EC.ON // Newsletter - Junho de 2016

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

Afonso Cruz

Afonso Cruz é, sem dúvida, um dos mais celebrados escritores da sua geração. No dia 2 de Julho, o autor de “Flores” (2015) irá regressar à Rua do Possolo para o encerramento da sexta edição do nosso ciclo dedicado aos escritores portugueses de hoje. “A Carne de Deus”, a sua estreia literária, foi publicada em 2008. Seguiram-se obras como "A Boneca de Kokoschka" (2010), "O Pintor Debaixo do Lava-Loiças" (2011), "Jesus Cristo Bebia Cerveja" (2012) e "Para Onde Vão os Guarda-Chuvas" (2013). Em 2012, juntou o Prémio da União Europeia de Literatura ao Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e ao Prémio Autores SPA/ RTP. "Vamos Comprar um Poeta" (2016) é a sua obra mais recente. Celebre a literatura portuguesa contemporânea na melhor das companhias!

http://escritacriativaonline.net/afonso-cruz/

---

Passeios Literários: Lisboa, Cidade de Escritores

Atenção, última chamada!Logo a abrir, apareces-me pousada sobre o Tejo como uma cidade de navegar”, escrevia José Cardoso Pires em "Lisboa - Livro de Bordo" (1997). Embarque nesta viagem memorável pela antiga estrada de Santos. Afinal, esta antiga artéria caracterizava-se por uma densidade literária pouco habitual. São inúmeros os escritores que percorreram as ruas em seu redor, que ali viveram ou que sobre esses lugares escreveram. Camões, Cervantes, Fernando Pessoa, Eça de Queirós, José Saramago, Alçada Baptista, Nuno Bragança, Richard Zimler e Cardoso Pires constituem alguns dos pontos de paragem obrigatória no nosso roteiro literário lisboeta. No dia 18 de Junho é à volta dessas ruas que se fará o segundo dos nossos passeios literários, na companhia de Raul Henriques. Diga presente a esta viagem ao passado! 

http://escritacriativaonline.net/passeios-por-lisboa/

---

Serviços para Escritores

Somos, antes de mais, um projecto de escritores para escritores. Se precisa de orientação, acompanhamento e aconselhamento; se quer submeter os seus escritos para análise técnica; ou, por último, se procura um consultor para facilitar a bordagem ao mercado editorial, temos a solução ideal para o seu caso. Esta altura do ano é o momento ideal para se dedicar aos seus projectos e os nossos serviços para escritores foram desenhados a pensar em si. Revisões de texto, assessorias literárias, traduções e acompanhamento oficinal são apenas algumas das valências colocadas à disposição de quem nos procura. Escreva-nos e descubra o que podemos fazer por si!

http://escritacriativaonline.net/servicos-para-escritores/

---

Escola de Verão 2016

Já tem planos para este Verão? Para a estação que se aproxima, a EC.ON preparou algo especial. Um conjunto de cursos pensados para colorir os seus dias estivais: para espairecer, para evoluir, para explorar a sua imaginação. Oficinas sobre criatividade, escrita ficcional, conto, guionismo, narração, humor e história da literatura. Jan Bitencourt, Rosa Azevedo, Reginaldo Pujol Filho, Luís Carmelo, Valesca de Assis ou António Cabrita podem ser a sua companhia para os dias de calor que se avizinham. Aceite o desafio e comece o Verão em boa companhia!

http://escritacriativaonline.net/escola-de-verao-2016/

---

Escritores de Selecção: A Equipa de Todos Nós

Coloque a equipa revelação do momento a jogar para si! Margarida Fonseca Santos, Filipa Melo, Possidónio Cachapa, Joaquim Paulo Nogueira, Rosa Azevedo, Cláudia Lucas Chéu, Cristina Drios, João Tordo, Luís Carmelo, António Cabrita e Patrícia Reis constituem um colectivo cheio de experiência, técnica e criatividade. Como escreveu Albert Camus, escritor (e guarda-redes) franco-argelino, "o conhecimento da alma humana passa por um campo de futebol". Encha-se de alma, entre em campo e prepare-se para fazer história(s) com este onze titular. Na grande área da escrita há que aproveitar as oportunidades para fazer vibrar as redes! Aposte neste onze: afinal, a equipa de todos nós pode também ser a sua!

http://escritacriativaonline.net/escritores-de-seleccao/

---

Junho: Cursos de Escrita em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 28 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Em Junho temos uma selecção de cursos sobre romance, guionismo, jornalismo e literatura juvenil.

E.04 Oficina de Escrita, Patrícia Reis | 8 semanas.

D.01 Escrita de Romance, João Tordo | 10 semanas.

D.07 Escrita de Romance Histórico, Cristina Drios | 10 semanas.

B.03 Escrita Criativa para Jornalismo, Luís Carmelo | 10 semanas.

F.03 Livro Juvenil, Margarida Fonseca Santos | 13 Semanas. 

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque em Junho são livros recentes da autoria de Lídia Jorge, Nuno Júdice e Patrícia Reis (com Maria Manuel Viana). Este mês recomendamos, adicionalmente, três livros recém-publicados de poesia. 

// O Amor em Lobito Bay, Lídia Jorge (Dom Quixote, 2016)

// A Conspiração Cellamare, Nuno Júdice (Dom Quixote, 2016)

// Gramática do Medo, Patrícia Reis e Maria M. Viana (Dom Quixote, 2016)

// Senhor Roubado, Raquel Nobre Guerra (Douda Correria, 2016)

// A Dor Concreta, António Carlos Cortez (Tinta-da-china, 2016)

// Auto-retratos, Paulo José Miranda (Abysmo, 2016)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

A programação da EC.ON encontra-se integralmente disponível na aplicação móvel EUNIC App. /////// Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Bruno Vieira Amaral, Valério Romão, Miguel Real, Patricia Reis e Rui Cardoso Martins são alguns dos autores representados no "Guia: Ler e Ver Lisboa". /////// A versão francesa de "Autismo", de Valério Romão, vai sair em Setembro, pela mão das Editions Chandeigne. /////// O livro "As Primeiras Coisas", de Bruno Vieira Amaral, foi a obra escolhida para representar a literatura portuguesa na 4ª edição da Noite da Literatura Europeia. /////// "A Sombra da Vida", o novo livro de Margarida Fonseca Santos, foi apresentado no dia 5 de Junho. /////// O Teatro A Barraca prepara-se para acolher a apresentação da mais recente obra de Cláudia Lucas Chéu, "Pornographia". /////// Nuno Camarneiro, Luís Carmelo, Margarida Vale de Gato foram os convidados de Nuno Miguel Guedes na a sessão do ciclo Poetas do Povo dedicada à poesia de Rui Costa. /////// Luís Gouveia Monteiro fez, na companhia de Helder Macedo, um itinerário literário por Lisboa, Cascais e Mafra para a revista Up (1/06/2016). /////// Sérgio de Sá escreveu sobre “Abaixo do Paraíso”, de André de Leones, para o Jornal O Globo. /////// João Paulo Cotrim assumiu, uma vez mais, a curadoria da Festa da Ilustração de Setúbal. /////// Vasco Gato foi o convidado de Junho da sessão do Clube dos Poetas Vivos. /////// Poemas de Inês Fonseca Santos e Rita Taborda Duarte estiveram em destaque no 37º episódio do programa Literatura Aqui (RTP2). /////// A Buchholz vai receber o re-lançamento de "Altamente", de Margarida Fonseca Santos, no dia 17 de Junho. /////// A Biblioteca Municipal Raul Brandão prepara-se para receber Bruno Vieira Amaral, no dia 16 de Junho, no âmbito da programação do Húmus - Festival Literário de Guimarães. /////// António Mega Ferreira vai ser o responsável pela apresentação da novela "A Conspiração Cellamare", de Nuno Júdice, no dia 20 de Junho, na Livraria Barata. /////// No dia 25 de Junho, a Pó dos Livros vai acolher a sessão de lançamento de "Aves de Incêndio", de Raquel Serejo Martins. /////// A FNAC Oeiras vai receber, no dia 15 de Junho, mais uma apresentação do livro "Outros Dias", de José Mendonça/////// Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, José Eduardo Agualusa, Lídia Jorge, João Tordo e Filipa Leal entre os escritores ouvidos pela Notícias Magazine para a peça "Escritores sempre em viagem". /////// O programa do "Voz Alta - Festival de Leituras Encenadas (22 a 26 de Junho) inclui a leitura de trechos de Gonçalo M. Tavares, pelas vozes de Carlos Vaz Marques e Gonçalo Waddington. /////// "Por Mão Própria", o novo romance de Luís Carmelo (Abysmo), vai ser lançado no dia 21 de Junho, n'A Barraca. 

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.