ECON2015_CDrios_CLCheu_FB2

Cristina Drios e Cláudia Lucas Chéu são os mais recentes membros da equipa regular da EC.ON. A chegada destas autoras representa um conjunto novo de cursos na oferta regular da EC.ON. Cristina Drios chega-nos com uma oficina dedicada ao género “romance histórico”. Por sua vez, Cláudia Lucas Chéu traz-nos alguns cursos na área “escritas de cena”.

 

Cláudia Lucas Chéu
Cláudia Lucas Chéu, no âmbito das escritas de cena, vem trazer à escola um conjunto de novos cursos, online e presenciais. Cláudia Lucas Chéu nasceu em Lisboa, em 1978. É co-fundadora da companhia Teatro Nacional21 e da Edições Guilhotina. Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas e concluiu o curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Tem publicados os textos para cena Poltrona – monólogo para uma mulher, Glória ou como Penélope Morreu de Tédio, Europa, Ich Liebe Dich, Violência – fetiche do homem bom, Círculo Onanista, Bank, Bank, You´re Dead, pelas edições Bicho-do-Mato/Teatro Nacional D. Maria II; A Cabeça Muda, pela Cama de Gato Edições. Publicou ainda a micro peça Circle Jerk na Revista de Artes Escénicas Galega Núa. Tem poesia publicada na antologia Meditações sobre o fim – Os Últimos poemas, pelas edições Hariemuj. Publicou também em prosa poética o livro Nojo, pela (não) edições; e o livro Trespasse, pela Edições Guilhotina, em 2014. Foi galardoada com um Emmy Award como argumentista da novela Laços De Sangue.

Cursos:
(G.03) Escritas de Cena | 13 semanas (online).
(G.04) Ensaio Aberto | 4 semanas (presencial).
(J.16) Oficina de Escritas de Cena | 4 semanas (presencial).
(L.24) Escritas de Cena I | 6 semanas (online, low cost).

 

Cristina Drios
O novo curso, leccionado pela escritora Cristina Drios, é dedicado ao romance histórico. A oficina “Escrita de Romance Histórico” foi desenhada para fornecer ao formando as ferramentas básicas, teóricas e práticas, que lhe permitirão aprofundar conhecimentos e competências, capacitando o desenvolvimento independente da sua própria escrita. A partir do conceito e definição deste género romanesco, passando pelo trabalho prévio à escrita, nomeadamente o da procura, selecção e organização das fontes, até à estruturação da narrativa e das personagens, formando e formador debruçar-se-ão sobre as particularidades do romance histórico (e também como subgéneros, do biográfico, epistolar e picaresco). Todos os blocos desta oficina de escrita serão profusamente ilustrados com sugestões de leitura, exemplos e exercícios de escrita semanais. Cristina Drios nasceu em Lisboa em 1969, completou o Liceu Francês e licenciou-se em Direito. O seu livro de contos Histórias Indianas venceu, em 2012, o Prémio Literário Cadernos do Campo Alegre «Novo Autor, Primeiro Livro» da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto. No mesmo ano, Os Olhos de Tirésias, a sua estreia no romance, publicado pela Editorial Teorema, foi finalista do Prémio LeYa e Vencedor da Selecção Portuguesa da 27ª Edição do Festival do Primeiro Romance de Chambéry.

Cursos:
(D.07) Escritas de Romance Histórico | 10 semanas (online).

 

Informações e Inscrições
http://escritacriativaonline.net/autores/claudia-lucas-cheu/
http://escritacriativaonline.net/autores/cristina-drios/
http://escritacriativaonline.net/inscreva-se/informacoes/
http://escritacriativaonline.net/inscreva-se/inscricoes/