EC.ON // Newsletter - Outono/Inverno de 2016

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. //

---

Mário de Carvalho, Mário Cláudio e Helder Macedo

Mário de Carvalho, Mário Cláudio e Helder Macedo, três dos mais ilustres prosadores das nossas letras, estão de regresso à EC.ON para a vindoura edição das Sessões Ícone. Entre si, os decanos autores representam 141 anos de carreira literária, 56 livros de ficção (entre romances, novelas e recolhas de contos) e 22 dos mais prestigiados prémios literários. A partir de Janeiro, estes autores vão marcar as tardes de Sábado na companhia dos não menos admiráveis Richard Zimler, João Tordo, Sérgio Godinho, Luís Carmelo, Possidónio Cachapa e Margarida Fonseca Santos. Atenção, condições especiais para inscrições até 31 de Dezembro! Venha dar dois dedos de prosa com três mestres da arte de bem escrever! 

http://escritacriativaonline.net/icone-viii/

---

Seminários de Criação Literária

"Sois toujours poète, même en prose", escreveu Charles Baudelaire em "Mon coeur mis à nu" (1887). Se gosta de ficção e se procura um desafio estimulante, aceite o repto do autor francês e mergulhe nos nossos seminários avançados de criação literária. Estas oficinas foram concebidas, antes de mais, como ponte entre leituras e escritas criativas. Parta dos textos de autores consagrados como Mário de Carvalho, José Cardoso Pires, Eça de Queirós, Samuel Beckett, James Joyce, Julio Cortázar, William Faulkner ou Ernest Hemingway para encontrar a sua voz literária. Não seja prosaico: aventure-se pela poética da prosa! 

http://escritacriativaonline.net/seminarios/

---

Acompanhamento Oficinal: Prosa

A escrita é, por natureza, um trabalho solitário. Porém, isso não significa que o isolamento seja uma fatalidade. Submeta o que escreve para apreciação e análise por leitores profissionais. Os nossos programas de acompanhamento oficinal constituem uma modalidade de escrita orientada e foram concebidos a pensar justamente em quem procura um companheiro de viagem para as suas aventuras literárias. Dê continuidade ao seu fôlego pessoal de escrita. Como fixou Albert Camus, l'automne est un deuxième printemps où chaque feuille est une fleur". Contribua com as suas próprias folhas para esta segunda Primavera! 

http://escritacriativaonline.net/acompanhamento/

---

Prosa em Curso

A leitura não existe sem a escrita e, de modo concomitante, a escrita também não existe sem a leitura. Encontre inspiração no trabalho de autores como António Mega Ferreira, António Cabrita, Paulo José Miranda, Luís Carmelo, Sérgio Godinho, Gonçalo Waddington ou Ferreira Fernandes. Até ao final do ano, as inscrições em cursos de escrita criativa literária ou comunicacional vêm com brinde. Em parceria com a editora Abysmotemos livros dos escritores supracitados, entre outros, para oferecer aos nossos futuros alunos. Entre num processo literário em curso e revolucione a sua escrita. Leia mais, escreva mais, escreva melhor! 

http://escritacriativaonline.net/prosa-em-curso/

---

Vouchers de Natal

Se procura inspiração, os nossos vales-oferta personalizados são a novidade da estação! Caso ainda tenha prendas por comprar, ofereça imaginação e criatividade com o mais bonito dos embrulhos. Temos vouchers de Natal especialmente preparados para dar um pouco de magia à sua quadra. Os nossos vouchers permitem presentear os seus colaboradores, colegas, amigos ou familiares com ofertas que marcam a diferença! Os vales-oferta podem ser trocados por qualquer produto ou serviço da escola: cursos online, sessões presenciais e serviços literários. Afinal, que melhor presente para apaixonados por livros? 

http://escritacriativaonline.net/vouchers-de-natal-2016/

---

Autor em Destaque: Richard Zimler

Richard Zimler nasceu em Roslyn Heights, Nova Iorque, em 1956. É considerado um dos grandes prosadores ficcionais entre nós. Iniciou a sua carreira literária com o romance “O Último Cabalista de Lisboa”, em 1996. Enquanto romancista, destacam-se na sua obra os livros “A Sétima Porta” (2008), “Os Anagramas de Varsóvia” (2009), “A Sentinela” (2013) e, mais recentemente, “O Evangelho Segundo Lázaro” (2016). Ganhou o prémio National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction, em 1994, e o Herodotus Award para o melhor romance histórico, em 1998. No próximo ano, estará de regresso às Sessões Ícone para conversar sobre os seus livros. A não perder!

http://escritacriativaonline.net/richard-zimler/ 

---

Cursos Online em Destaque

São muitos e muito diversos os cursos do nosso catálogo. Encontre a formação ideal para si, pesquisando a nossa oferta por categorias ou por autores. Tem 28 escritores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Este mês temos uma selecção de cursos sobre diferentes formas de escrita em prosa: conto, romance e dramaturgia.

A.08 Programa Integrado de Criação Literária, Luís Carmelo | 20 Semanas.

D.07 Escrita de Romance Histórico, Cristina Drios | 10 semanas.

D.03 Do Romance ao Conto, Possidónio Cachapa | 10 semanas.

D.04 Oficina de Mini e Micro Contos, Jan Bitencourt | 10 semanas.

G.01 Oficina de Escrita Teatral, Joaquim Paulo Nogueira | 13 semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque nesta newsletter são três romances assinados por Richard Zimler, o novo livro do autor e duas reedições recentes das obras "The Seventh Gate" (2008) e "The Warsaw Anagrams" (2009).

// O Evangelho Segundo Lázaro, Richard Zimler (Porto Editora, 2016)

// A Sétima Porta, Richard Zimler (Porto Editora, 2016)

// Os Anagramas de Varsóvia, Richard Zimler (Porto Editora, 2015)

Este mês, avançamos com três sugestões adicionais: três peças de teatro.

// A Ilha Encantada, Hélia Correia (Relógio D'Água, 2008)

// Daqui Ninguém Entra, Vasco Gato (Companhia das Ilhas, 2016)

// O Nosso Desporto Preferido - Presente, G. Waddington (Abysmo, 2016)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

"O Evangelho Segundo Lázaro", de Richard Zimler, foi alvo de recensões críticas por parte de Helena Vasconcelos (Público), Eduardo Pitta (Sábado) e João Céu e Silva (DN). /////// "Autisme", de Valério Romão, foi objecto de leitura crítica por Ariane Singer (Le Monde), Sébastien Lapaque (Le Figaro) e Alain Nicolas (l'Humanité). /////// Sophie Pujas entrevistou Valério Romão para o Le Point. /////// Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto entre os finalistas do Oceanos 2016 - Prémio de Literatura em Língua Portuguesa (Itaú Cultural). /////// José Luís Peixoto foi entrevistado por Fernando García (La Vanguardia), Luis Alemany (El Mundo) e Andrés Carrizosa (La Nación). /////// "Nem Todas as Baleias Voam", o novo livro de Afonso Cruz, já está nas livrarias. /////// A nova obra de Maria João Cantinho, "Do Ínfimo", foi alvo de lançamento na Fnac Chiado. /////// António Cabrita, Valério Romão, António de Castro Caeiro e Nuno Moura foram os convidados de Paulo José Miranda para a sua rubrica de entrevistas no Hoje Macau. /////// Luís Caetano esteve à conversa com Mário de Carvalho para o Última Edição (Antena 2). /////// O Hoje Macau tem dois novos cronistas residentes: João Paulo Cotrim (Diário de um Editor) e António Cabrita (Diários de Próspero). /////// "Enciclopédia Médica da Família" é o título da narrativa curta de Valério Romão para o oitavo número da revista Granta Portugal. /////// "José Saramago. Homem-Rio", de Inês Fonseca Santos, foi apresentado na Fundação José Saramago, por ocasião da iniciativa Dias do Desassossego'16. /////// Malcolm Lowry (1909-1957) foi o grande homenageado da sessão #184 do ciclo Poetas do Povo, com a participação de Rita Taborda Duarte, Valério Romão, Luís Carmelo, Luís Gouveia Monteiro. /////// O JL entrevistou Cristina Drios, a propósito do mais recente romance da autora, "Adoração". /////// Vamberto Freitas escreveu sobre "Adoração", de Cristina Drios, para a sua coluna no jornal Açoriano Oriental. /////// "A Escritora", conto de Andreia Azevedo Moreira, foi publicado pela Preguiça Magazine. /////// Destaque para a presença de Valério Romão em encontros com os seus leitores franceses: na Librairie Les Volcans (Clermont-Ferrand, 30/11), na Rive Gauche (Lyon, 1/12) e na Librairie Portugaise et Brésilienne (Paris, 2/12). /////// No dia 13 de Dezembro, o Âmbito Cultural El Corte Inglés irá acolher a conferência "A Palavra de Shakespeare", com Helder Macedo (palestra) e José Anjos (leituras). /////// Patrícia Reis (24 de Janeiro) e Luís Carmelo (21 de Fevereiro) são os próximos convidados da série "Este livro que escrevi" (Âmbito Cultural El Corte Inglés). /////// A Festa da Poesia​ (Matosinhos, 7 e 9 de Dezembro) tem em Nuno Júdice​, Maria do Rosário Pedreira e Jaime Rocha algumas das suas cabeças de cartaz. /////// Mário Cláudio, Frederico Lourenço, Bruno Vieira Amaral, Inês Fonseca Santos e João Tordo entre as presenças confirmadas no Tinto no Branco - Festival Literário de Viseu.

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.