EC.ON // Newsletter - Março de 2014

Cursos Ícone: 30€ por Sessão

Em Fevereiro, os Cursos Ícone foram destacados pela Time Out e pela Agenda LX. De acordo com a publicação semanal, "vão passar pela escola alguns dos nomes mais sonantes da literatura portuguesa da actualidade" (Time Out Lisboa), ao que se acrescentava tratar-se do "mais premiado elenco de escritores num único evento de Escrita Criativa em Portugal" (Agenda Cultural de Lisboa)Em Março terão lugar mais duas sessões desta série de cursos. As escritoras Filipa Melo (15 de Março) e Margarida Fonseca Santos (29 de Março) são as autoras que se seguem, depois das sessões com José Luís Peixoto e Patrícia Reis. Após estas presenças teremos ainda Possidónio Cachapa (5 de Abril), Luís Carmelo (12 de Abril), Richard Zimler (3 de Maio), Dulce Maria Cardoso (17 de Maio), Mário de Carvalho (7 de Junho) e João Tordo (5 de Julho). Como já destacado anteriormente, estes encontros com autores constituem uma celebração da criatividade e da literatura em língua portuguesa. Afinal, este elenco de autores representa 38 prémios literários, entre galardões nacionais e prémios internacionais. Uma oportunidade única para privar com os seus autores de eleição, para escutar leituras de obras premiadas e para aprender com os melhores. As sessões irão decorrer na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, n52. Junte-se a nós.

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/  {evento facebook}

Brasil & Portugal: Criação Literária

Andréa del Fuego, André de Leones, Claudia Lage, Gabriela Silva, Jan Bitencourt e Reginaldo Pujol Filho - seis dos novos autores mais promissores do Brasil - juntaram-se recentemente à equipa da EC.ON. Assim, a oferta regular na área da criação literária encontra-se deveras alargada. Destacam-se os cursos: "Dez conversas sobre criação literária", de André de Leones; "A criação poética - escrevendo poesia", de Gabriela Silva; "Quem está falando? O narrador com personalidade", de Reginaldo Pujol Filho; "Oficina de Escrita: Cada Um Escreve o que Pode", de Patrícia Reis; "Poesia contemporânea", de António Carlos Cortez; e, por fim, "A Bordo dos Géneros Literários", de Filipa Melo. Uma oferta criativa, heterogénea e polifónica, destinada não somente aos dois lados do Atlântico, mas a todo o mundo da lusofonia. Tratando-se de cursos online, podem ser frequentados a partir dos quatro cantos do mundo. Venha explorar a vastidão dos universos expressivos da língua portuguesa. Aproveite esta ponte aérea e viaje connosco! Afinal, nunca o Atlântico foi tão pequeno! 

http://escritacriativaonline.net/cursos/criacao-literaria/

REPORTAGEM: José Luís Peixoto & Patrícia Reis

"É quase como se tivéssemos que construir um galeria, dentro do mundo, dentro das coisas, para chegar a um determinado lugar e a escrita fosse essa galeria. Quase como uma mina. E quando se constrói uma mina é preciso cavar, mas também é preciso construir aquela estrutura que faz com que depois não caia tudo." Foi esta uma das mensagens principais de José Luís Peixoto na sessão de abertura dos Cursos Ícone, no dia 8 de Fevereiro. O autor pautou a sua palestra com inúmeros ensinamentos sobre o seu processo criativo e o ofício da escrita. Se "[u]m texto que não tenha sido suficientemente trabalhado apresenta problemas", sublinhou, "[u]m texto que tenha sido demasiado trabalhado, se calhar apresenta problemas ainda mais graves." Na semana seguinte, Patrícia Reis dedicou parte da sua intervenção à relação afectiva que se estabelece com um livro e com os seus personagens. "Quando o livro sai já não é nosso, nem pode ser nosso" - explicou, sobre a relação entre quem escreve e quem lê. Destacou ainda, evocando a sua história familiar, o valor da cultura e dos livros: "A riqueza não depende da quantidade de dinheiro que tu tens na conta bancária. A diferença entre ser-se rico ou ser-se pobre é a quantidade de cultura geral, de mundo, que tu tens. E o mundo esta nos livros." Veja aqui o resto das reportagens de ambas as sessões!

> José Luís Peixoto: fotografias e vídeo (http://youtu.be/2p0L-J5wxw8).

> Patrícia Reis: fotografias e vídeo (http://youtu.be/7qVbI_nIZeU).

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/

Clube de Leitura EC.ON: Fernando Pessoa

Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa (por via dos heterónimos Bernardo Soares e Vicente Guedes), é a obra em debate no Clube de Leitura da EC.ON, entre Março e Abril de 2014. O “Livro do Desassossego” é um dos expoentes máximos da obra literária pessoana, um dos clássicos modernos da literatura em português. Trata-se de um livro em fragmentos, de trechos e passagens, cuja organização nem sempre tem sido consensual entre a massa crítica pessoana. Daí que existam diferenças assinaláveis entre edições. Não obstante, é um dos mais lidos, estudados e traduzidos textos da língua portuguesa, ocupando um lugar ímpar no imaginário colectivo do mundo lusófono. Aceite o convite: venha ler, debater e conversar connosco! Estamos à sua espera!

http://escritacriativaonline.net/clube-de-leitura/

João Tordo: Escrita de Romance

No dia 20 de Março inicia-se o curso “Escrita de Romance – Da Imitação ao Original”, com o escritor João Tordo. É um curso presencial, de 6 semanas, onde se procura trabalhar, em registo oficinal, algumas ferramentas de criação literária. João Tordo nasceu em Lisboa, em 1975. Tem trabalhado como escritor, argumentista, cronista e docente em workshops de ficção. Formou-se em Filosofia, estudou Jornalismo e Escrita Criativa. Publicou seis romances: “O Livro dos Homens Sem Luz” (2004), “Hotel Memória” (2007), “As Três Vidas” (2009), “O Bom Inverno” (2010), “Anatomia dos Mártires” (2011) e “O Ano Sabático” (2013). Com ”As Três Vidas” viria a vencer o prestigiado Prémio Literário José Saramago. Na primavera de 2014 irá editar o seu sétimo romance, “Biografia Involuntária dos Amantes” (Alfaguara/ Objectiva). Seja original: aproveite esta oportunidade!

http://escritacriativaonline.net/joao-tordo-escrita-criativa/  {evento facebook}

Dia Mundial da Poesia: Fábrica do Braço de Prata & EC.ON

O Dia Mundial da Poesia comemora-se-se a 21 de Março. Para celebrar este dia a EC.ON uniu-se à programação da Fábrica do Braço de Prata. Esta parceria concretiza-se num Workshop de Poesia Contemporânea, com o poeta António Carlos Cortez; num diálogo com Ana Alexandra Sousa; em leituras e apresentação de obras com os poetas Hélia Correia e Jorge Reis-Sá; em espectáculos com Carlos Barretto, André Gago, Júlio Resende e Aldina DuarteA entrada na Fábrica de Braço de Prata dá acesso a toda a programação. Venha celebrar a poesia em boa companhia!

http://escritacriativaonline.net/dia-mundial-da-poesia/  {evento facebook}

ENTREVISTA: Andréa del Fuego

Andréa del Fuego nasceu em São Paulo, em 1975. Escritora e jornalista, publicou os volumes de contos “Minto enquanto posso” (O Nome da Rosa, 2004), “Engano seu” (O Nome da Rosa, 2007) e “Nego fogo” (Dulcinéia Catadora, 2009). O seu primeiro romance, “Os Malaquias” (Língua Geral, 2010; Porto Editora, 2012), venceu o Prémio Saramago de literatura em 2011. Nessa obra conta a história de três irmãos que ficam órfãos quando os seus pais são atingidos por um raio. Mais recentemente, lançou o seu segundo romance, “As Miniaturas” (Companhia das Letras, 2013). É, ainda, colunista do programa Entrelinhas, da TV Cultura.

> Como responderia a uma questão básica que muitas vezes nos é colocada: “O que entende por escrita criativa”?


A escrita em si é ferramenta de vida, a escrita criativa já envolve outras questões, como um olhar mais atento e ao mesmo tempo mais livre em relação à escrita, é um envolvimento também afetivo e mais selvagem.

> Tendo em conta a sua experiência concreta, perguntamos-lhe se os formandos passam realmente a ter, no final dos cursos, uma outra relação com as suas próprias potencialidades expressivas?

Não há uma receita para a escrita literária, acredito apenas em transfusão de coragem, em troca.  Nesse sentido estou disposta a trocar, dividir o que experimento na escrita. Essa relação pode vivificar as potencialidades expressivas, claro.

> Nas formações específicas que lecciona, já alguma vez acompanhou formandos que tenham começado do ‘grau zero’ e que tenham acabado por publicar um livro com alguma qualidade literária? Como sintetizaria esse processo?

Já tive o prazer de observar projetos adormecidos em livros, de concretização do projeto de um livro. Muitas vezes é preciso apenas uma lufada de disciplina, de teimosia e confiança.

> O que pensa do método assíncrono e sobretudo personalizado?


Vejo a relação de forma intensa, e também de confiança, há uma meta comum que é ver os exercícios avançarem, de criar "horas de vôo" na escrita. Eu não tive essa chance, quando comecei a escrever essas oficinas não eram comuns. //

http://escritacriativaonline.net/autores/andrea-del-fuego

A Porta de Entrada na Escrita Criativa!

Gosta de escrever? Sente vontade em estimular a sua expressão linguística e literária? Gostaria de ter um autor como consultor literário pessoal? Se respondeu afirmativamente a alguma destas questões, estes itinerários formativos foram concebidos a pensar em si. O Curso de Escrita Criativa de Nível Introdutório é a porta de entrada, por excelência, no mundo da escrita criativa. Este curso, nas suas diferentes versões, é uma das referências nesta área no universo lusófono. O método seguido é uma das formas com melhores resultados para se trabalhar os alicerces dos processos de escrita: descritivos, narrativos e poéticos. Existem três formas de frequentar o Curso de Escrita Criativa de Nível Introdutório da EC.ON e que correspondem, na práctica, a três opções diversas de propina: (a) a versão integral de 13 semanas; (b) a versão de 10 semanas; (c) a versão low cost de 6 semanas. Abra a porta e venha escrever connosco! 

http://escritacriativaonline.net/escritacriativa/

PASSEIO LITERÁRIO: Évora

Gosta de viajar e de aventuras literárias? Vai ter lugar, entre 13 a 15 de Junho de 2014, em Évora, um peddy-paper literário promovido pela EC.ON. Contará com as participações de Miguel Real, João Tordo e Luís Carmelo e com a colaboração do EvoraInn, do Centro Nacional de Cultura (CNC), da Fábrica do Braço de Prata e de Alunos do Curso de Teatro da Universidade de Évora. O trajecto desenhado procura fazer a conexão entre alguns espaços na cidade de Évora associados a autores e a obras literárias. Eça de Queirós, Vergílio Ferreira, Florbela Espanca, Gil Vicente, Bernardim Ribeiro, Fernão Lopes, Luís de Camões e António Lobo Antunes são alguns dos ilustres escritores abordados. Venha partilhar esta experiência única!

http://escritacriativaonline.net/eventos/peddy-paper-2014/  {evento facebook}

EC.ON: Cursos em Destaque

São cerca de 70 os cursos de escrita criativa disponíveis, tal como consta no nosso Panfleto Oferta 2014 (pdf, 582kb). A EC.ON possui uma oferta formativa ampla, online e presencial, organizada por categorias e por autores, nas áreas da escrita criativa literária, da escrita comunicacional, da literatura infanto-juvenil, entre outras. Este mês destacamos os seguintes cursos:

F.01 Escrever para Crianças I, Margarida Fonseca Santos | 11 Semanas | Curso Online

D.05 A Imagem do Miniconto, Andréa de Fuego | 10 Semanas | Curso Online

D.01 Escrita de Romance, João Tordo | 10 Semanas | Curso Online

E.05 Oficina de Descoberta Criativa: Dos Jogos de Linguagem à Literatura, Valesca de Assis | 5 Semanas | Curso Online

G.01 Oficina de Escrita Teatral, Joaquim Paulo Nogueira | 13 Semanas | Curso Online

http://escritacriativaonline.net/cursos/

LEITURAS: Livros do Mês

Os Malaquias, Andréa del Fuego (Porto Editora, 2012).

Deixa-me entrar na tua vida, Margarida Fonseca Santos (Clube do Autor, 2013).

Genealogias da Cultura, Luís Carmelo (Arranha Céus, 2013).

BREVES: Notícias

Os Cursos Ícone figuram entre as sugestões culturais da revista Time Out Lisboa, da Agenda Cultural de Lisboa e do e-Cultura. ////////// João Tordo, Miguel Real e Patrícia Reis estiveram no 15º Correntes d’Escritas. {ler mais////////// "Biografia involuntária dos amantes" (Alfaguara), o novo livro de João Tordo, já se encontra em pré-venda na Fnac. {ler mais} ////////// "O Aprendiz de Guerreiro" (Editorial Presença), livro da colecção "O Reino de Petzet", de Margarida Fonseca Santos, foi seleccionado para o Concurso Nacional de Leitura. {ler mais//////////  "A Mulher-mecânica", conto de Margarida Fonseca Santos, foi publicado na edição de Fevereiro do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias  {ler mais///////////  Miguel Real esteve a conversar sobre o livro "A montanha e o Titanic" no programa "À Volta dos Livros" de Ana Daniela Soares, na Antena 1 {ler mais//////////  Miguel Real e João Tordo foram confirmados no Festival Literário da Madeira {ler mais////////// "Nova Teoria do Sebastianismo" (Dom Quixote), o mais recente ensaio de Miguel Real, chega às livrarias em Março. {ler mais} ////////// O projecto Histórias em 77 Palavras cumpre este mês o seu terceiro aniversário {ler mais}  //////////  Entrevista com Andréa del Fuego no programa Imagem da Palavra  {ler mais} ////////// "Atravessar", crónica de Andréa del Fuego, foi publicada no blogue da Companhia das Letras {ler mais} /////////// A crónica "Uma Escritora na Terra de Goethe", de Jan Bitencourt, foi publicado no projecto Ornitorrinco. {ler mais

https://www.facebook.com/escritacriativaonline

AGENDA: Março

Sábado, dia 15. Oficina de Escrita com Filipa Melo (Cursos Ícone) {evento facebook}.

Segunda-feira, dia 17. Início do Festival Literário da Madeira (17 a 23 de Março). Esta edição conta com as presenças de João Tordo e Miguel Real.

Quinta-feira, dia 20. Início do curso presencial "Escrita de Romance - Da Imitação ao Original", com João Tordo {evento facebook}. Início do Festival de Poesia Mal Dito, em Coimbra (20 a 23 de Março).

Sábado, dia 21. Dia Mundial da Poesia. Programa em parceria com a Fábrica do Braço de Prata com António Carlos Cortez, Hélia Correia, Jorge Reis-Sá, Ana Alexandra Sousa, Carlos Barretto e André Gago, Júlio Resende e Aldina Duarte {evento facebook}.

Quinta-feira, dia 27. Dia Mundial do Teatro.

Sábado, dia 29. Oficina de Escrita com Margarida Fonseca Santos (Cursos Ícone) {evento facebook}.

https://www.facebook.com/escritacriativaonline/events

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter mensal, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Estamos sempre disponíveis para esclarecer dúvidas, responder a questões e aceitar sugestões. Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Contactos, Informações e Inscrições: 

http://escritacriativaonline.net/ | escritaconline@gmail.com
http://escritacriativaonline.net/inscreva-se/informacoes/
http://escritacriativaonline.net/inscreva-se/inscricoes/