EC.ON // Newsletter - Maio de 2017

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

Passeios Literários por Lisboa 2017

Lisboa inspirou inúmeros escritores ao longo da história. Este Verão é chegada a sua vez de se deixar inspirar por Lisboa para as suas histórias. Junte o útil ao agradável e ofereça-se uma experiência diferente! Os itinerários "A Lisboa de Cesário Verde" (24 de Junho) e "Belém e os Mares Literários" (7 de Outubro) são os nossos passeios literários de 2017Venha partilhar estes dois dias na companhia das mais ilustres figuras literárias lisboetas! Neste roteiro cultural pelas ruas da cidade, Raul Henriques assumirá, uma vez mais, o papel de guia. Faça-nos companhia nesta experiência inspiradora! Diga presente a esta viagem ao passado!

http://escritacriativaonline.net/passeios-por-lisboa/

---

Sessões Ícone IX

Se respira literatura, junte-se a nós! Como escreveu Roland Barthes nos seus 'Essais critiques' (1964), "la littérature ne permet pas de marcher, mais elle permet de respirer". Nem só de caminhadas se faz a inspiração. Daí que as nossas sessões presenciais procurem ser um espaço para a literatura respirar. Hélia Correia, Maria João Cantinho, Cristina Drios e José Navarro de Andrade são os nossos convidados para arejar Junho. Seguem-se, já em Julho, Ana Margarida de Carvalho, Carlos Querido, Fernando Pinto do Amaral, José Anjos e Pedro Mexia. Uma verdadeira lufada de ar fresco para as suas leituras e oxigénio para as suas escritas. Ainda vai a tempo de se inscrever!

http://escritacriativaonline.net/sessoesicone-ix/

---

Inspire-se mais, escreva melhor!

Dê um novo fôlego à sua escrita! Se procura inspiração para os seus projectos literários, temos a solução ideal para si. O nível introdutório da nossa oficina de Escrita Criativa é um óptimo ponto de partida para fazer evoluir a sua escrita. Estimule a sua criatividade, desenvolva técnicas de escrita e expanda os horizontes. Inicie um plano curricular personalizado e prossiga ao seu ritmo, de exercício em exercício, bloco a bloco. Este primeiro contacto com a escrita ficcional está disponível em três modalidades com diferentes durações. Inspire-se mais, escreva melhor!

http://escritacriativaonline.net/escreva-mais/

---

Inspiração e Transpiração

Finalizada a escrita propriamente dita, é tempo de colocar o foco nas arestas por limar e nas pontas por atar. Se se encontra na fase de produção de uma obra literária original, as nossas assessorias literárias são o equivalente a ter um tutor privado à sua disposição. Este serviço profissional materializa-se em observações analíticas, apontamentos críticos e orientações técnicas. Essas ferramentas têm como propósito garantir a qualidade do texto final. Afinal, escrever implica doses significativas tanto de inspiração, como de transpiração!

http://escritacriativaonline.net/assessorias/

---

Fontes de Inspiração

O nosso corpo docente não só inspira confiança, como é sinónimo de criatividade, imaginação e originalidade. João Tordo, Margarida Fonseca Santos, Luís Carmelo, António Cabrita, Valesca de Assis, Gabriela Silva e Cristina Drios são potenciais fontes de inspiração à sua espera. Todos eles com as suas obras, referências literárias e propostas de exercícios. O laboratório de escrita de cada um deles representa uma oportunidade para explorar o mundo da criação literária em boa companhia. Inspire, expire e escreva! 

http://escritacriativaonline.net/cursos-de-autor/

---

Autor em Destaque: Pedro Mexia

Pedro Mexia dispensa apresentações. Tem uma obra vasta e heterogénea, enquanto poeta, cronista e crítico de cinema e literatura. 'Cinemateca' (2013) reúne as suas críticas cinéfilas e 'Biblioteca' (2015) alguns dos seus textos de crítica literária. Na sua obra poética, destaque para 'Duplo Império' (1999), 'Avalanche' (2001), 'Eliot e Outras Observações' (2003), 'Vida Oculta' (2004), 'Menos por Menos – Poemas Escolhidos' (2011) e 'Uma Vez Que Tudo Se Perdeu' (2015). Publicou vários falsos diários, de que 'Lei Seca: 2009-2012' (2014) e 'Malparado: 2012-2015' (2017) são os exemplos mais recentes. Em Julho, será o autor encarregue do encerramento das Sessões Ícone IX.

http://escritacriativaonline.net/pedro-mexia/

---
---

Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 28 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Este mês temos uma selecção de cursos sobre escrita criativa, romance, poesia e guionismo.

A.11 Seminário de Experimentação Literária, Luís Carmelo | 12 semanas.

D.01 Escrita de Romance, João Tordo | 10 semanas.

E.05 Oficina de Descoberta Criativa, Valesca de Assis | 10 semanas.

E.07 A Criação Poética, Gabriela Silva | 10 semanas.

B.01.A Curso de Guionismo, António Cabrita | 10 semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque este mês são três livros de Pedro Mexia, o nosso autor em destaque.

// Malparado: Diários 2012-2015, Pedro Mexia (Tinta-da-china, 2017)

// Biblioteca, Pedro Mexia (Tinta-da-china, 2015)

// Cinemateca, Pedro Mexia (Tinta-da-china2013)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

Os nossos Passeios Literários por Lisboa estão em destaque no NiT. /// As Sessões Ícone IX encontram-se em foco na plataforma Escritores.online. /// Hélia Correia foi distinguida com o Prémio Escritora Galega Universal 2017. /// O Prémio Literário Glória de Sant’Anna foi atribuído a Maria João Cantinho. /// 'Levante-se o Réu Outra Vez', de Rui Cardoso Martinsé a obra vencedora da segunda edição do Grande Prémio Crónica e Dispersos Literários da APE. /// O projecto Escritores.online publicou reportagens e entrevistas com João Paulo Cotrim, Luís Carmelo, Maria João Cantinho e Raquel Serejo Martins/// Pedro Mexia e Inês Fonseca Santos marcaram presença no ciclo de conferências Nove Dias Sobre Cartas (Universidade de Lisboa). /// Mário de Carvalho é o grande homenageado do primeiro número da revista literária “A Morte do Artista”. /// João Tordo foi entrevistado por João Céu e Silva (DN), Sara Otto Coelho (Observador) e Ana Daniela Soares (Antena1). /// Ana Margarida De Carvalho está prestes a lançar o livro 'Julgamentos que Mudaram a História'. /// Ana Margarida de Carvalho, Richard Zimler e Luís Afonso entre os autores representados no mais recente número da revista Granta. /// Hélia Correia, José Luís Peixoto, Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Mário de Carvalho, Dulce Maria Cardoso, Paulo José Miranda, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Almeida Faria e Nuno Júdice na delegação lusitana para a Feria del Libro de Madrid 2017. /// O novo livro de Inês Fonseca Santos, 'Vale a pena? Conversas com Escritores', inclui contributos de Afonso Cruz, António Cabrita, António Mega Ferreira, Helder Macedo, Mário de Carvalho, Miguel Real e Paulo José Miranda. /// Maria João Cantinho, Inês Fonseca Santos e Patrícia Reis em alguns dos mais recentes episódios do podcast literário Biblioteca de Bolso. /// Abriu a Livraria da Cossoul, projecto de Rosa Azevedo e Duarte Pereira. /// No dia 2 de Junho, a Ler Devagar irá acolher o lançamento do novo livro de José Eduardo Agualusa, 'A Sociedade dos Sonhadores Involuntários'. /// Fernando Pinto do Amaral e Mário Cláudio entre os convidados da edição inaugural do FFIL - Freixo Festival Internacional de Literatura. /// 'Rebeldia’, o novo livro de Cristina Carvalho, prestes a chegar às livrarias. /// Kátia Gerlach foi entrevistada por Jan Niklas para o jornal O Globo. /// O livro 'Cartas de Amigo e de Maldizer', de Manuel Rodas, vai ser apresentado no dia 17 de Junho, na Feira do Livro de Lisboa. /// "Com o Humor Não Se Brinca", podcast de Nelson Nunes e Fernando Alvim, já está disponível nas plataformas Mixcloud e iTunes. /// O 1º Fórum Literário Portugal-China irá contar com a participação de Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e Dulce Maria Cardoso. /// Frederico Lourenço, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Mário de Carvalho, Richard Zimler, Teolinda Gersão e Bruno Vieira Amaral com presença confirmada na iniciativa "Autores que nos unem", no âmbito da 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa.

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.