econ_ci7_autores04_esg

Sessões Ícone VII
Gonçalo M. Tavares e Luís Maria Baptista (Os Espacialistas) são os nossos convidados para a sétima edição das Sessões Ícone, entre Outubro e Dezembro de 2016. Depois das edições I, IIIII, IVV e VI, os Cursos Ícone alteram um pouco o seu formato para uma edição muito especial, com curadoria de Gonçalo M. Tavares. O tema desta série é a “História da imagem e a sua relação com a literatura” e procura dar continuidade à colaboração entre Gonçalo M. Tavares e Os Espacialistas, materializada no livro “O Atlas do Corpo e da Imaginação” e em cursos como “Cultura e Pensamento Contemporâneo” (Fundação de Serralves). Ou seja, fazer a ponte entre literatura, imagem, arte e cultura. Esta série de sessões representa o regresso do autor de “O Torcicologologista, Excelência” (Caminho) à EC.ON e aos Cursos Ícone. Atenção, este curso tem um número limite de 20 participantes!

Gonçalo M. Tavares é um dos mais prolíficos, traduzidos e premiados escritores portugueses. O autor lançou recentemente dois novos romances: “Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai” (Porto Editora) e “Os Velhos Também Querem Viver” (Editorial Caminho/ LeYa). Não obstante, é conhecido sobretudo pela sua tetralogia “O Reino” (“Um Homem: Klaus Klump”, “A Máquina de Joseph Walser”, “Jerusalém”, “Aprender a rezar na Era da Técnica”) e a série “O Bairro” (por exemplo, “O Senhor Valéry”, “O Senhor Juarroz”, “O Senhor Walser”, “O Senhor Henri”, “O Senhor Calvino”, “O Senhor Brecht”). Os seus livros encontram-se editados em 46 países e 30 línguas. Tem recebido inúmeros prémios literários, nacionais e internacionais, entre os quais destacamos o Prémio José Saramago; o Prémio LER/ Millennium BCP; o Prémio Fernando Namora; o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores; o Prémio Ler/Blogtailors Melhor Livro; o Prémio Portugal Telecom; o Prémio Internazionale Trieste; o Prémio Belgrado Poesia; Prix Du Melleur Livre Étranger; entre outros.

Luís Maria Baptista é arquitecto e artista visual. É um dos membros do colectivo Os Espacialistas (de que também fazem parte João Cerdeira, Diogo Castro, Sérgio Serol, João Farinha e Tiago Pires). Trata-se de um projecto de investigação e criação artística, iniciado em 2008, que explora as ligações entre arquitectura e arte contemporânea. O trabalho do colectivo materializou-se em projectos como instalações, exposições, performances, colaborações literárias e oficinas em locais tão diversos como o Museu da Electricidade (2008), a Ordem dos Arquitectos – OASRS (2008), o Centro Cultural de Belém (2009, 2011), Laboratório de Artes Criativas (2009), a Bienal de Cerveira (2013) ou a Fundação Calouste Gulbenkian (2015). Os Espacialistas foram responsáveis pelas imagens do livro “O Atlas do Corpo e da Imaginação”, de Gonçalo M. Tavares. Luís Maria Baptista co-organizou, com Gonçalo M. Tavares, os cursos Cultura e Pensamento Contemporâneo (Fundação de Serralves) e “Cultura, Imagem e Pensamento Contemporâneos” (Livraria Buchholz).

ATENÇÃO, SESSÕES ESGOTADAS!
Calendário
– 22 de Outubro, 2016 (Gonçalo M. Tavares)
– 29 de Outubro, 2016 (Luís Baptista)
– 5 de Novembro, 2016 (Gonçalo M. Tavares)
– 19 de Novembro, 2016 (Luís Baptista)
– 26 de Novembro, 2016 (Luís Baptista)
– 3 de Dezembro, 2016 (Luís Baptista)

 

Local
ECON_Possolo_02_600x600
EC.ON
Rua do Possolo, 16,
1350-003 Lisboa (à Av.Infante Santo)
Google maps: http://goo.gl/S2ujsT
Eléctricos: 25E e 28E.
Autocarros: Carris. Carreiras 709, 713, 720, 773, 774.
Metro: Linha Amarela – Estação Rato (a 10min).

 

Plano das Sessões
14.30h » 16.00h – Primeira Parte.
16.00h » 16.30h – Pausa.
16.30h » 18.15h – Segunda Parte.

 

Vagas e Inscrições
Chamamos a atenção para o limitado número de vagas deste curso (apenas 20 participantes), facto pelo qual pedimos desculpa. Existem várias modalidades de inscrição nos Cursos Ícone:
– 6 Sessões: 180,00€
– 1 Sessão: 30,00€

ATENÇÃO, SESSÕES ESGOTADAS!

 

 

Questões Frequentes
– Como se processam as inscrições? Para se inscrever, basta preencher o formulário com os seus dados (nesta página ou na área de inscrições). As inscrições consideram-se formalizadas no momento em que é efectuado o pagamento (por transferência bancária, multibanco, cartão de crédito ou vale dos correios).
– Onde se realizam as sessões? As sessões terão lugar nas instalações da EC.ON.
– Fazendo uma inscrição em múltiplas sessões é depois possível delegar a presença em alguma sessão? Sim, na impossibilidade de o formando comparecer a alguma das sessões, terá sempre a possibilidade de delegar a sua presença em uma terceira pessoa.

 

Informações

A sétima edição das Sessões Ícone encontra-se esgotada. Contudo, pode utilizar este formulário para colocar quaisquer questões relacionadas com esta iniciativa.