ECON_IPessoano_600x600_Pessoa5 ECON_IPessoano_600x600_Pessoa3 ECON_IPessoano_600x600_Pessoa4 ECON_IPessoano_600x600_Pessoa6

Tem vontade em conhecer algumas facetas menos exploradas de Fernando Pessoa? Gosta de literatura, de mistérios e de passear? A nossa proposta para esta Primavera é um dia inteiramente dedicado ao escritor lisboeta. O nosso passeio literário de 2015, “Itinerário Pessoano – Em Demanda do Esoterismo em Fernando Pessoa”, acontecerá no dia 16 de Maio, pelas ruas de Lisboa, com José Anes como guia. O autor de “Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos” (Ésquilo, 2004) vem mostrar-nos alguns locais emblemáticos da cidade e falar-nos de Pessoa e do seu papel no esoterismo em Portugal. Os participantes que o desejem recebem ainda a publicação “Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas Iniciações” (Arranha Céus). Esta Primavera ofereça-se uma experiência diferente e inspiradora! Venha partilhar este dia na companhia da mais ilustre figura literária lisboeta do séc.XX! Atenção, vagas limitadas!

Diga presente a esta viagem ao passado!

 

Sobre o autor: José Anes nasceu em Lisboa em 1944. É professor universitário, investigador e criminalista. Tem estudado e escrito sobre ideias religiosas, esoterismo e correntes espirituais. Doutorou-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa na área de Antropologia da Religião e dos Novos Movimentos Religiosos. Coordenou, na Casa Fernando Pessoa, o curso livre “Os Livros Esotéricos da Biblioteca de Fernando Pessoa”. No Âmbito Cultural El Corte Inglês lecciona o “Curso de Ideias Religiosas: Correntes Espirituais e Iniciáticas no Ocidente”. É autor de “Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos” (Ésquilo, 2004), “Um Outro Olhar – A Face Esotérica da Cultura Portuguesa” (Ésquilo, 2008) e “Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas Iniciações” (Arranha Céus, 2014), entre muitos outros.

 

jmanes1
“Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas Iniciações”
José Anes
Arranha Céus, 2014

 

Programa (16 de Maio, 2015):
– Manhã (10h30 – 13h00)

  • – Largo de São Carlos;
  • – A Brasileira;
  • – Igreja dos Mártires;
  • – Rua dos Douradores, gaveto com a Rua de Sta. Justa;
  • – Largo D. João da Câmara (antigo Café Martinho);
  • – Brasileira do Rossio (já não existe);
  • – Café Nicola e Café Suiço;
  • – Livraria Clássica Editora (para a qual traduziu os livros da Teosofia);
  • – Martinho da Arcada;
  • – Av. Almirante Reis e Rua Passos Manuel (onde viveu com a Tia Anica; Sociedade Teosófica);
  • – Rua Pascoal de Melo, Jardim Constantino, Rua Almirante Barroso e Largo D.Estefânia;
  • – Hospital S. Luís dos Franceses (onde morreu);
  • – Campo de Ourique. Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha).

 

– Almoço Pessoano (13h30 – 15h00)

– Tarde. Sessão na sede da EC.ON (15h30 – 18h30)

Itinerário:

 

Organização – EC.ON / Itinerários culturais
Curadoria – José Anes

 

Evento Facebook:
https://www.facebook.com/events/636197436480510/

 

Modalidades de Propina:
(1) Passeio + Sessão + Almoço Pessoano. 67.50€
(2) Passeio + Sessão + Almoço Pessoano + Livro (“Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas Iniciações”, de José Anes). 80.00€

Formulário de Inscrição:

** Para emissão de factura-recibo, é necessário o preenchimento dos seguintes dados: nome completo, morada e número de contribuinte.