ECON2014_Cursos_LCarmelo_C02_FB1

(C.02) Curso de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal – II
Luís Carmelo
10 semanas
Propina F, 225,00 € / 989,03R$

Os dois cursos de área de Biografia, Ficção e Autoconhecimento partem do princípio que é possível rescrever a vida. O método é simples e passa por aliar a redacção de textos a partir de memórias pessoais (e da sua possível ficcionalidade) a técnicas elementares de redacção criativa. Durante 22 Blocos (que podem ser frequentados no tempo que se desejar), é possível retrabalhar todo um trajecto de vida, revivendo, entre muitas outras, narrativas de superação, de realização, de errância, de persuasão, de incomunicabilidade, de reconhecimento, de encontro e desencontro, etc. Com acompanhamento de proximidade, estes cursos têm feito, nos últimos anos e com grande sucesso, a ponte entre o discurso autobiográfico e a liberdade expressiva. Vale a pena arriscar!

Conteúdos
BLOCO 1 – Narrativa de identificação ficcional.
BLOCO 2 – Narrativa de reconhecimento visual.
BLOCO 3 – Narrativas de reinvenção espacial.
BLOCO 4 – Narrativas de intensidade rememorativa.
BLOCO 5 – Narrativas oníricas e projectivas.
BLOCO 6 – Narrativas de superação.
BLOCO 7 – Narrativas de realização.
BLOCO 8 – Narrativas de risco.
BLOCO 9 – Narrativas de predestinação.
BLOCO 10 – Narrativas do encontro e do desencontro.

 

Competências:

– Relativar as narrativas que retrospectivam ou projectam o vivido.
– Incorporar a escrita como processo transversal de permanente redescoberta do sentido.
– Interiorizar a realização pessoal como algo que se articula com uma natureza essencialmente processual.
– Entender de forma flexível a relação entre desejos, memórias e contingências.
– Interiorizar o aperfeiçoamento pessoal como um processo sempre inacabado e sobretudo aberto.

 

O curso de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal (AAP) – II, tal como acontece no curso precedente, trabalha com narrativas extraídas da vida dos próprios formandos. Ao longo de dez semanas, estas narrativas autobiográficas são expostas a múltiplas combinações de sentido e a estímulos discursivos testados, acabando as respectivas abordagens por se sujeitar a relativações, questionamentos, inversões e, portanto, a um processo de catarse controlada.

Nesta segunda variante do curso de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal (AAP) são convocados nas oficinas temas de reconhecimento memorial (índole ficcional, visual e relativa a viagens) e temas de antecipação (oníricas, projectivas e associadas ao risco). Complementam estes tópicos de articulação temporal um conjunto seriado de rememorações ligadas a aspectos como a contigência, o poder variável da conjectura e as implicações associadas às duplas ‘realização – superação’ e ‘encontro – desencontro’.

Depois de, na primeira variante do curso, as sessões de trabalho terem tido como ponto de partida um determinado contexto situacional, nesta segunda variante o ponto de partida baseia-se sobretudo na experiência incerta, procurando os exercícios caminhar no sentido de lhes fazer corresponder os seus próprios contextos situacionais. A segunda variante do curso de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal (AAP) cria, deste modo, um complemento aos itinerários bio-ficcionais traçados e vividos na primeira edição e enraíza-se, do mesmo modo, numa ininterrupta oficina de escrita.

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.
————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>