ECON2014_Cursos_LCarmelo_C01_FB1

(C.01) Curso de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal /metodologia de escrita criativa (AAP)
Luís Carmelo
12 semanas
Propina D, 246,00 € / 1081,34R$

Os dois cursos de área de Biografia, Ficção e Autoconhecimento partem do princípio que é possível rescrever a vida. O método é simples e passa por aliar a redacção de textos a partir de memórias pessoais (e da sua possível ficcionalidade) a técnicas elementares de redacção criativa. Durante 22 Blocos (que podem ser frequentados no tempo que se desejar), é possível retrabalhar todo um trajecto de vida, revivendo, entre muitas outras, narrativas de superação, de realização, de errância, de persuasão, de incomunicabilidade, de reconhecimento, de encontro e desencontro, etc. Com acompanhamento de proximidade, estes cursos têm feito, nos últimos anos e com grande sucesso, a ponte entre o discurso autobiográfico e a liberdade expressiva. Vale a pena arriscar!

Bloco 1 – Narrativa inconclusiva (a falha como parte íntima de um processo).
Bloco 2 – Narrativa quase conclusiva (a alegoria de Sísifo).
Bloco 3 – Narrativa conclusiva (a adequação entre meios e finalidade).
Bloco 4 – Narrativa de desejo impossível (o outro como objecto inatingível).
Bloco 5 – Narrativa baseada no ‘se indefinido’ (a história como ‘bricolage’).
Bloco 6 – Narrativa da errância (a perda de controlo e o poder da contingência).
Bloco 7 – Narrativa de persuasão não conseguida (o mundo da ausência de lógica).
Bloco 8 – Narrativa da incomunicabilidade (o mal-entendido como sistema aberto).
Bloco 9 – Narrativa de intensidade (a estesia como dado nunca traduzível).
Bloco 10 – Narrativa repetitiva e sem clímax (entre a rotina e o ritual).
Bloco 11 – Narrativa paródica (reviver a tragédia através das leis essenciais do humor)
Bloco 12 – Narrativa da sedução com ou sem humor (a conquista requer o risível).

Competências a interiorizar:
– Relativar a estabilidade das narrativas que espelham e retrospectivam o vivido.
– Incorporar a escrita enquanto processo transversal de permanente redescoberta do sentido.
– Interiorizar a realização pessoal como um objecto sem recortes absolutos e/ou lógicos.
– Entender de forma pragmática e directa a relação entre desejos e contingências.
– Rever o aperfeiçoamento pessoal como um processo sempre aberto ao prazer e sem fim.

 

O curso de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal (AAP) – I trabalha apenas com narrativas extraídas da vida dos próprios formandos. Ao longo de doze semanas, estas narrativas autobiográficas são expostas a múltiplas combinações de sentido e a estímulos discursivos testados, acabando as respectivas abordagens por se sujeitar a relativações, questionamentos, inversões e, portanto, a um processo de catarse controlada. Esta oficina tem como objectivo último rever e reconstruir, de uma forma prática, eficaz e positiva, a própria noção de aperfeiçoamento pessoal.

O domínio da escrita criativa tem sido a chave do sucesso dos cursos EC.ON. Neste curso específico, virado para o autoconhecimento e para o aperfeiçoamento pessoal, a escrita criativa é colocada como método ao serviço da autodescoberta pessoal e não, como é habitual, ao serviço do incremento das ferramentas comunicacionais e/ou literárias. Esta capacidade de recorrer à escrita criativa como pura metodologia e como fonte de prazer – e não enquanto fim – constitui o cerne desta formação que incide, de modo directo e assumido, na esfera da realização pessoal.

O curso de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal (AAP) – I coloca em evidência um dado seminal: a realização pessoal resulta sempre de uma articulação, nem sempre explicável de um modo lógico, entre contingências e desejos. Este dilema propaga-se no seio de todos os jogos da linguagem da nossa vida e, também, no seio dos jogos de linguagem que este curso coloca em prática e propõe. Em todos esses jogos e exercícios, há três propósitos de fundo que alimentam a oficina: tentar objectivar/clarificar o autoconhecimento sem o sujeitar a predeterminações, tranquilizar o olhar retrospectivo sobre o vivido e entender o aperfeiçoamento pessoal como um processo sempre inacabado.

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.

Este curso possui uma versão em formato low cost (6 semanas).
————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>