EC.ON /// Newsletter - Primavera de 2017

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

Sessões Ícone IX

Quem lê, quer ler! O momento inaugural das Sessões Ícone IX terá lugar já no dia 27 de Maio, com a presença de Frederico Lourenço. Os estudos clássicos, a cultura helénica e o ofício da tradução estarão, sem dúvida, entre os assuntos do dia. Esta sessão será apenas o ponto de partida para uma visita guiada, mais uma, pelo nosso vasto património literário e cultural, pelos textos de outrora e de agora. Esta autêntica biblioteca viva prossegue, até meados de Julho, com cinco tardes na companhia de Pedro Mexia, Hélia Correia, Maria João Cantinho, Ana Margarida de Carvalho, Carlos Querido, Fernando Pinto do Amaral, José Anjos, Cristina Drios e José Navarro de Andrade. Deixe-se levar pelas leituras e escritos dos nossos convidados! 

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i09/

---

Richard Zimler e Sérgio Godinho

Cada uma das edições das Sessões Ícone tem sido o equivalente a um pequeno festival literário. Este ciclo cultural, com o passar do tempo, fez com que a EC.ON se tornasse muito mais do que uma escola: é hoje um dos principais pontos de encontro para quem gosta de ler, para quem sente o fascínio pela palavra e pelo texto. É neste contexto envolvente e intimista que vamos voltar a receber Richard Zimler e Sérgio Godinho, os derradeiros convidados das Sessões Ícone VIII. Em Maio, vamos ter mais duas sessões repletas de conselhos, histórias e memórias. Aqui, o que ficou por escrever não fica por contar! Junte-se ao nosso pequeno clube de leitores e autores!

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i08/

---

Programa Integrado de Criação Literária

O Programa Integrado de Criação Literária (PICL) condensa os principais conteúdos dos nossos cinco cursos da categoria de Escrita Criativa Literária. Este currículo inclui a formação específica que, no termo do processo laboratorial, acompanha e monitoriza a criação ficcional. O objectivo do PICL é possibilitar em apenas 20 blocos (que podem ser frequentados no tempo que se desejar) a incorporação das competências essenciais (que, de outra maneira, teriam uma duração de 50 blocos). Com o habitual acompanhamento de proximidade, este nova proposta da EC.ON tem apresentado, nos últimos anos, óptimos resultados. Inscrições com 15% de redução até ao Verão! 

http://escritacriativaonline.net/picl-primavera/

---

Seminário de Experimentação Literária

O novo Seminário de Experimentação Literária (SEL) parte do princípio que é possível encarar a literatura como se fosse uma bola de barro infinitamente moldável. Com o devido acompanhamento, ao longo de 12 blocos, esta formação avançada propõe a rescrita, a reinvenção e o reatar de textos de José Cardoso Pires, Raduan Nassar, James Joyce, Charles Bukowski, Julio Cortázar, Augusto Abelaira, Ernest Hemingway e Samuel Beckett. Um seminário que trata a literatura por ‘tu’ e que faz da plasticidade da linguagem um dado que pode ser partilhado por todos. Vale a pena arriscar!

http://escritacriativaonline.net/sel-primavera/

---

Seminários de Escrita Ficcional

Os contos "Singularidades de uma Rapariga Loura" (de Eça de Queirós), "O Barão" (de Branquinho da Fonseca), "Famílias Desavindas" (de Mário de Carvalho) e "Uma Simples Flor nos Teus Cabelos Claros" (de Cardoso Pires) constituem algumas das páginas mais inspiradas da literatura em língua portuguesa. Os nossos Seminários de Escrita Ficcional (SEF) propõem um processo de rescrita e adaptação destas narrativas, tendo como propósito potenciar a criação de discursos autónomos no âmbito da criação ficcional própria. Encontre a inspiração certa para dar um novo fôlego à sua escrita. Em plena Primavera, uma aventura à sua espera!

http://escritacriativaonline.net/sef-primavera/

---

Escrita Criativa para Jornalismo

A escrita jornalística engloba um conjunto heterogéneo de formatos. A crónica, a reportagem, o editorial, o comentário, o texto de viagem e a crítica são algumas das formas mais comuns. Além das especificidades de cada formato, estamos perante um universo em mudança, com o crescimento do jornalismo online e das redes sociais. Esta formação, nas suas versões de 13 e 10 semanas, é especificamente dirigida a quem procura ferramentas para aperfeiçoar o domínio do texto informativo. Não apenas jornalistas e repórteres, mas também comunicólogos e outros profissionais da comunicação. Quer mais informação? 

http://escritacriativaonline.net/jornalismo/

---

Autora em Destaque: Hélia Correia

É uma das grandes referências das nossas letras. A sua obra literária atravessa a poesia, o teatro, o conto e o romance. Os muitos prémios que tem recebido são igualmente transversais. Já foi galardoada com o Prémio D. Diniz (2001), o Prémio Vergílio Ferreira (2013), o Prémio Literário Correntes d’Escritas (2013), os Prémios P.E.N. Clube Português de Novelística (2002) e de Poesia (2013). Em 2015, foi mesmo distinguida com o Prémio Camões, a mais importante distinção literária lusófona. Estreou-se com “O Separar das Águas” (1981). Seguiram-se obras como 'A Casa Eterna' (1991), 'Lillias Fraser' (2001), 'Adoecer' (2010) ou 'A Terceira Miséria' (2012). No dia 3 de Junho, Hélia Correia vai regressar à EC.ON para conversar sobre literatura, livros e cultura helénica.

http://escritacriativaonline.net/helia-correia/

---
---

Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 28 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Este mês temos uma selecção de cursos sobre géneros literários, criatividade, história da literatura e poesia.

E.01 A Bordo dos Géneros Literários, Filipa Melo | 10 semanas.

E.05 Oficina de Descoberta Criativa, Valesca de Assis | 10 semanas.

E.09 Literatura Portuguesa – Séc. XX, Rosa Azevedo | 8 semanas.

E.07 A Criação Poética, Gabriela Silva | 10 semanas.

L.16 Criação e Criatividade, Luís Carmelo | 5 semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

A ler é que a gente se entende! O nosso destaque este mês é uma selecção de livros da autoria de Hélia Correia. Adicionalmente sugerimos três obras recém-publicadas de Patrícia Reis, Bruno Vieira Amaral e Gonçalo M. Tavares.

// O Separar das Águas, Hélia Correia (Relógio d'Água, 1981)

// Lillias Fraser, Hélia Correia (Relógio d'Água, 2001)

// Adoecer, Hélia Correia (Relógio d'Água2010)

// Hoje Estarás Comigo no Paraíso, Bruno Vieira Amaral (Quetzal, 2017)

// A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-OlhadoGonçalo M Tavares (Bertrand, 2017)

// A Construção do Vazio, Patrícia Reis (Dom Quixote, 2017)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

O Prémio D. Diniz 2017 foi atribuído a Mário Cláudio. /// Livros de José Eduardo Agualusa e Mia Couto entre os dez nomeados do International Dublin Literary Award. /// Os novos livros de José Eduardo Agualusa e João Tordo, 'A Sociedade dos Sonhadores Involuntários' e 'O Deslumbre de Cecilia Fluss', prestes a chegar às livrarias. /// Carlos Maria Bobone escreveu sobre o novo livro de Gonçalo M. Tavares, 'A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado', para o Observador. /// Hugo Pinto Santos (Público) e Teresa Carvalho (ionline) escreveram sobre 'Os Naufrágios de Camões', de Mário Cláudio. /// João Céu e Silva entrevistou Pedro Mexia para o DN. /// Maria João Cantinho esteve à conversa com Helder Macedo para a revista Caliban. /// Bruno Vieira Amaral foi entrevistado por João Céu e Silva (DN), Ana Daniela Soares (Antena1), Maria João Costa (Renascença), Gonçalo Correia (Sábado) e Diana Garrido (NiT), por ocasião da publicação de 'Hoje Estarás Comigo no Paraíso'. /// Isabel Lucas (Público) e Eduardo Pitta (Sábado) debruçaram-se o novo livro de Bruno Vieira Amaral. /// Bruno Vieira Amaral, Luís Carmelo e Patrícia Reis entre os convidados de Abril do Todas as Palavras (RTP3). /// A Bertrand Livreiros está a promover cursos de Literatura Portuguesa do Séc.XX e do Séc.XXI, por Rosa Azevedo. /// Paulo José Miranda em destaque na FilBo - Feira do Livro de Bogotá, com o livro 'La Enfermedad Feliz y Otras Obras' (Ediciones Uniandes). /// Patrícia Reis e Valério Romão estiveram à conversa com Ana Sousa Dias para a rubrica "Começo de Conversa" (TSF/ DN). /// Bruno Vieira Amaral e Inês Fonseca Santos foram dois dos participantes de Abril do podcast Biblioteca de Bolso. /// O mais recente número da revista Egoísta, dirigida por Patrícia Reis, conta com contributos de Dulce Maria Cardoso, Bruno Vieira Amaral, José Luís Peixoto e Paulo José Miranda. /// Frederico Lourenço é o convidado da 55ª edição do Porto de Encontro (Porto Editora). /// Paredes de Coura acolheu mais um REALIZAR:poesia. Pedro Mexia, José Anjos, António De Castro Caeiro, João Paulo Cotrim ou Vasco Gato entre as presenças. /// O festival Latitudes - Literatura e Viajantes (Óbidos) tem em Rui Cardoso Martins um dos cabeças-de-cartaz. /// Margarida Fonseca Santos, Possidónio Cachapa e Fernando Pinto do Amaral no II Ponte Escrita - Encontro Luso-Galaico de Escritores. /// Sérgio Godinho, Fernando Pinto do Amaral, Afonso Cruz e Miguel Real entre os convidados do Livros a Oeste (Lourinhã, 9 a 13 de Maio). /// Hélia Correia, Frederico Lourenço, João Tordo e Ana Margarida de Carvalho no elenco da 11ª edição do LeV - Literatura em Viagem (Matosinhos, 12 a 14 de Maio). /// A 4ª edição do Festival Literário da Gardunha (Fundão, 16 a 21 de Maio) tem, entre os seus destaques, Sérgio Godinho, Ana Margarida de Carvalho, Afonso Cruz e João de Melo.

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.