ECON_Passeios-B_2016

 

Gosta de literatura, de passear e de Lisboa? Ofereça-se uma experiência diferente! A nossa proposta cultural são passeios literários em redor de autores que inscreveram os seus nomes nas ruas de Lisboa, ora por terem escrito sobre a cidade, ora por nela terem habitado. Os nossos passeios literários de 2016 irão ter lugar pelas ruas de Lisboa, com Raul Henriques como guia. Em 2016, tiveram lugar os passeios A Génese de Lisboa – do Terreiro do Paço ao Chiado (28 de Maio), A Estrada de Santos – do Largo de Camões à Madragoa (18 de Junho), Fernando Pessoa e a Baixa de Lisboa (17 de Setembro) e Cercas de Lisboa (8 de Outubro). Junte-se a nós nesta experiência inspiradora! Venha partilhar estes dias na companhia das mais ilustres figuras literárias lisboetas! Diga presente a esta viagem ao passado!

 

Haverá alguém tão insensato que se deixe morrer sem ter dado uma volta à sua prisão?
Marguerite Yourcenar, A Obra ao Negro

 

Próximos Passeios:
A anunciar.

 

Passeios Anteriores:
I. A Génese de Lisboa: do Terreiro do Paço ao Chiado (28 de Maio, 10h30-16h30)
A génese de Lisboa desde a sua fundação, com intromissão dos escritores e das suas personagens. Desde a sua fundação e durante séculos, Lisboa viveu sob o espectro dum possível ataque às suas riquezas; por isso foram construídas muralhas à sua volta, até à cerca Fernandina. Só os descobrimentos provocam uma expansão com preocupação urbanística e a obsolescência das muralhas. O terramoto de 1755 é pretexto para um redesenho urbano, do medieval mediterrânico para um traçado ortogonal de que é paradigma a Baixa.
Evento FB: https://www.facebook.com/events/1213004678712701/

 

II. A Estrada de Santos: do Largo de Camões à Madragoa (18 de Junho, 10h30-16h30)
A expansão de Lisboa para ocidente provocada pelos Descobrimentos, extravasando muralhas, com a construção de novos bairros, palácios e conventos, com intromissão dos escritores e das suas personagens. A cerca Fernandina correspondia à necessidade de defesa de Lisboa. Quem ia para ocidente saía pelas portas de Santa Catarina e seguia pela estrada de Santos. Com a descoberta do caminho marítimo para a Índia, inicia-se uma expansão urbana, cujo melhor exemplo de planeamento, subsistente até hoje, é o Bairro Alto. Os nobres e as ordens religiosas seguem o movimento e constroem os seus edifícios, palácios e conventos, ao longo da estrada de Santos. As funções dos edifícios vão-se adaptando até aos nossos dias: igrejas, serviços públicos, condomínios e habitação e mesmo uma biblioteca.
Evento FB: https://www.facebook.com/events/269869200024373/

 

III. Fernando Pessoa e a Baixa de Lisboa: da Praça do Comércio a Valverde (17 de Setembro, 10h30-16h30)
O primeiro passeio literário da rentrée tem como cenário a Baixa de Lisboa, seguindo os passos de Fernando Pessoa. No decurso do passeio, o terramoto de 1755 e a reconstrução pombalina serão abordados, assim como a ocupação romana e o pogrom sobre os cristãos-novos. O trajecto inclui o Terreiro do Paço, a Praça da Figueira, o Rossio, o Largo de S. Domingos e zonas adjacentes.
Evento FB: https://www.facebook.com/events/180622639019991/

 

IV. Cercas de Lisboa: das Portas do Sol às Portas de Santo Antão (8 de Outubro, 10h30-16h30)
Em Outubro acontece o quarto passeio de 2016. O tema de fundo para este itinerário é as “Cercas de Lisboa” (Cerca Moura e Cerca Fernandina). O trajecto inclui o Largo da Misericórdia, as Escadinhas do Duque, o Rossio, as Portas de Santo Antão, o Martim Moniz, a Mouraria (Portas da Cerca Moura), as ruínas do Teatro Romano e a Sé. Os espaços a explorar serão acompanhados com o eco do respectivos imaginários literários.
Sobre o guia: Raul Henriques é tradutor, revisor literário e olisipógrafo. Tem colaborado com várias instituições enquanto guia em passeios temáticos sobre a história de Lisboa.
Evento FB: https://www.facebook.com/events/713986225416317/

 

Bibliografia Lisbonense:

  • António Alçada Baptista, Um Passeio por Lisboa.
  • Pedro Gomes Barbosa, Conquista de Lisboa, 1147.
  • Suzanne Chantal, A Caravela e os Corvos.
  • José Sarmento de Matos, A Invenção de Lisboa.
  • Irisalva Moita (coord.), O Livro de Lisboa.
  • Fernando Pessoa, Lisboa, O que o turista deve ver.
  • José Cardoso Pires, Lisboa, Livro de bordo.
  • A. Vieira da Silva, As Muralhas da Ribeira de Lisboa.
  • A. Vieira da Silva, A Cerca Moura de Lisboa.
  • A. Vieira da Silva, A Cerca Fernandina de Lisboa.
  • Angelina Vidal, Lisboa Antiga e Moderna.

 

Itinerários:

 

Modalidades de Propina:
(1) Passeio + Almoço. 60€
(2) Dois Passeios + Almoço. 120€

 

Formulário de Inscrição:

** Para emissão de factura-recibo, é necessário o preenchimento dos seguintes dados: nome completo, morada e número de contribuinte.