ECON2014_Cursos_ALeones_E02_FB1

Cursos:
(E.02) Dez Conversas sobre Criação Literária | 10 semanas.

Bio:
André de Leones (1980) é autor dos romances Terra de casas vazias e Dentes negros (ambos lançados no Brasil pela Rocco), dentre outros. Trabalho gráfico dos cartazes com base em fotografias de Renato Parada.
http://vicentemiguel.wordpress.com/

Entrevista EC.ON (Newsletter, Maio de 2014):

1 – Como responderia a uma questão básica que muitas vezes nos é colocada: “O que entende por escrita criativa”?
No meu entender, e nesse contexto, a expressão “escrita criativa” é uma forma de se referir à escrita literária. Simples assim.

2 – Tendo em conta a sua experiência concreta, perguntamos-lhe se os formandos passam realmente a ter, no final dos cursos, uma outra relação com as suas próprias potencialidades expressivas?
É o que eu, como professor, espero que aconteça. A ideia é que os módulos sirvam para que o aluno adquira, cada vez mais, uma autoconsciência, um entendimento do que escreve, como e por quê. Em experiências anteriores, creio ter atingido isso.

3 – Nas formações específicas que lecciona, já alguma vez acompanhou formandos que tenham começado do ‘grau zero’ e que tenham acabado por publicar um livro com alguma qualidade literária? Como sintetizaria esse processo?
Não. Em minha experiência com cursos e oficinas, os alunos já tinham alguma experiência. Em alguns casos, até livros publicados.

4 – O que pensa do método assíncrono e sobretudo personalizado?
Creio que seja a melhor maneira. Há tempo e maior liberdade para o desenvolvimento do trabalho. Ademais, é possível conhecer melhor e, assim, atender com maior precisão às necessidades de cada aluno.