EC.ON // Newsletter - Março de 2016

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) é uma das mais importantes escritoras portuguesas do século XX. Nasceu no Porto, em 1919. Na sua vasta obra, destacam-se os livros de poesia, os contos e as histórias para crianças. Entre os inúmeros galardões que recebeu sobressaem o Prémio Camões (1999), o Prémio Pessoa (1999), o Prémio Max Jacob Étranger (2001) e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana (2003). No dia 16 de Abril, no âmbito das Sessões Ícone VI, a EC.ON vai receber Fernando J. B. Martinho para uma palestra inteiramente dedicada à autora de "No Tempo Dividido". Uma oportunidade a não deixar passar! 

http://escritacriativaonline.net/sophia/

---

Sessões Ícone VI

Imagine que era possível reunir, em um único evento e num espaço intimista, vários escritores ilustres dispostos a falar-lhe dos seus autores de eleição e das suas obras literárias. Na verdade, não precisa de puxar muito pela imaginaçãoNas primeiras 5 edições das Sessões Ícone, passaram pelas nossas instalações 51 autores, ao longo de 48 memoráveis sessões. Paulo José Miranda, Fernando J.B. Martinho, Hélia Correia, Maria João Cantinho, Helena Sacadura Cabral, João de Melo e Afonso Cruz são os autores que se seguem. Participe neste ciclo e aproveite algumas tardes de Sábado, entre Abril e Julho de 2016, para celebrar a literatura portuguesa contemporânea e estimular a sua criatividade enquanto leitor e/ ou escritor. Afinal, estes encontros literários face a face estão à distância de apenas um clique!

http://escritacriativaonline.net/oficina-jornalismo/

---

Assessorias

Tem um trabalho de teor narrativo (romance ou conto), ensaístico (artigo ou tese) ou poético que necessita de análise? Quer submeter os seus textos para apreciação técnica? Encontra-se a preparar um livro para publicação e quer um consultor pessoal para o auxiliar nesse processo? As nossas assessorias destinam-se a fazer um trabalho de orientação editorial sobre originais que tenham em vista a etapa da publicação. Esta linha de serviços dirige-se a profissionais tão diversos como escritores, jornalistas, professores, investigadores, cientistas, produtores de conteúdos ou guionistas. Escreva-nos e descubra o que podemos fazer por si! 

http://escritacriativaonline.net/assessorias/

---

Oficina de Poesia Contemporânea

Interessa-se por poesia? Quer conhecer melhor a novíssima poesia portuguesa? Deseja explorar as tendências actuais no mundo da expressão poética? Em caso de resposta afirmativa, a nossa Oficina de Experiência Estética e Poesia Contemporânea, disponível em duas modalidades (de dez e treze semanas), é a resposta aos seus anseios. Trata-se de uma formação para quem se interessa por poesia, enquanto leitor ou criador. Lembre-se que pode frequentar os nossos cursos online em qualquer ponto do globo e a qualquer momento! Inscreva-se e dê um pouco de poesia ao seu quotidiano! 

http://escritacriativaonline.net/poesia-contemporanea/

---

Março, Mês da Poesia

Entre na Primavera em boa companhia! O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março e, no Brasil, o Dia Nacional da Poesia comemora-se poucos dias antes, a 14 de Março. Ambas as datas têm como propósito promover a leitura e a escrita de poesia. Em conformidade com esses propósitos, instituímos Março como o mês da Poesia, dando especial atenção à nossa oferta poética. Gabriela Silva, António Carlos Cortez e Liliana S. Ribeiro são os nossos destaques no mais poético dos meses. Em Março, deixe-se levar pela poesia! 

http://escritacriativaonline.net/dia-da-poesia/

---

27 de Março, 

Dia do Teatro 

Marque já na agenda! No dia 27 de Março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro. Este dia foi estabelecido em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, de modo a fixar uma data para comemorar esta forma de expressão milenar. Um dia para prestar tributo a dramaturgos, actores, encenadores, cenógrafos e todas as pessoas envolvidas nas artes de palco. A EC.ON, como é hábito, associa-se à efeméride, dando particular destaque aos autores da casa neste domínio: Joaquim Paulo Nogueira, Cláudia Lucas Chéu e Margarida Fonseca Santos. Os nossos cursos em escrita teatral, texto dramático e escrita de cena são a nossa sugestão para estes dias. Venha celebrar connosco! E, claro, vá ao teatro! 

http://escritacriativaonline.net/dia-do-teatro/

---

Março: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 28 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Em Março escolhemos destacar uma pequena selecção de cursos sobre poesia e teatro.

E.07 A Criação Poética – Escrevendo Poesia, Gabriela Silva | 10 semanas.

E.06 Poesia Contemporânea, António Carlos Cortez | 10 semanas.

A.10 Oficina de Experiência Estética e Poesia Contemporânea, Luís Carmelo | 10 semanas.

G.01 Oficina de Escrita Teatral, Joaquim Paulo Nogueira | 13 semanas.

G.03 Escritas de Cena, Cláudia Lucas Chéu | 13 semanas.

F.04 Escrever Teatro para Crianças e Jovens, Margarida Fonseca Santos | 11 semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque em Março são livros que remetem para o programa das Sessões Ícone VI. Sophia de Mello Breyner Andresen, Hélia Correia e Paulo José Miranda são os autores em destaque.

// A Terceira Miséria, Hélia Correia (Relógio D'Água, 2012)

// Exercícios de Humano, Paulo José Miranda (Abysmo, 2014)

// Obra Poética, Sophia de Mello Breyner Andresen (Assírio & Alvim, 2015)

Na medida em que Março é, por excelência, o mês da poesia, foram seleccionadas adicionalmente obras de António Carlos Cortez, Vasco Gato, Herberto Helder, José Anjos, Joana Emídio Marques e Nuno Júdice.

// Animais Feridos, António Carlos Cortez (Dom Quixote, 2016)

// Primeiro Andar, Vasco Gato (Artefacto Edições, 2016) 

// Letra Aberta, Herberto Helder (Porto Editora, 2016)

// Manual de Instruções para Desaparecer, José Anjos (Abysmo, 2015)

// Ritornelos, Joana Emídio Marques (Abysmo, 2014)

// Navegação de Acaso, Nuno Júdice (Dom Quixote, 2013)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

O livro "A General Theory of Oblivion", de José Eduardo Agualusa, é uma das obras finalistas do Man Booker International Prize. /////// João Tordo e Hélia Correia são dois dos convidados da Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha. /////// Paulo José Miranda em destaque no Público, a propósito da sua presença no "Rota das Letras - Festival Literário de Macau". /////// "Primeiro Direito", o novo livro de Vasco Gato, está a ser lançado pela Artefacto. /////// "Abaixo do Paraíso", o sexto livro de André de Leones, acaba de ser publicado pela Rocco. /////// Reginaldo Pujol Filho escreveu sobre Manoel Carlos Karam, para o jornal O Globo. /////// Mário Cláudio, Cristina Drios e Andreia Azevedo Moreira estiveram em Paredes de Coura para o lançamento da antologia de contos "O País Invisível" (Centro Mário Cláudio). /////// A 12.ª etapa da Viagem Literária da Porto Editora aconteceu em Setúbal e contou com a presença de Mário de Carvalho. /////// Gonçalo M. Tavares e Dulce Maria Cardoso entre os convidados das residências literárias no âmbito do Festival Literário da Gardunha. /////// Nuno Camarneiro, Rita Taborda Duarte e Cristina Carvalho são alguns dos convidados do Ponte Escrita - Encontro Luso-galaico de Escritores. /////// O "Poesia com Chá" acolheu a apresentação do livro "Dias Claros", de José Mendonça. /////// Afonso Cruz, Bruno Vieira Amaral e Daniel Oliveira entre as presenças confirmadas para a sexta edição do Festival Literário da Madeira. /////// João de Melo foi entrevistado por Mariana Pereira para o Diário de Notícias. /////// António Carlos Cortez é a personalidade em destaque na edição de Março da Agenda Cultural de Lisboa. /////// Margarida Fonseca Santos é a autora responsável pela quarta e última parte da rubrica "uma aventura" nas páginas da Estante, a revista literária da Fnac.

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.