ECON2014_Cursos_LCarmelo_A05_FB1

(A.05) Seminário de Escrita Ficcional – I
Versão A
Luís Carmelo
12 semanas
(adaptação por rescrita de textos literários)
Propina B, 325,00 € / 1428,60R$

(Precedência obrigatória dos cursos de Nível Introdutório e de Nível Avançado)

Depois da frequência dos cursos de Nível Introdutório e Avançado, o Seminário de Escrita Ficcional-I tem como objectivo a aplicação de todas as ferramentas e dispositivos práticos antes incorporados no plano da escrita ficcional de fôlego. O Seminário de Escrita Ficcional – I/ Versão A propõe um processo de rescrita, através da adaptação de contos famosos da literatura em língua portuguesa. O laboratório centra-se na rescrita de Singularidades de uma Rapariga Loura de Eça de Queirós (primeira parte – sete semanas) e de O Barão de Branquinho da Fonseca (segunda parte – cinco semanas). O Seminário de Escrita Ficcional – I/ Versão B propõe o mesmo método e o mesmo tipo de objectivos, embora com novos contos, topics e autores. A adaptação por rescrita a ser trabalhada no Seminário de Escrita Ficcional – I / Versão B parte de dois contos emblemáticos: Famílias Desavindas de Mário de Carvalho (primeira parte/ seis semanas) e Uma simples flor nos teus cabelos claros de José Cardoso Pires (segunda parte/ seis semanas). Na Versão A, a primeira, a incidência é dada à natureza da situação relatada, às macro-posições narrativas e à esquematização de um tournant de vie; na Versão B, por seu lado, a incidência é dada ao microcosmos, à poética narrativa e ao que poderia designar-se por oficina dos afectos e do minúsculo. Duas abordagens criadas para intencionalmente se complementarem e que, de modo integrado, potenciam depois a criação de histórias e discursos francamente autónomos e livres no âmbito da criação ficcional própria. Daí que o próximo e último passo na sequência de escrita criativa literária corresponda, ou ao Seminário de Experimentação Literária (oficina de reinterpretação oficinal das grandes obras literárias do último século), ou ao Seminário de Escrita Ficcional – II (criação acompanhada de uma ficção literária da autoria do inscrito).

Singularidades de uma Rapariga Loura de Eça de Queirós
Bloco 1 – CAPÍTULO 1 – Um encontro particular.
Bloco 2 – CAPÍTULO 2 – Uma revelação inusitada.
Bloco 3 – CAPÍTULO 3 – A paixão de Lisboa.
Bloco 4 – CAPÍTULO 4 – O passo decisivo.
Bloco 5 – CAPÍTULO 5 – As dificuldades e a honra.
Bloco 6 – CAPÍTULO 6 – A desilusão e a reviravolta.
Bloco 7 – CAPÍTULO 7 – A inadvertida tentação.

O Barão de Branquinho da Fonseca
Bloco 8 – CAPÍTULO 1 – A chegada à invernia da serra.
Bloco 9 – CAPÍTULO 2 – O solar do barão solitário.
Bloco 10 – CAPÍTULO 3 – De olhos bem fechados.
Bloco 11 – CAPÍTULO 4 – As ira e as confissões.
Bloco 12 – CAPÍTULO 5 – A Bela-Adormecida.

Competências a interiorizar:
1 – Interiorizar um processo narrativo literariamente legitimado e testado, reconstruindo-o através de injunções adequadas.
2 – Adequar a percepção de um enredo rico e complexo a um processo que implica estrutura, construção e definição dos níveis de clímax e desenlaces.
3 – Actualizar programas narrativos (enquadramentos históricos, circunstâncias poético-descritivas e actantes variados) a quadros pragmático-ficcionais do nosso dia-a-dia.
4 – Desenvolver modalidades da esfera relacional fábula-enredo, moldando possibilidades específicas sugeridas pelas injunções da oficina.
5 – Aplicar a lógica de adaptação de um determinado argumento a uma nova situação, visando repor todas as suas fracturas constituintes originais.
6 – Apropriar-se de ferramentas que possibilitem uma rescrita eficaz, no contexto de uma relação inevitavelmente tensa entre subtexto e inscrição.

Testemunhos
Confesso-lhe que foi um grande desafio.
Léa Locher Azevedo

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.
————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>