ECON2014_Cursos_LCarmelo_B04_FB1

(B.04) Oficina de Escrita Criativa para publicidade
Luís Carmelo
10 semanas
Propina B, 325,00 € / 1428,60R$

 

Bloco 01 – Uma linguagem plástica: exercícios.
Bloco 02 – Uma linguagem que tem uma matriz específica: o slogan.
Bloco 03 – Uma linguagem de afectos: exercícios.
Bloco 04 – Uma linguagem que visa sempre alguém: injunções práticas.
Bloco 05 – Uma linguagem que escapa a cartilhas: códigos e inscrições.
Bloco 06 – Uma linguagem que procura a diferença: o Lateral Thinking.
Bloco 07 – Uma imagem que trata do seu próprio corpo: a organização interna.
Bloco 08 – Uma linguagem que vive da metamorfose: da campanha ao rebranding.
Bloco 09 – Uma linguagem que cumpre múltiplas funções: exercícios.
Bloco 10 – Uma linguagem que vive do conhecimento ancestral da poética.

 

Competências a interiorizar:

1 – Interiorizara dimensão da persuasão no espaço público e privado.
2 – Adequar a história da publicidade à pragmática da actualidade.
3 – Desenvolver modalidades expressivas apropriadas a diversos contextos de persuasão.
4 – Aplicar ferramentas de impacto público de cariz sensorial.
5 – Interiorizar invariantes literárias (ritmo, poética, tradição oral) ao campo publicitário.
6 – Desenvolver uma oficina de escrita capaz de moldar dispositivos diversos de simulação.

 

O ‘Laboratório de Escrita Criativa – Publicidade’ é uma oficina de dez semanas que exercita, em várias direcções, as abordagens e técnicas da persuasão. Embora a denominação do curso enfatize uma actividade específica ligada à persuasão pública, a publicidade, a verdade é que o leque de abordagens trabalhado neste curso ultrapassa – e portanto optimiza ainda mais – o domínio publicitário.

O Laboratório ocupa-se da dimensão plástica das mensagens, da matriz muito singular do ‘slogan’ (enraizado na tradição oral) e dos modos não apenas lógicos com que a comunicação persuasiva desafia os seus destinatários. Tentando articular, nas ferramentas estudadas, o campo privado e público do exercício da sedução, o Laboratório percorre um vasto caminho (codificação, Lateral Thinking, rebranding, valorização, técnicas associadas à produção de ênfase, etc.) de interacções e auto-análises.

Sem descartar contextos de índole teórica, o Laboratório de Escrita Criativa – Publicidade é essencialmente prático e, tal como os outros cursos de escrita criativa EC.ON, baseia-se num ‘work-in-progress’ que valoriza uma visão integrada do uso do texto e dos seus recursos. Daí a importância dada aos exercício da poética (sobretudo a questão do ritmo) e de outras variantes interdisciplinares, como a neurobiológica, que potenciam a finalidade persuasiva.

O Laboratório de Escrita Criativa – Publicidade destina-se a copywriters e a outros profissionais e/ou estudantes da área da comunicação (RP, Publicidade ou institucional). Tendo em conta o espectro alargado proposto, o curso visa também os profissionais que, em pequenas empresas, desempenham funções comunicacionais carecendo de formação actualizada. Devido ao âmbito alargado das suas oficinas, este Laboratório destina-se ainda a todos os formandos que tenham percorrido o programa integrado de escrita criativa EC.ON (Nível Introdutório, Nível Avançado e os Seminários Ficcionais).

 

Testemunhos
Sou aluno do Curso de escrita criativa para publicidade e aconselho vivamente! Com bases e ferramentas de trabalho bastante sólidas, este curso é uma excelente porta de entrada para o mundo da publicidade.
João Sobral

Adorei, porque adoro a área e tenho pena que não haja mais nada neste campo, que possa de algum modo compensar o facto de (com muita pena minha) não exercer a profissão.
Alfredo Taborda

 

Nota: Os cursos online da EC.ON são individuais e baseados em acompanhamento personalizado. Estes cursos não possuem datas de realização: estão permanentemente disponíveis e os interessados podem iniciar a sua formação assim que o entendam. Habitualmente, iniciam-se no momento em que a propina é paga.

Este curso possui uma versão em formato low cost (5 semanas).

————————————————

Mais Informações >>

Inscrições >>

Pagamentos >>