EC.ON

Nas aulas de Escrita Criativa do Prof. Luís Carmelo – de quem tive a sorte de ser aluno também em Semiótica e Filmologia – senti-me um artesão das palavras. Construía o molde segundo o conceito. Tapava os buracos para não perder um só caracter. Com a técnica que generosamente transmitia, aprimorava o vaso. Quando tudo estava, enfim, pronto, derramava o fundente metal – sob o seu olhar vagamente distraído – e transformava as imagens em palavras, as palavras em frases, o texto em vida. As palavras adquiriam então o sentido único e inusitado da comunhão ardente entre mim e a minha imaginação. Entre mim e as palavras, há um Luís fundente.
José Carlos Malato

Cinco estrelas! Onde se vive a literatura com os autores ao vivo!!
Ksenia Ashrafullina

Sou tradutora. (Re)escrever é a minha vida. Aprender a fazê-lo de forma criativa foi um passo de gigante para a minha realização – pessoal.
Maria do Carmo Figueira

O estudo online para além de cómodo foi, naqueles dois cursos do Luís, do mais próximo que se possa imaginar. A constante “conversa” entre os participantes, tornou-se um jogo. Um jogo de partilhas, de emoções, uma conversa amiga e de encontros que acabaram por se tornar reencontros quando avançámos para o 2º nível! Aprender com o Luís não é apenas um privilégio, porque ele é um verdadeiro mestre que nos guia sem nos levar pela mão, que nos mostra os vários caminhos e nos dá a escolher um só nosso! Aprender com o Luis é fazer um amigo para a vida! (E não, não estou a exagerar!). Só tenho pena de não poder fazer um curso todos os anos…
Patrícia Grade

Um dia, numa ida à Biblioteca de Cascais, tropecei na divulgação de cursos de Escrita Criativa, através da Câmara Municipal, e cujo professor já conhecia do meio académico. Fiquei interessada, pedi informações, sem reparar que o regime era online. Quando me apercebi desse pormenor, torci o nariz, mas como conhecia o Prof. Luís Carmelo decidi experimentar.O facto de depois de completar o Nível Inicial, ter realizado o Nível Avançado, mostra que as ideias que tinha do regime online não eram 100% verdadeiras. Um experiência de ensino que gostei e recomendo.
Sofia Filipe

Fiz o curso de nível introdutório do professor Luís Carmelo (ainda comecei o de jornalismo mas fui “afogada” pelo meu trabalho e não consegui terminar) e aprendi imenso. Trabalhando com a língua por profissão, o curso trouxe-me um olhar de fora, rigoroso e estruturado sobre a utilização que dela faço. Foi uma bela ajuda! O facto de ser online foi também de uma extrema utilidade: poder trabalhar dentro do meu horário pessoal tornou tudo mais fácil. Mas não menos trabalhoso, há que dizê-lo. Ah! E andei sempre fascinada com a rapidez e o nível de profundidade da análise do professor…
Maria João Afonso

Um excelente curso de escrita criativa: exigente, sério e ao mesmo tempo divertido e criativo. Além disso, bem adaptado à disponibilidade horária dos formandos. Estou a gostar muito de frequentá-lo. Parabéns à Escola de Escrita Criativa.”
Catia Penalva

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA – NÍVEL INTRODUTÓRIO

Se antes havia uma fossa entre as histórias que criava na minha mente e aquelas que passava para o papel, agora uma ponte foi construída. Caminho assim com segurança na travessia em que se revelou a escrita.”
Catarina Ferreira

Permita-me voltar a referir que é um prazer realizar este Curso. Além de todo o apoio, generosidade na análise detalhada e nas lições suplementares, que acompanham a análise, o incentivo à continuação da Escrita é-me extremamente grato!
Teresa Fonseca

O Curso de Escrita Criativa Online: que surpresa boa! Alia à criatividade o conhecimento, a liberdade, a inovação!
Carla Viegas

A Escola de Escrita é uma excelente escola porque apresenta propostas de trabalho extremamente desafiantes e um elevado grau de exigência. Também a considero uma possibilidade de encontro profundo daquele que escreve consigo próprio que a vontade de a frequentar assalta o espírito.”
Sónia Alexandra

Uma introspecção que nos leva a ultrapassar-nos.”
Sara Barreto Pires

Foram semanas de muita aprendizagem. As orientações, os excertos dos autores e os comentários ajudaram-me a fazer uma leitura crítica das minhas tentativas de escrita. Risquei, reescrevi, procurei sentir e moldar as palavras. Decidi continuar.”
Maria Manuela Rosa

Para quem ama as palavras e as usa com o prazer de quem dá a vida, esta é uma excelente forma de redescobrir a beleza da descrição, do diálogo, da personagem, em harmonia com os contratempos do dia-a-dia.
Tânia Russo

Desde que frequentei o curso de escrita criativa, a verdade é que a minha escrita conheceu a cor, abriu-se às sonoridades, tomou raízes e faz-me sorrir. A abertura, a profundidade e a sinceridade do apoio do Luís Carmelo ao nosso trabalho, é completamente encorajante. Fazem com que eu reflicta, e o desafio da contagem das palavras, faz-me sentir uma atleta de alta competição a tentar bater as minhas próprias barreiras.
Rosa Valente

No Curso de Nível Introdutório da EC ON aprendo a usar ferramentas para moldar as minhas palavras num processo de construção e desconstrução de frases pelo simples prazer de escrever.
Maria João Faísca da Silva

Para mim, este curso é como a mão que ampara e equilibra o selim, como as rodinhas laterais de apoio, numa bicicleta de passeio; e eu, criança, pedalando estrada fora, feliz, livre.
Maria Antonieta Longle

Dois Cursos (Introdutório e Avançado), algo trabalhosos (devo dizer), sublinhando, no entanto a necessidade disso mesmo, para se ter uma noção da complexidade que é escrever e brincar com as palavras, de modo a que o aparentemente impossível se torne, como num passe de magia, algo perfeitamente verossímil.
Alfredo Taborda

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA – NÍVEL AVANÇADO

Gosto de escrever, mas muitas vezes falta-me a confiança. E neste intercâmbio laboratorial muitos impulsos, em um trabalho de lapidação semanal, em um soltar-se as rédeas “acompanhado”, ajudaram-me e ajudam-me a ter mais coragem para experimentar, para tentar, e não menos ser mais consciente nesse processo mágico, extremamente simbólico e rico que é a escrita.”
Léa Locher Azevedo

A cada semana, descobres um pouco mais sobre a escrita, mas também sobre o teu próprio talento e capacidades, num movimento crescente de conhecimento e autoconfiança.”
Tina Vieira

Apanha-se um comboio sem destino e de janelas abertas. Não há carris. Os passageiros da escrita traçam linhas de fio duplo, mais ou menos esticadas, conforme as tensões entre o pequeno mundo ali dentro e o grande mundo lá fora. Há nós, há pontas soltas, há fiapos, mas não há remates.”
Graça Samora

SEMINÁRIOS DE ESCRITA FICCIONAL

Confesso-lhe que foi um grande desafio.”
Léa Locher Azevedo

Aprendi muito com o Luís Carmelo e agradeço a sua generosidade por ter prefaciado o meu livro Contos de Desencontros.”
Mónica Cunha

SEMINÁRIO DE EXPERIMENTAÇÃO LITERÁRIA

O curso SEL motivou-me a ler os maiores escritores universais, a exercitar técnicas de escrita por eles praticadas e incentivou-me à prática literária, não como eles (longe disso!), mas graças a eles…”
Helena Garvão

Concluídos os vários níveis de escrita criativa, surgiu a oportunidade de fazer o seminário de experimentação literária. Um percurso que vai sendo feito de sobressaltos e de desafios, que se impõem, para que a escrita aconteça.
Maria Manuela Rosa

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA PARA PUBLICIDADE

Sou aluno do Curso de escrita criativa para publicidade e aconselho vivamente! Com bases e ferramentas de trabalho bastante sólidas, este curso é uma excelente porta de entrada para o mundo da publicidade.”
João Sobral

Adorei, porque adoro a área e tenho pena que não haja mais nada neste campo, que possa de algum modo compensar o facto de (com muita pena minha) não exercer a profissão.”
Alfredo Taborda

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA PARA JORNALISMO

Para alguém acabado de sair da faculdade, de um curso com fortes tradições na variante de jornalismo, como foi o meu caso, este curso poderia, em parte, não acrescentar grandes novidades, sendo sim uma continuação e um aprofundar dos conhecimentos adquiridos. Mas a verdade é que durante este tempo executei exercícios e problemas que jamais me foram colocados na faculdade. Aprendi novos conceitos e novas técnicas que considero bastante úteis para quem quer exercer (e para quem exerce) esta exigente profissão.”
Mariana Linhan

Gastei dias pensando e repensando no que escrever, encaixando ideias em uma rotina empilhada de compromissos. Tantas novidades, tantos novos termos, que maravilha! Os comentários. Ah, os comentários! Anoto-os, faço esquemas! Nunca antes tive um leitor para textos tão livres. Agradeço profundamente.”
Patrícia Mattos

O curso online de Escrita para Jornalismo constitui uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento das melhores técnicas a utilizar nos vários subtipos de escrita jornalística e para um melhor domínio das suas novas plataformas tecnológicas.”
João Moucheira

OFICINA CRIATIVA DE CULTURA DO HUMOR

Um novo olhar sobre conceitos. Reflectir sobre porquê das coisas é, de facto, essencial para viajar por este mar de (ir)realidades do quotidiano.”
Constança Troni

PROGRAMA OFICINAL DO CONTO

É um exercício (chamemos-lhe assim) de pura liberdade de escrita, que se prolonga enquanto quisermos, para e, por exemplo, no meu caso, falar sobre algo que me é querido.”
Alfredo Taborda

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE PRODUÇÃO POÉTICA

Este curso tem-me permitido obter um acompanhamento crítico regular e objectivo da minha produção. Ao submeter, quinzenalmente, os meus textos obtenho, de imediato, uma análise crítica, informada e profissional, que me ajuda a ter uma percepção do impacto dos mesmos junto de quem lê.”
Pedro Loureiro

ESCREVER PARA CRIANÇAS

O curso de escrita criativa para crianças que realizei, fez florescer em mim a vontade de sentir como as crianças, de pensar como as crianças de forma a que as minhas histórias lhes pudesse tocar na alma.”
Cristina Fernandes

CURSOS ÍCONE

Os cursos Ícone são próximidade com os autores e com as suas obras, pontes por onde acedemos aos processos criativos, e imaginário, ou simplemente às experiências e influências que de certa forma lhes vão moldando a criação: trata-se, sempre, de um relato na primeira pessoa e há, por isso, um elemento bigráfico forte que as torna únicas. Melhoram-nos como leitores e como autores. Aconselho vivamente.
Mónia Camacho

Os Cursos Ícones permitiram-me ouvir, da voz própria e exclusiva de tantos escritores, aquelas coisas da escrita de que pensamos “será que com eles também é assim?”. E não é que é mesmo! Foi sempre diferente e altamente motivador.
Francisco Resende

Quando me inscrevi nos ÍCONE interessava-me ouvir escritores maiores falarem sobre a criação das suas obras, as suas influências literárias, os processos de trabalho, num ambiente intimista que me permitisse conhecer mais da pessoa por detrás do génio criativo. Tinha a expectativa de também ouvir boas dicas sobre arte, cinema, teatro, música. Atalhos para a vida urgente. Na EC.ON encontrei ainda mais do que procurava. Têm sido muitas as boas surpresas e as aprendizagens. Ganhei uma família feita de literatura e afectos. Obrigada à equipa da ECON!
Andreia Moreira

Os cursos Ícone são uma excelente oportunidade para ouvir e dialogar com escritores de referência sobre a sua obra, processo de escrita e influências. As sessões decorrem num ambiente informal e em grupos com dimensões reduzidas promovendo a proximidade e participação.”
Pedro Loureiro


PASSEIOS LITERÁRIOS

Os Passeios Literários foram uma forma diferente, divertida e enriquecedora de passar o dia. Conheci a minha própria cidade como nunca antes a tinha visto e adorei o espírito de partilha de todos os participantes.
Isabel Nogueira