EC.ON // Newsletter - Maio de 2016

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

A Génese de Lisboa: do Terreiro do Paço ao Chiado

Fernando Pessoa, José Saramago, Eça de Queirós, Luís de Camões, Almada Negreiros, António Alçada Baptista, Nuno Bragança e José Cardoso Pires são alguns dos mais ilustres "habitantes" de Lisboa. No dia 28 de Maio, estes escritores vão ser as figuras centrais do primeiro dos passeios literários que preparámos para si, "A Génese de Lisboa - do Terreiro do Paço ao Chiado". Raul Henriques - tradutor, revisor literário e olissipógrafo - será o nosso guia pelas historietas e ruas ao longo do nosso itinerário olissiponense. Se gosta de literatura, de viajar e de Lisboa, venha partilhar estes percursos na companhia de algumas das mais fascinantes personagens da história lisboeta! Diga presente a esta viagem ao passado!

http://escritacriativaonline.net/passeios-por-lisboa/

---

A Estrada de Santos: do Largo de Camões à Madragoa

A (antiga) estrada de Santos iniciava-se nas portas de Santa Catarina, em pleno Chiado, e seguia para ocidente. Com a expansão urbana da cidade para Oeste, de que o Bairro Alto é um bom exemplo, vão surgindo novos edifícios, palácios e conventos ao longo dessa velha artéria, hoje "desaparecida". As ruas e espaços em seu redor caracterizam-se por uma densidade literária pouco habitual. São inúmeros os escritores que percorreram essas ruas, que ali viveram ou que sobre esses espaços escreveram. No dia 18 de Junho é à volta dessas ruas que se fará o segundo dos nossos passeios literários. Descubra uma Lisboa diferente e descubra-se!

http://escritacriativaonline.net/lisboa-estrada-de-santos/

---

Afonso Cruz & João de Melo

Nos últimos meses, as nossas sessões literárias trouxeram à Estrela alguns dos nomes mais ilustres e premiados das letras lusófonas, tendo tornado a Rua do Possolo o epicentro literário das tardes de Sábado em Lisboa. João de Melo e Afonso Cruz são os escritores que se seguem, fechando com chave de ouro a programação das Sessões Ícone VI. Uma oportunidade ímpar para conversar com os autores de “Os Navios da Noite” e "Flores" sobre livros, literatura e... Lisboa. Inspire-se nesta viagem pelos mundos dos autores e venha celebrar a literatura portuguesa contemporânea na melhor das companhias!

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i06/

---

Assessorias Literárias

Se é escritor, jornalista, professor, investigador, cientista, produtor de conteúdos ou guionista, os nossos serviços profissionais foram desenhados a pensar em si. As nossas assessorias destinam-se a fazer um trabalho de orientação editorial sobre originais que tenham em vista a etapa da publicação. Assumam os textos em causa a forma de romance, novela, conto, ensaio ou obra poética, temos a solução ideal para si. Por isso, se procura um olhar analítico sobre a sua produção escrita, consulte-nos. Descubra o que podemos fazer por si!

http://escritacriativaonline.net/assessorias/

---

Escreva mais, escreva melhor!

A nossa Oficina de Escrita Criativa de Nível Introdutório é, por excelência, a porta de entrada no universo da ficção. O método por nós desenvolvido ao longo dos anos – de carácter qualitativo, personalizado e assíncrono – é um modelo com provas dadas no alicerçar dos processos de escrita (descritivos, narrativos e poéticos). Em qualquer uma das modalidades disponíveis – de treze, dez ou seis semanas – trata-se de uma forma eficaz e criativa de desenvolver a sua expressão escrita (linguística e/ ou literária). Por conseguinte, se decidir investir em si, pense em nós. Escreva mais, escreva melhor! 

http://escritacriativaonline.net/escreva-mais/

---

Curso de Guionismo, por António Cabrita

Interessa-se por guionismo? Quer aprender mais sobre story lines, plots e turning points? A oficina de Guionismo, orientada por António Cabrita, disponibiliza um conjunto ferramentas incontornáveis para quem se quer aventurar no mundo dos guiões. António Cabrita nasceu em Almada, em 1959, e vive presentemente em Moçambique. É escritor, guionista, jornalista e crítico. Durante dezanove anos escreveu crítica literária e cinematográfica para o semanário Expresso. Entre os seus livros destacam-se “A Maldição de Ondina” (2013) e “Éter” (2015). Escreveu os argumentos de filmes como “Paraíso Perdido”, de Alberto Seixas Santos (1995); “Eu Vi a Luz Num País Perdido”, de António Escudeiro (1999); e “Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra”, de José Carlos de Oliveira (2005); entre outros. Faça parte deste filme!

http://escritacriativaonline.net/guionismo/

---

EUNIC App: Cultura em Lisboa

A programação da EC.ON encontra-se integralmente disponível na aplicação móvel EUNIC App, da EUNIC, a rede europeia de institutos culturais (de que fazem parte o Instituto Camões, o Instituto Cervantes, o Goethe-Institut, o British Council, o IFP, entre outros). Trata-se de uma aplicação desenvolvida para dispositivos móveis, iOS e Android, que procura agregar eventos de natureza cultural em cidades europeias. Em Lisboa, esta aplicação inclui não apenas a programação dos parceiros da rede, mas também de várias instituições culturais locais: Fundação José Saramago, Casa Fernando Pessoa, Teatro São Luiz, CCB, Fundação Gulbenkian, Pessoa & Companhia, entre muitas outras. A aplicação pode ser descarregada a partir da iTunes App Store (iOS) e do Google Play (Android). Agora já pode ter a cultura em Lisboa na ponta dos dedos! 

http://escritacriativaonline.net/eunic-app/

---

Maio: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 28 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Em Maio temos uma selecção de cursos sobre escrita criativa, guionismo, romance e literatura juvenil.

B.01.A Curso de Guionismo, António Cabrita | 10 semanas.

D.01 Escrita de Romance, João Tordo | 10 semanas.

F.03 Livro Juvenil, Margarida Fonseca Santos | 13 semanas

A.03 Oficina de Escrita Criativa - Nível Avançado, Luís Carmelo | 13 semanas

E.08 Quem Está Falando?, Reginaldo Pujol Filho | 10 semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque em Junho são três livros relacionados, de alguma forma, com Lisboa, da autoria de José Cardoso Pires, José Saramago e Richard Zimler.

// Lisboa - Livro de Bordo, José Cardoso Pires (Dom Quixote, 2001)

// História do Cerco de Lisboa, José Saramago (Porto Editora, 2016)

// O Último Cabalista de Lisboa, Richard Zimler (Porto Editora, 2015)

Foram seleccionados, adicionalmente, livros recentes de autores que já passaram pela Rua do Possolo: Rui Cardoso Martins, Afonso Cruz e Luís Afonso.

// Levante-se o Réu Outra Vez, Rui Cardoso Martins (Tinta-da-china, 2016)

// Vamos Comprar um Poeta, Afonso Cruz (Caminho, 2016)

// O Quadro da Mulher Sentada a Olhar para o Ar com Cara de Parva e Outras Histórias, Luís Afonso (Abysmo, 2016)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

Entre 26 de Maio e 13 de Junho, Lisboa vai receber a 86ª edição da sua Feira do Livro. Gonçalo M. Tavares, João Tordo, Afonso Cruz, João de Melo, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, José Eduardo Agualusa, Richard Zimler, Nuno Júdice, Rui Cardoso Martins, Margarida Fonseca Santos e Patrícia Reis entre as presenças confirmadas. /////// Gonçalo M. Tavares e Dulce Maria Cardoso foram os convidados das residências literárias do Festival Literário da Gardunha. /////// Gonçalo M. Tavares e João Tordo em destaque na segunda edição do festival "Conversations Fictives", em Paris. /////// A oitava edição da revista Gerador conta com contributos de Cláudia Lucas Chéu e Cristina Drios. /////// O livro "O Quadro da Mulher Sentada a Olhar para o Ar com Cara de Parva e Outras Histórias", de Luís Afonso (Abysmo), foi apresentado no Bar Irreal, em Lisboa, com as presenças de Rui Cardoso Martins e João Paulo Cotrim. /////// No dia 29 de Maio, Luís Carmelo vai apresentar "Arigato, eu", de Luís Brito. /////// "A Sombra da Vida", o novo livro de Margarida Fonseca Santos, vai ser apresentado no dia 5 de Junho. /////// O novo livro infantil de Jose Luis Peixoto, "Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos", já chegou às livrarias. /////// Helder Macedo é o convidado do quinto episódio do projecto Arquipélago. /////// Lídia Jorge foi a convidada do episódio #16 da Biblioteca de Bolso, o podcast literário de Inês Bernardo e José Mário Silva. /////// Patricia Reis e Teolinda Gersão marcaram presença na sessão "Escrita a Quatro Mãos", no âmbito do festival LeV - Literatura em Viagem, em Matosinhos. /////// A Casamundi Cultura vai receber duas oficinas orientadas por Gabriela Silva, em torno da vida e obra de José Saramago. /////// O espaço Carpe Diem Arte e Pesquisa prepara-se para acolher a apresentação da mais recente obra de Cláudia Lucas Chéu, "Pornographia". /////// António Carlos Cortez escreveu sobre "Roturas e Ligamentos", de Rita Taborda Duarte e Andre da Loba, para o JL. /////// “Um presépio sem Natal”, de Filipa Melo, é um dos textos do novo volume da revista Granta Portugal. /////// Luís Carmelo foi um dos convidados de "A Poética do Desejo", a sessão #152 dos Poetas do Povo. /////// Bruno Vieira Amaral e Maria João Cantinho em destaque na reportagem "Revistas Literárias", no número de Maio da Agenda Cultural de Lisboa. /////// Mário de Carvalho, Rui Cardoso Martins, Margarida Vale de Gato, Filipa Leal e Bruno Vieira Amaral em destaque no último número da revista Estante. 

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.