EC.ON // Newsletter - Fevereiro de 2014

CURSOS ÍCONE

Cursos Ícone: 1 Evento, 10 Autores de Referência, 38 Prémios Literários

É já este sábado, dia 8 de Fevereiro, que arranca a primeira edição dos Cursos Ícone. Um único evento que é também um evento único. São, no conjunto, dez dias - repartidos ao longo de alguns meses - dedicados à celebração da criatividade e da literatura em língua portuguesa. O escritor José Luís Peixoto é o convidado da sessão de abertura. Seguem-se Patrícia Reis (15 de Fevereiro), Filipa Melo (15 de Março), Margarida Fonseca Santos (29 de Março), Possidónio Cachapa (5 de Abril), Luís Carmelo (12 de Abril), Richard Zimler (3 de Maio), Dulce Maria Cardoso (17 de Maio), Mário de Carvalho (7 de Junho) e, a fechar, João Tordo (5 de Julho). Propomos um programa entre a escrita e a escuta criativa. Cada autor foi desafiado para, numa única tarde, fazer leituras de trechos da sua obra, conversar sobre as suas referências literárias, falar sobre o seu processo criativo e, em registo oficinal, partilhar dicas de criação literária. O conjunto de escritores convidado representa 38 prémios literários, entre os quais os principais galardões nacionais e vários dos mais prestigiados prémios internacionais. Este evento é uma oportunidade para "aprender com os melhores", uma vez que "vão passar pela escola alguns dos nomes mais sonantes da literatura portuguesa da actualidade" (Time Out Lisboa). Trata-se do "mais premiado elenco de escritores num único evento de Escrita Criativa em Portugal" (Agenda Cultural de Lisboa), daí que tenha sido descrito como "o curso do ano" (Fernando Alvim). Devido ao elevado número de inscrições, as sessões irão decorrer num edifício - Prémio Valmor em 1939 - na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, n52 (a apenas 100m das instalações da EC.ON). Aos 38 prémios literários, junta-se assim um galardão arquitectónico. Junte-se a nós.

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/

BRASIL EM PORTUGAL

Brasil & Portugal: Conto & Romance

Nunca o Atlântico foi tão pequeno! Juntaram-se recentemente à equipa da EC.ON seis dos novos autores mais promissores do Brasil: Andréa del Fuego, André de Leones, Claudia Lage, Gabriela Silva, Jan Bitencourt e Reginaldo Pujol Filho. Desta forma, a oferta na área do conto e romance foi substancialmente alargada e engloba agora os cursos "Escrita de Romance", de João Tordo; "Oficina de Conto", de José Eduardo Agualusa; "Do Romance ao Conto", de Possidónio Cachapa; "A Imagem do Miniconto", de Andréa del Fuego; "Poética do Conto", de Claudia Lage; e, por fim, "Oficina de Mini e Micro Contos", de Jan Bitencourt. Uma oferta heterogénea e polifónica, destinada não somente aos dois lados do Atlântico, mas a todo o mundo da lusofonia. Trata-se, além do mais, de um conjunto de escritores premiado neste domínio. A obra "As Três Vidas" de João Tordo foi galardoada com o Prémio Literário José Saramago em 2009. Andréa del Fuego venceu o mesmo prémio na edição seguinte, em 2011, com o livro “Os Malaquias”. Mais recentemente, foi atribuído o Prémio Literário Fernando Namora a "Teoria Geral do Esquecimento", do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Destaque, ainda, para o Emmy que Claudia Lage recebeu em 2013, enquanto guionista, com a novela “Lado a lado” (TV Globo). Venha explorar a vastidão dos universos expressivos da língua portuguesa. Aproveite esta ponte aérea e viaje connosco! 

http://escritacriativaonline.net/cursos/cursos-de-autor/

ENTREVISTA: Patrícia Reis

Conheça os autores EC.ON! Aqui se publica uma brevíssima entrevista, inédita e exclusiva, com Patrícia Reis. Em 2013, a autora publicou o seu sétimo romance, "Contracorpo" (Dom Quixote). Anteriormente já havia publicado, também na Dom Quixote, "Cruz das Almas" (2004), "Amor em Segunda Mão" (2006), "Morder-te o Coração" (2007), "No Silêncio de Deus" (2008) e "Antes de Ser Feliz" (2009), "Por este Mundo Acima" (2011). "Morder-te o Coração", editado em 2007, integrou a lista de 50 livros finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura. No Brasil, Patrícia Reis tem publicado na Leya Brasil e na Editora Língua Geral. Editora da revista Egoísta, Patrícia Reis é sócia do atelier de design e texto 004, participando em projectos de natureza muito variada. Iniciou-se no jornalismo n'O Independente, em 1988. Depois, esteve na revista Sábado, estagiou na revista Time, foi jornalista do Expresso, trabalhou na revista Marie Claire, na Elle e nos projectos especiais do jornal Público. 

> Como responderia a uma questão básica que muitas vezes nos é colocada: “O que entende por escrita criativa”?


Escrever criativamente é aceitar um desafio. A partir de uma situação criada em aula, numa oficina de escrita ou através de um curso on-line, é proposto o desenvolvimento de uma situação que obriga a que a imaginação apareça de forma a se chegar a uma história. Há muitos exercícios criativos que se podem dar a diversos tipos de alunos, sempre considerando a idade, o contexto sócio-económico. Às vezes, as pessoas acham que vão para estes cursos para aprender a escrever. Aprendemos a escrever o primeiro ciclo escolar. O que não aprendemos, muitas vezes, é a exercitar a nossa capacidade de contar uma história de forma eficaz, a analisar a linguagem e a sua riqueza, a considerar as variantes que dispomos para contar uma história.

> Tendo em conta a sua experiência concreta, perguntamos-lhe se os formandos passam realmente a ter, no final dos cursos, uma outra relação com as suas próprias potencialidades expressivas?


Na minha opinião, todos os formandos que tive até hoje – e não posso dizer que tenham sido poucos – assumiram, na última aula, que a sua escrita passou a ser diferente, tal como o entendimento sobre a escrita dos outros. Considero esta avaliação muito positiva. Ao mesmo tempo, tenho o privilégio de ter ex-formandos que já estão no mercado com livros publicados e isso é mesmo uma alegria.

> Nas formações específicas que lecciona, já alguma vez acompanhou formandos que tenham começado do ‘grau zero’ e que tenham acabado por publicar um livro com alguma qualidade literária? Como sintetizaria esse processo?

Sim, já me aconteceu trabalhar com uma pessoa que nunca tinha considerado publicar nada. Não publicou um livro, mas sim um fado. Foi engraçado já que o texto surgiu a partir de um desafio em aula. Tenho duas ex-alunas que tinham a ambição de publicar e, nesse caso, o processo foi distinto. Trabalhámos muito para que os livros estivessem no “ponto”, ou seja, passíveis de serem entregues a uma editora. Passaram as duas com distinção.

> O que pensa do método assíncrono e sobretudo personalizado?


Acredito que uma relação individual, personalizada, torna todo o trabalho mais interessante para o docente e para o formando, os resultados são melhores e mais rápidos. Por outro lado, não posso deixar de dizer que os grupos pequenos, até 4 pessoas, podem potenciar situações criativas e de escrita partilhada: todos aprendem uns com os outros. Ambas são experiências gratificantes. //

http://escritacriativaonline.net/autores/patricia-reis/

POC: Escreva um conto por mês!

O POC (Programa Oficinal do Conto) é o mais recente programa oficinal da EC.ON. Baseia-se no acompanhamento crítico e regular da escrita de contos que dispensa, por natureza própria, a análise de conteúdos e a interiorização prévia de competências dos cursos. O POC destina-se a quem deseja disciplinar a sua escrita em torno do formato clássico do conto. Ao longo de um ano, o formando é convidado a escrever um conto por mês (entre 1.500 e 2.000 palavras), recebendo do coordenador outros tantos comentários que analisarão o modo como as regras estruturantes do género são cumpridas, para além de se focarem, também, de modo aberto, nos aspectos plásticos e isotópicos que os textos venham a suscitar. Esta nova oferta vem assim complementar os demais programas de acompanhamento oficinal da escola (PAOF, PAPPO). A EC.ON tem, adicionalmente, um conjunto de serviços desenhados para si: avenças, assessorias literárias, revisões textuais, traduções, formação em línguas. E a estes juntam-se alguns serviços especificamente concebidos para empresasVenha escrever um conto por mês na nossa companhia!

http://escritacriativaonline.net/servicos/poc/

Clube de Leitura EC.ON

“Macunaíma”, de Mário de Andrade, é a obra em debate no Clube de Leitura da EC.ON, em Janeiro/ Fevereiro de 2014. Publicado em 1928, com uma pequeníssima tiragem, "Macunaíma" viria a tornar-se uma das obras mais proeminentes do movimento modernista e da literatura brasileira. A obra de Mário de Andrade caracteriza-se por uma criatividade narrativa singular e uma inventividade linguística ímpar. É, por conseguinte, um óptimo ponto de partida para o diálogo. O Clube de Leitura - fórum livre e aberto, de periodicidade bimensal destinado à partilha de opiniões sobre obras literárias - foi uma das novidades da EC.ON em 2013. Funcionou originalmente dentro da plataforma de elearning da escola. Este mês marca a sua mudança para um grupo do facebook. Aceite o convite: venha ler e conversar connosco!

http://clubedeleitura.escritacriativaonline.net/

EC.ON: Cursos em Destaque

São cerca de 70 os cursos de escrita criativa disponíveis, tal como consta no nosso Panfleto Oferta 2014 (pdf, 582kb). Fazem parte do corpo docente regular da EC.ON autores como Andréa del Fuego, André de Leones, António Carlos Cortez, Claudia Lage, Filipa Melo, Gabriela Silva, Jan Bitencourt, João M. Nogueira, João Tordo, José Eduardo Agualusa, Joaquim Paulo Nogueira, Luís Carmelo, Margarida Fonseca Santos, Margarida Martins, Miguel Real, Possidónio Cachapa, Patrícia Reis, Paulo Querido, Paulo Simões, Reginaldo Pujol Filho, Valesca de Assis e Yipei Wu. Este mês destacamos os seguintes cursos:

E.04 Oficina de Escrita: Cada um Escreve o que Pode, Patrícia Reis | 8 Semanas | Curso Online

E.01 A Bordo dos Géneros Literários - Oficina de Escrita Criativa, Filipa Melo | 10 Semanas | Curso Online

E.08 Quem Está Falando? O Narrador com Personalidade, Reginaldo Pujol Filho | 10 Semanas | Curso Online

L.11 Oficina de Mini e Micro Contos, Jan Bitencourt | 5 Semanas | Curso Online, Low Cost

J.08 Escrita de Romance - Da Imitação ao Original, João Tordo | 6 Semanas | Curso Presencial

http://escritacriativaonline.net/cursos/

Passatempo: Dia de São Valentim

No dia 14 de Fevereiro celebra-se em Portugal o Dia de São Valentim. No âmbito de um passatempo, a propósito dessa data, estamos a oferecer convites para a sessão de 15 de Fevereiro dos Cursos Ícone! Basta escrever um micro-texto, até 140 palavras, sobre o dia dos namorados ou sobre corações solitários. O pequeno texto deve ser enviado para a EC.ON, até ao dia 12 de Fevereiro. Esse envio pode ser feito ou por email ou através do formulário disponibilizado no endereço aqui partilhado. Os melhores textos serão publicados na página da EC.ON e ganham um convite para a oficina de escrita criativa com Patrícia Reis, no dia 15 de Fevereiro. Participem!

http://escritacriativaonline.net/saovalentim/ 

LEITURAS: Livros do Mês

O Ano Sabático, João Tordo (Dom Quixote, 2013).

Contracorpo, Patrícia Reis (Dom Quixote, 2013).

Terra de Casas Vazias, André de Leones (Rocco, 2013).

BREVES: Notícias

Os Cursos Ícone figuram entre as sugestões culturais da revista Time Out Lisboa, da Agenda Cultural de Lisboa e do e-Cultura. ////////// "Biografia involuntária dos amantes", o novo romance de Joao Tordo, será editado pela Alfaguara, em Abril. {ler mais} ////////// Margarida Fonseca Santos é uma das convidadas da edição de 2014 do Festival Literário de Castelo Branco. {ler mais} ////////// Possidónio Cachapa esteve presente no PLAY - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa. {ler mais} ////////// "A Vida no Céu" (Quetzal), de José Eduardo Agualusa, encontra-se entre os 15 finalistas do Prémio Literário Casino da Póvoa. {ler mais} ////////// O último romance de Miguel Real, "A Cidade do Fim" (Dom Quixote), esteve em destaque no magazine cultural "Agora" e no programa "Ler +, Ler Melhor", ambos da RTP2. ////////// Patrícia Reis foi uma das três nomeadas para personalidade feminina do ano, na categoria Literatura, pela revista Lux. {ler mais////////// João Tordo, Miguel Real e Patrícia Reis são três dos cerca de sessenta autores convidados do 15º Correntes d’Escritas (20 a 22 de Fevereiro, Póvoa de Varzim). {ler mais////////// Margarida Fonseca Santos faz agora parte da agência literária portuguesa Bookoffice. {ler mais} ////////// António Carlos Cortez co-comissariou o encontro “A urgência da literatura” no CCB, a primeira edição da iniciativa “Literatura: Presente, Futuro”. {ler mais} /////////// "Krov u rot", conto inédito de Reginaldo Pujol Filho, foi publicado no blogue do Departamento de Estudos Lusofónos da Sorbonne. {ler mais

https://www.facebook.com/escritacriativaonline

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter mensal, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Estamos sempre disponíveis para esclarecer dúvidas, responder a questões e aceitar sugestões. Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Contactos, Informações e Inscrições: 

http://escritacriativaonline.net/ | escritaconline@gmail.com
http://escritacriativaonline.net/inscreva-se/informacoes/
http://escritacriativaonline.net/inscreva-se/inscricoes/