Protocolo // Associação Resgate

EC.ON EscritaCriativaOnline é uma entidade privada que desenvolve actividades de formação nas áreas da escrita criativa e da criação literária. O principal propósito da EC.ON é proporcionar – quer em regime de e-learning, quer presencial – cursos e oficinas nos campos da escrita criativa de índole literária, comunicacional e técnica. Com esse objectivo a escola tem colaborado, de formas variadas, com diversas entidades e instituições no mundo da lusofonia. Destacam-se os casos do Instituto Camões, do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, da Universidade Aberta, da Universidade de Évora, do Turismo de Portugal, da TAP Portugal, entre outras.

Presentemente a oferta da EC.ON integra cerca de 70 cursos. Trata-se de cursos de carácter individual, oficinal e personalizado. Isto é, exceptuando as formações presenciais (de carácter colectivo), estes cursos baseiam-se no acompanhamento pessoal e diálogo individual e regular entre formando e formador, assumindo similitudes com a função de “personal trainer” e as actividades de “coaching”. Facilitam, assim, ir ao encontro dos ritmos, calendário e objectivos dos discentes, passem estes pelo crescimento de aptidões técnico-linguísticas e profissionais; pelo desenvolvimento pessoal e linguístico; pela evolução da criação literária ou poética; pelo estímulo cultural e criativo; ou mesmo pelo acompanhamento em tutoria de um projecto literário pessoal. Em suma: um curso EC.ON é o equivalente e ter um escritor de referência como consultor literário individual. Os cursos online funcionam na plataforma de e-learning da escola (http://moodle.escritacriativaonline.net/) e/ou através de correio electrónico. O website e a plataforma da escola são acessíveis através de dispositivos móveis. Deste modo, os formandos podem aceder a qualquer momento ao seu curso e aos seus conteúdos e recursos.

A metodologia de ensino à distância da EC.ON é simples: os formandos inscrevem-se num curso ministrado por um escritor. Este inicia-se imediatamente e dura entre quatro a treze semanas. Durante esse período, o formando recebe regularmente do docente um pequeno conjunto de conteúdos, do qual decorre a realização de  exercícios prácticos. Esses exercícios são posteriormente alvo de análise e comentários individualizados, daí resultando nova série de exercícios e comentários. Esta metodologia permite incorporar cumulativamente competências e conhecimentos. Têm colaborado com a EC.ON, de acordo com este processo, diversos autores de referência em domínios variados, em Portugal, Brasil e Angola. Do corpo docente actual da escola destacam-se João Tordo, José Eduardo Agualusa, Margarida Fonseca Santos, Filipa Melo, Patrícia Reis, Possidónio Cachapa, Luís Carmelo, Andre de Leones, Reginaldo Pujol Filho, Jan Bitencourt, Andrea del Fuego, Claudia Lage e Valesca de Assis.

EC.ON é uma marca registada nº 460574 – Luís Carmelo D.A.S.U. Lda. Certificado de Registo – Área A59/ Literatura/ Registo nº CCPFC/RFO-26381/09 –, atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Além da oferta habitual da escola, o protocolo de cooperação com a Associação Resgate inclui um conjunto de condições especiais para os seus associados e colaboradores.

 

————————————————

Mais informações >>

Outras Inscrições >>

Pagamentos >>