EC.ON // Newsletter - Ano Novo, Vida Nova!

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

Richard Zimler, João Tordo e Luís Carmelo

Em jeito de balanço, podemos dizer que 2016 foi um autêntico conto de fadas para os nossos alunos. Recebemos na EC.ON, em tardes memoráveis, autores ilustres como António Mega Ferreira, José Eduardo Agualusa, Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Hélia Correia, Rui Cardoso Martins e Paulo José Miranda. E o novo ano promete: três grandes contadores de histórias, três Reis Magos da escrita, vão regressar à nossa escola para a oitava edição das Sessões Ícone. São eles os escritores Richard Zimler, João Tordo e Luís Carmelo (aos quais se irão juntar Helder Macedo, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Margarida Fonseca Santos, Possidónio Cachapa e Sérgio Godinho). Em 2017, a Rua do Possolo vai voltar a ser o epicentro literário das tardes de Sábado lisboetas. Atenção, já estamos em contagem decrescente! 

http://escritacriativaonline.net/zimler-tordo-carmelo/

---

Contos e Descontos de Inverno

"A sad tale's best for winter", escreveu William Shakespeare em 'Conto de Inverno', no longínquo ano de 1611. Porém, não há razão para tristezas em 2017. Para entrar no novo ano com o pé direito, alguns dos nossos cursos mais emblemáticos estão sujeitos a uma redução de propinas de 33%. Os seminários de escrita ficcional e os níveis introdutório e avançado da nossa oficina de escrita são um óptimo desafio para o vindouro ano. Procure a sua voz literária e trabalhe o seu estilo! Nos nossos seminários tem a oportunidade de o fazer em exercícios de rescrita, a partir de contos clássicos de Eça de Queirós, Branquinho da Fonseca, José Cardoso Pires ou Mário de Carvalho. Fale connosco e encontre o seu final feliz!

http://escritacriativaonline.net/descontos-de-inverno/

---

Ano Novo, Escrita Nova!

A receita da nossa bebida especial para este período está longe de ser secreta! Junte 1 projecto literário, 10cl de criatividade, 20cl de inspiração e 1 pitada de perseverança. Coloque tudo no cocktail shaker, agite com vigor e fica pronto a servir em dois tempos! Se está a preparar um livro para publicação ou se tem dúvidas quanto à sintaxe e ortografia do que escreve, temos a solução ideal para si. As nossas assessorias literárias e revisões de texto podem ser o ingrediente que lhe falta. E, afinal, o início do ano é a altura ideal para se dedicar aos seus projectos. Seja responsável, escreva com orientação! 

http://escritacriativaonline.net/ano-novo-escrita-nova/

---

Programa Oficinal do Conto

Se o conto faz o seu género, este programa foi concebido a pensar em si. Dedique-se à criação literária de forma acompanhada e submeta o que escreve para apreciação. Escreva um conto por mês, ao longo de um ano, recebendo em troca comentários críticos para desenvolver a sua escrita e o seu domínio da narrativa curta. Quem comenta um conto, acrescenta um ponto, algumas vírgulas e muitas mais indicaçõesMesmo que a contabilidade não seja o seu forte, faça as contas e aceite a ajuda dos nossos técnicos oficinais de contos. O nosso Programa Oficinal do Conto (POC) representa uma oportunidade para quem encontra na narrativa breve o seu género de eleição. Conte connosco!

http://escritacriativaonline.net/poc/

---

Conte-se

e Encontre-se!

Foque-se naquilo que realmente conta! Se ainda tem resoluções por definir para o novo ano, considere deixar de parte um tempo para si mesmo! A escrita biográfica é, em grande medida, uma forma de autoconhecimento. Nesse sentido, a história pessoal e as narrativas autobiográficas estão ao serviço da autodescoberta de cada um. Desenvolva o seu domínio de instrumentos linguísticos e literários, ao mesmo tempo que enceta um processo de descoberta pessoal. Conte-se e encontre-se!

http://escritacriativaonline.net/historia-biografia/

---

FEIO 2016

A primeira edição do FEIO – Festa de Escritas, Improvisos e Oralidades, o patinho-feio das festas de Natal, aconteceu na tarde e serão de 17 de Dezembro. Tratou-se de uma festa literária para celebrar o solstício, o texto escrito e a palavra dita. O evento ficou marcado por uma sequência de sete horas seguidas de leituras. Pela Rua do Possolo passaram nomes como Fernando Pinto do Amaral, João Paulo Cotrim, Valério Romão, Inês Fonseca Santos, José Anjos, António de Castro Caeiro, Paulo José Miranda, Luís Carmelo, Rita Taborda Duarte, Nuno Moura, Raquel Serejo Martins, José Mendonça, Manuel Rodas, Mónia Camacho, Teresa Devesa, Teresa Coutinho, Isabel Bezelga, Rita Wengorovius, entre muitos outros. Fica o nosso sincero obrigado a todos os participantes! Boas festas e um óptimo 2017!

http://feio.escritacriativaonline.net/

---

Autores que contam: Mário de Carvalho

Mário de Carvalho é, sem dúvida, um dos mais celebrados (e premiados) contistas portugueses. Obras como Contos da Sétima Esfera (1981), Casos do Beco das Sardinheiras (1982), A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho (1983), Contos Soltos (1986), Os Alferes (1989), Quatrocentos Mil Sestércios seguido de O Conde Jano (1991) e Contos Vagabundos (2000) encontram-se, seguramente, entre as páginas mais inspiradas das narrativas curtas entre nós. Daí que não cause surpresa que o autor tenha sido galardoado com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da APE em duas ocasiões distintas, em 1991 e em 2013. No final de Janeiro, Mário de Carvalho estará de regresso à EC.ON para conversar sobre contos e a sua obra mais recente, “Ronda das Mil Belas em Frol” (2016). Não vá em histórias, venha!

http://escritacriativaonline.net/mariodecarvalho/

---

Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 28 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Nesta altura do ano temos uma selecção de cursos sobre conto, miniconto e história da literatura.

E.09 Literatura Portuguesa – Séc. XX, Rosa Azevedo | 8 semanas.

D.04 Oficina de Mini e Micro Contos, Jan Bitencourt | 10 semanas.

D.03 Do Romance ao Conto, Possidónio Cachapa | 10 semanas.

D.05 A Imagem do Miniconto, Andréa del Fuego | 10 semanas.

D.02 Oficina de Conto, José Eduardo Agualusa | 10 Semanas. 

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros em Destaque

Nesta newsletter sugerimos três reedições de recolhas de contos da autoria de Mário de Carvalho: Casos do Beco das Sardinheiras (1982), A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho (1983) e Contos Vagabundos (2000).

// A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Mário de Carvalho (Porto Editora, 2016)

// Contos Vagabundos, Mário de Carvalho (Porto Editora, 2014)

// Casos do Beco das Sardinheiras, Mário de Carvalho (Porto Editora2013) 

Trazemos, ainda, três sugestões mais: dois novos livros de Afonso Cruz e uma colectânea de contos de Cristina Carvalho.

// Nem Todas as Baleias Voam, Afonso Cruz (Companhia das Letras, 2016)

// Mil Anos de Esquecimento, Afonso Cruz (Alfaguara, 2016)

// Até Já Não é Adeus, Cristina Carvalho (Relógio D'Água, 2016) 

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

A EC.ON recebeu a 1ª edição do FEIO (Festa de Escritas, Improvisos e Oralidades). João Paulo Cotrim, Inês Fonseca Santos, Paulo José Miranda Valério Romão, Luís Carmelo, José Anjos, António Castro Caeiro e Rita Taborda Duarte entre os autores que marcaram presença no evento. /////// Rita Bertrand escreveu sobre o FEIO para a revista Sábado. /////// O Prémio Pessoa 2016 foi atribuído a Frederico Lourenço. /////// José Luís Peixoto venceu o Oceanos - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa.  /////// O Prémio Vergílio Ferreira 2017 distingiu Teolinda Gersão. /////// Hélia Correia (JL), António Guerreiro (Público) e José Tolentino Mendonça (Expresso) escreveram sobre Frederico Lourenço. /////// Afonso Cruz foi entrevistado por Manuel Halpern (JL), João Céu e Silva (DN), Tiago Matos (Estante), Gonçalo Correia (Sábado), Ana Daniela Soares (Antena 1) e Leonardo Ralha (CM). /////// Mário Santos debruçou-se sobre "Por Mão Própria", de Luís Carmelo, em recensão crítica para o Ípsilon/ Público. /////// Helder Macedo escreveu sobre José Manuel Simões para o JL. /////// "Vincos", de Inês Fonseca Santos, e "Cidade em Forma de Assim", de João Paulo Cotrim, são duas das novas obras da colecção de livros infantis da APCC. /////// Mário Cláudio, Frederico Lourenço, Bruno Vieira Amaral, Inês Fonseca Santos e João Tordo foram alguns dos convidados da edição de 2016 do Tinto no Branco - Festival Literário de Viseu. /////// Rita Taborda Duarte é a convidada do episódio 49 do Biblioteca de Bolso, o podcast de Inês Bernardo e José Mário Silva. /////// Valério Romão (Ossos do Ofício) é o mais recente cronista residente do Hoje Macau, juntando-se a Paulo José Miranda (Máquina Lírica), João Paulo Cotrim (Diário de um Editor) e António Cabrita (Diários de Próspero). /////// Reginaldo Pujol Filho escreveu para o Zero Hora sobre o encerramento da livraria Palavraria (Porto Alegre). /////// "Até Já Não é Adeus", o novo livro de contos de Cristina Carvalho, está a ser publicado pela Relógio D'Água. /////// João Paulo Cotrim foi um dos convidados da sessão #187 do ciclo Poetas do Povo, "A Poesia da Banda Desenhada". /////// O Âmbito Cultural El Corte Inglés recebeu Helder Macedo, António Mega Ferreira, José Anjos e Pedro Lamares no âmbito das conferências "Celebremos a tradição que nos alimenta". /////// A Preguiça Magazine publicou os contos "Branco" e "A Escritora", da autoria de Mónia Camacho e Andreia Azevedo Moreira, respectivamente. /////// Hélia Correia, Nuno Júdice, João Paulo Cotrim, Inês Fonseca Santos, Filipa Leal, Vasco Gato, Margarida Vale de Gato e José Luís Peixoto entre os autores representados na mais recente edição do volume "A CNB e os Poetas". /////// "Adoração", de Cristina Drios, foi a obra em debate no  Clube de Leitores da livraria Bulhosa. /////// Inês Fonseca Santos foi objecto de um artigo crítico e de uma entrevista no Hoje Macau, pela mão de Paulo José Miranda. /////// No dia 20 de Dezembro, o CCB recebeu o espectáculo "No precipício era o verbo", projecto de José Anjos, António De Castro Caeiro, André Gago e Carlos Barretto. /////// Patrícia Reis (24 de Janeiro) e Luís Carmelo (21 de Fevereiro) são os próximos convidados da série "Este livro que escrevi" (Âmbito Cultural El Corte Inglés). /////// Entre 9 e 11 de Fevereiro de 2017, a Fundação Calouste Gulbenkian vai acolher mais uma edição do Congresso Internacional Fernando Pessoa. Helder Macedo é um dos convidados. 

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.