ECON2014_Cursos_JPNogueira_G02_FB1

(G.02) A Voz do Personagem
Joaquim Paulo Nogueira
10 semanas (precedência de G.01)
Propina E, 240,00 € / 1054,97R$

A Voz da Personagem

Bloco 1 a 3
A personagem enquanto projecção de uma determinada figuração humana

Bloco 1: Observação na vida quotidiana (centrada sobre a caracterização física e psicológica, bem
como de uma análise do movimento e da atitude corporal). Extrapolação de uma história a partir da observação feita ou da transposição para a vida quotidiana de um determinado personagem já existente (ficção, mitologia, história).
Bloco 2: Criação de uma identidade da Personagem (conjunto de elementos de identificação, das suas coordenadas de espaço e tempo, bem como das mais importantes relações que estabelecem. Bloco 3: Criação da história da personagem (biografia). Identificação na história de vários momentos chave de mudança na vida da personagem.

Bloco 4 a 6
A personagem enquanto parte integrante de um determinado sistema narrativo

Bloco 4: As acções e as personagens. Personagens vistas de uma perspetiva actancial. Personagens que se definem pelas acções que realizam. Utilização das didascálias para reforçar esta construção. Influência dos elementos extracena.
Bloco 5: As acções das personagens e a narrativa. Narrativa contínua e narrativa descontínua. Introdução de elementos imprevistos, surpreendentes. Curva dramática da peça e curva dramática da personagem.
Bloco 6: As acções das personagens e a criação de um discurso. O que é que se diz, o que é que se esconde. Monólogo, diálogo e solilóquio. Personagens que agem através da fala. Interrupções. Reiterações discursivas.

Bloco 7 a 10
A voz da personagem. Trabalho sobre a sua natureza discursiva
Bloco 7: Experiências sobre a oralidade, da sua conexão com o registo emocional.
Bloco 8: do discurso com as acções físicas, desfasamento entre pensamento e palavra, contradições discursivas.
Bloco 9: Organização do discurso. O modo como a personagem fala de si, dos outros e do mundo. Emancipação da voz da personagem, explorando a sua discursividade.
Bloco 10: A personagem enquanto projecção da idiossincrasia do autor.

Competências a desenvolver

– Definir a importância da criação das personagens na construção do texto dramático;
– Aprofundar a relação com a criação da personagem através da sua componente figurativa, actancial e discursiva;
– Criar vários tipos de personagens, em função da narrativa;
– Familiarizar o dramaturgo com processos de criação da personagem mais associados ao trabalho e à técnica do actor.
– Explorar a linguagem não verbal e a integração de acções físicas na criação de uma personagem.

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.
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