Projecto Editorial EC.ON & Arranha-céus/ Abysmo

Livros_Out2014_200x300_v2
CADERNOS EC.ON
CADERNOS EC.ON é uma colecção que veste o cenário de um laboratório. Ideias explosivas (ensaio), ingredientes secretos (poesia) e fórmulas radicais (ficção) combinam-se aqui, sob os auspícios da ARRANHA-CÉUS, de modo a que as experiências dos alunos, ex-alunos e professores da ESCOLA DE ESCRITA CRIATIVA ONLINE (EC.ON) atinjam o essencial: os corações dos leitores.

– “Não nos impõem as memórias, que nos permitem pertencer“, de Vanessa de Oliveira Godinho (Abysmo);
– “A Colheita dos Dias“, de Valesca de Assis (Abysmo);
– “O Todo Pela Parte“, de Liliana S. Ribeiro (Abysmo).

No prelo:
– “Fogo Preso”, Andes Chivangue (Arranha-céus, 2015);
– “A Seca”, Jean Alberty (Arranha-céus, 2015);
– “Jogos (ben)ditos e folias (mal)ditas”, Kátia Bandeira de Melo-Gerlach (Arranha-céus, 2015).

Livros disponíveis para compras online na Abysmo.

Booktrailer

Conceito, objectivos e âmbito

A EC.ON tem promovido, nos últimos anos, a criação de textos ficcionais e poéticos de muita qualidade. Quer por via das assessorias literárias, quer por via dos cursos que monitorizam e acompanham a criação ficcional, quer ainda por vias autónomas, os formandos da EC.ON têm dado à estampa obras variadas. Em bastantes casos, no entanto, muitos desses textos não têm chegado a encontrar uma solução editorial em conformidade. Uma tal situação de desconforto tem ficado em muito a dever-se ao estado do mercado editorial que reserva ao objecto livro um estatuto que não é amiúde adequado à dignidade, ao esforço e à dedicação criativa dos autores.

Tendo em conta a necessidade de superar esta realidade, a EC.ON celebrou em Abril de 2014 um protocolo de parceria com a editora Abysmo (chancela Arranha-céus).

A colecção destina-se a publicar, com primazia, os formandos e os ex-formandos da EC.ON que tenham recorrido a assessorias literárias, à sequência de escrita criativa literária (com destaque para o Seminário de Escrita Ficcional – II) e a outros cursos com incidência em textos de índole ficcional de todos os formatos. Além disso, a colecção visa também publicar os escritores que leccionam na EC.ON.

Qualidade Literária e formato

É da responsabilidade da EC.ON aferir a qualidade literária das obras a editar na colecção “Cadernos EC.ON”. O posicionamento da nova colecção “Cadernos EC.ON” pressupõe um filtro efectivo capaz de salvaguardar a qualidade literária, ao contrário do que se verifica em muitos sectores actuais vocacionados para a auto-edição.

A seriação dos inéditos a publicar será da responsabilidade da EC.ON e da Abysmo/Arranha-céus e reger-se-á prioritariamente através de convites aos autores. O formato das edições é de 17.5/12 cm, enquadrado por um design discreto e não deverá ultrapassar as 15.000 palavras.

————————————————

Informações >>