Ciclo de Literaturas Contemporâneas I
O Ciclo de Literaturas Contemporâneas é uma das novidades da EC.ON para esta temporada. Esta série de palestras é a concretização de um novo formato para a nossa escola. Trata-se de um curso presencial, com um tema específico, que se desdobra num conjunto de palestras com docentes convidados. A ideia é ter autores contemporâneos em debate sobre um tema comum. Para a primeira edição deste ciclo os nossos convidados são Gonçalo M. Tavares, Paulo José Miranda e Valério Romão.

O que aproxima estes autores? Em primeiro lugar, fazem parte de uma mesma geração literária — que, sublinhe-se — tem tido um impacto não negligenciável na nossa literatura. A atestá-lo estão as muitas nomeações e prémios, nacionais e internacionais, que têm pautado as suas carreiras literárias. Por exemplo, Paulo José Miranda e Gonçalo M. Tavares venceram ambos o Prémio José Samarago; Valério Romão e Gonçalo M. Tavares estiveram entre os finalistas do Prix Femina 2016 em França. Obras múltiplas e compósitas é o tema que servirá de mínimo denominador comum a estes três escritores.

Gonçalo M. Tavares é conhecido pelas suas séries: a tetralogia O Reino e a série O Bairro são, possivelmente, as suas realizações mais celebradas. Agora, o seu último livro, A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado, inaugura uma nova rota na sua obra. Tem como designação MitologiasPaulo José Miranda publicou entre 1998 e 2001, uma trilogia de romances sobre autores portugueses do século XIX: Cesário Verde (Um Prego no Coração, 1998), Domingos Bomtempo (Natureza Morta, 1999) e Antero de Quental (Vício, 2001). Presentemente, encontra-se no prelo uma hexalogia da sua autoria intitulada Os ResponsáveisValério Romão editará em breve o tomo final da sua trilogia Paternidades Falhadas, iniciada com os romances Autismo (2012) e O da Joana (2013).

Calendário
(Evento Facebook)
Gonçalo M. Tavares, O Universo das Mitologias, 23 de Setembro de 2017 / Evento
– Paulo José Miranda, Os Responsáveis, 14 de Outubro de 2017 / Evento
– Valério Romão, Paternidades Falhadas, 21 de Outubro de 2017 / Evento

 

Local
EC.ON – Escola de Escritas
Travessa do Possolo, 9A,
1350-252 Lisboa (à Av.Infante Santo)
Google maps: https://goo.gl/maps/9uZQ4ocQKpw
Eléctricos: 25E e 28E.
Autocarros: Carris. Carreiras 709, 713, 720, 773, 774.
Metro: Linha Amarela – Estação Rato (a 10min).

 

Plano das Sessões
14.30h » 16.00h – Primeira Parte.
16.00h » 16.30h – Pausa.
16.30h » 18.00h – Segunda Parte.

 

Vagas e Inscrições
Chamamos a atenção para o limitado número de vagas deste curso, facto pelo qual pedimos desculpa.
– 3 Sessões: 80,00€ (67,50€ para Alumni EC.ON)

 

Questões Frequentes
– Como se processam as inscrições? Para se inscrever, basta preencher o formulário com os seus dados (nesta página ou na área de inscrições). As inscrições consideram-se formalizadas no momento em que é efectuado o pagamento (por transferência bancária, multibanco, cartão de crédito ou vale dos correios).
– Onde se realizam as sessões? As sessões terão lugar nas instalações da EC.ON.
– Fazendo uma inscrição em múltiplas sessões é depois possível delegar a presença em alguma sessão? Sim, na impossibilidade de o formando comparecer a alguma das sessões, tem sempre a possibilidade de delegar a sua presença em outra pessoa.

 

Inscrições

Pode inscrever-se utilizando este formulário para o efeito ou, no caso de ter mais alguma questão relacionada com os Cursos Ícone ou de desejar mais informação, basta entrar em contacto connosco. No caso de inscrições, após efectuar o preenchimento do formulário, basta proceder ao pagamento.

** Para emissão de factura-recibo, é necessário o preenchimento dos seguintes dados: nome completo, morada e número de contribuinte.