EC.ON // Newsletter - Primavera de 2017

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

Sessões Ícone IX

Literatura e Labirintos é o tema central da nona edição das Sessões Ícone. A escrita, a poesia, a tradução, a cultura helénica ou o romance histórico são alguns dos trilhos que compõem este labirinto por explorar. Enquanto guias para esta expedição literária teremos, entre Maio e Julho, a companhia dos escritores Frederico Lourenço, Hélia Correia, Maria João Cantinho, Cristina Drios, José Navarro de Andrade, Fernando Pinto do Amaral, José Anjos, Ana Margarida De Carvalho, Carlos Querido e Pedro Mexia. Com estes dez fiéis depositários do “fio de Ariadne” não será decerto difícil descobrir novos caminhos para as suas escritas e leituras! Atenção, vagas limitadas!

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i09/

---

Sessões Ícone VIII

A EC.ON é hoje muito mais do que uma escola: é um ponto de encontro para quem sente o apelo pelo mundo da escrita e dos escritores. Ao longo dos últimos anos, este ambiente descontraído e familiar tem propiciado momentos inesquecíveis entre quem escreve e quem lê. Nas próximas semanas terão lugar os derradeiros momentos das Sessões Ícone VIII. Richard Zimler, Sérgio Godinho e Possidónio Cachapa são os nossos convidados e vêm falar-nos dos seus processos de escrita e das suas obras mais recentes. Os livros 'O Evangelho Segundo Lázaro', 'Coração Mais Que Perfeito' e 'Eu Sou a Árvore' são, assim, os protagonistas das próximas tardes literárias da Rua do Possolo. Marque encontro connosco e reencontre-se!

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i08/

---

Lançamento de Primavera

Numa das passagens mais célebres de 'Anna Karénina'Lev Tolstoi assegurava-nos que “a Primavera é o tempo dos planos e dos projectos”. Se esta estação é uma fonte de inspiração para si, temos o desafio ideal para as semanas que se avizinham. Inscrições com 10% a 25% de redução até ao Verão! Esta oferta aplica-se a inscrições nas nossas Oficinas de Escrita Criativa (de Nível Introdutório ou Avançado), ao Programa Integrado de Criação Literária, ao Seminário de Experimentação Literária, aos Seminários de Escrita Ficcional e aos cursos de Escrita Biográfica. Uma andorinha não faz a Primavera, mas o curso certo pode transformar a sua. Aproveite e coloque a escrita em dia!

http://escritacriativaonline.net/lancamento-de-primavera/

---

Oficina de Escrita: Cursos Introdutórios

O Nível Introdutório da nossa Oficina de Escrita Criativa é a porta de entrada na sequência de escrita criativa literária. Aqui se estudam e aprofundam laboratorialmente os alicerces expressivos fundamentais: a descrição (representação de espaços e atmosferas), a narração (representação de ocorrências no tempo) e a poética (tradução do indizível). No final deste curso, a interiorização das competências traduz-se sempre numa nova relação com a linguagem (adequação a fins, desinibição expressiva e uso apropriado de técnicas) que convida a seguir viagem, com segurança, para o curso de Nível Avançado. A partilha oficinal é personalizada, baseia-se num acompanhamento de proximidade e o cronograma seguido depende somente da disponibilidade dos inscritos. Lembre-se que todas as grandes viagens começam com um primeiro passo!

http://escritacriativaonline.net/ecni-primavera/

---

Cursos Avançados

Ao longo dos blocos do Curso de Escrita Criativa - Nível Avançado são estudados temas de cariz discursivo e diegético (gestão de sequências, multiplicidades narrativas, construção de plot, oficina de imagens, gestão de duplo clímax, humor) que visam preparar o inscrito para a prática ficcional que, nas últimas semanas do curso, será motivo de um laboratório específico (a rescrita de um texto literário). O objectivo é desinibir a expressão, dissociá-la de usos condicionados e, por fim, transpô-la para níveis de afirmação individualizada com incidência na plasticidade literária. Estes cursos garantem uma continuidade entre os alicerces expressivos e a interiorização de técnicas que potencia, ao mesmo tempo, a libertação criativa e a apreensão de requisitos que permitem um acesso seguro ao discurso especificamente literário. Em Abril, escritas mil! 

http://escritacriativaonline.net/ecna-primavera/

---

Escrita Biográfica e Autoconhecimento

Os dois cursos de área de Biografia, Ficção e Autoconhecimento partem do princípio que é possível rescrever a vida. O método é simples e passa por aliar a redacção de textos a partir de memórias pessoais (e da sua ficcionalidade possível) a técnicas elementares de redacção criativa. Durante 22 blocos é possível retrabalhar todo um trajecto de vida, revivendo, entre muitas outras, narrativas de superação, de realização, de errância, de persuasão, de incomunicabilidade, de reconhecimento, de encontro e desencontro. Sempre com acompanhamento de proximidade, estes cursos têm feito, nos últimos anos e com grande sucesso, a ponte entre o discurso autobiográfico e a liberdade expressiva. Vale a pena arriscar!

http://escritacriativaonline.net/aap-primavera/

---

Autor em Destaque: Frederico Lourenço

É, sem dúvida, uma das figuras de proa das nossas letras. Os seus escritos atravessam áreas como a ficção, a crónica, a poesia, o ensaio e a tradução. Verteu para português, entre outros, Homero, Eurípides, Píndaro e Schnitzler. Nos últimos tempos tem-se dedicado ao ambicioso projecto de traduzir a Bíblia do grego (estando já publicados dois de seis volumes). No domínio da ficção, destaque para a trilogia ‘Pode Um Desejo Imenso’ (2002), ‘O Curso das Estrelas’ (2002) e ‘À Beira do Mundo’ (2003). ‘Grécia Revisitada’ (2004) e ‘Novos Ensaios Helénicos e Alemães’ (2008) constituem o núcleo da sua obra ensaística. Entre outras distinções, foi galardoado com o Prémio PEN Clube Português nas categorias Primeira Obra (2003), Tradução (2004) e Ensaio (2009). Mais recentemente, foi agraciado com o Prémio Pessoa (2016). No dia 27 de Maio, é a Frederico Lourenço que cabe inaugurar as Sessões Ícone IX. Imperdível! 

http://escritacriativaonline.net/frederico-lourenco/

---
---

Primavera: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Com estas formações pode transformar, revitalizar ou repensar a sua escrita. Este mês temos uma selecção de oficinas sobre escrita criativa, romance, escrita para crianças, jornalismo e escritas de cena.

E.04 Oficina de Escrita, Patrícia Reis | 8 semanas.

D.01 Escrita de Romance, João Tordo | 10 semanas.

G.03 Escritas de Cena, Cláudia Lucas Chéu | 13 semanas.

B.03 Escrita Criativa para Jornalismo, Luís Carmelo | 10 semanas.

F.01 Escrever para Crianças I, Margarida Fonseca Santos | 11 Semanas. 

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque nesta newsletter são três livros de Frederico Lourenço.

// Bíblia - Volume II, tradução de Frederico Lourenço (Quetzal, 2017)

// Grécia Revisitada, Frederico Lourenço (Cotovia, 2004)

// Pode Um Desejo Imenso, Frederico Lourenço (Cotovia, 2006)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

Frederico Lourenço esteve na Culturgest para receber o Prémio Pessoa 2016. /// Estão em fase de edição livros novos de Bruno Vieira Amaral ('Hoje, Estarás Comigo no Paraíso'), Patrícia Reis ('A Construção do Vazio'), Gonçalo M. Tavares ('A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado') e Pedro Mexia ('Malparado: Diários 2012-2015'). /// Maria João Cantinho, Kátia Gerlach e Teolinda Gersão entre os participantes da 4ª edição da iniciativa Printemps Littéraire Brésilien. /// A Feira do Livro de Leipzig 2017 contou com um contigente lusófono que incluiu Gonçalo M. Tavares, Margarida Vale de Gato, Raquel Nobre Guerra e Dulce Maria Cardoso. /// José Eduardo Agualusa e Dulce Maria Cardoso estiveram em Bruxelas, no festival literário Passa Porta. /// Isabel Lucas (Ípsilon) e Carlos Maria Bobone (Observador) escreveram sobre 'Coração Mais Que Perfeito', o romance de estreia de Sérgio Godinho. /// Paulo José Miranda escreveu sobre Rosalina Marshall e Casimiro de Brito para o seu espaço semanal no Hoje Macau. /// O livro 'Histórias em 77 palavras', de Margarida Fonseca Santos, foi apresentado em Lisboa e no Porto. /// Luís Carmelo foi convidado dos ciclos literários "Recordar os Esquecidos" (Almedina) e "Livros, Autores e Leitores" (Gandaia). /// Luís Miguel Queirós esteve à conversa com Helder Macedo para o Público. /// Teresa Carvalho (Jornal I) e Carlos Maria Bobone (Observador) escreveram sobre Mário de Carvalho e a reedição da obra 'O Livro Grande de Tebas, Navio e Mariana' (1982). /// Nas próximas semanas o Obra Aberta vai receber Mário de Carvalho, Valério Romão, Dulce Maria Cardoso, Ana Margarida Carvalho, Richard Zimler, Sérgio Godinho e Carlos Fiolhais. /// A 5ª edição do Fronteira - Festival Literário de Castelo Branco tem Fernando Pinto do Amaral, Rui Cardoso Martins e Jaime Rocha entre os convidados. /// Margarida Fonseca Santos, Possidónio Cachapa e Fernando Pinto do Amaral confirmados no II Encontro Luso-Galaico de Escritores (Chaves, 26 a 30 de Abril). /// Hélia Correia e Frederico Lourenço são dois dos participantes da 11ª edição do LeV - Literatura em Viagem (Matosinhos, 12 a 14 de Maio). /// A 4ª edição do Festival Literário da Gardunha (Fundão, 16 a 21 de Maio) tem, entre os seus destaques, a presença de Sérgio Godinho, Ana Margarida de Carvalho, Afonso Cruz e João de Melo.

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.