ECON_COPrimavera_600x600_CLCheu

(J.16) Oficina de Escrita de Cena
Cláudia Lucas Chéu
Propina Z, 90.00€

Horário: 18.00-20.00h (8 horas /4 sessões)
Sessões: Quintas-feiras, dias 7, 14, 21 e 28 de Maio

PLANO DAS SESSÕES:

Sessão 1:
Pequena introdução teórica sobre as escritas contemporâneas de cena. Os vários processos de escrita: a fragmentação e a elaboração de textos colectivos. A importância da reescrita no processo criativo dos espetáculos. Exercício de escrita, a partir de elementos básicos, fornecidos por um dos colegas; Leitura e discussão dos textos produzidos durante a aula.

Sessão 2:
Exercício de escrita, a partir de uma imagem (previamente requerida aos alunos) distanciando-se da ilustração da mesma. Leitura dos textos produzidos durante a aula. Exercício colectivo para alargar as possibilidades dos textos escritos, com a proposta individual dos colegas, partindo de uma suposição.

Sessão 3:
Exercício de escrita a partir de uma conversa gravada e ouvida durante a aula. A temática do “estrangeiro” nos textos; Exercício de escrita: “Eu e o meu reflexo”. Leitura e discussão dos textos produzidos.

Sessão 4:
Exercício de escrita, a partir da analogia de uma cena de Teatro Clássico em Odisseia de Homero. Reescrita dessa mesma cena, partindo do princípio enunciador: “Eu sou x”. Criação de monólogos/solilóquios. Leitura dos textos produzidos na aula. Conversa final acerca do material adquirido durante a oficina.

Nota: Caso exista interesse por parte dos grupo de formandos, poderá criar-se níveis seguintes (Escritas de Cena II, III, etc.).

————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>