçam linhas de fio duplo, mais ou menos esticadas, conforme as tensões entre o pequeno mundo ali dentro e o grande mundo lá fora. Há nós, há pontas soltas, há fiapos, mas não há remates.”
Graça Samora

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.
————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>