EC.ON // Newsletter - Fevereiro de 2016

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

Sessões Ícone VI:

Pré-lançamento

Encontre inspiração junto de algumas das vozes literárias mais interessantes da literatura portuguesa contemporânea. Paulo José Miranda, Fernando J.B. Martinho, Hélia Correia, Maria João Cantinho, Helena Sacadura Cabral, João de Melo e Afonso Cruz são os nossos convidados para as tardes de Sábado, entre Abril e Julho de 2016. O programa deste ciclo (idealizado tanto para leitores, como para escritores), é composto por seis tardes primaveris dedicadas à celebração da cultura, dos livros e da língua. Este mês, cumpre-se o segundo aniversário das Sessões Ícone. Até agora, no âmbito deste ciclo, passaram pela escola dezenas de autores premiados e centenas de participantes. Venha fazer parte deste mundo! A campanha de pré-lançamento em curso representa uma poupança de cerca de 45% em inscrições antecipadas no pleno de sessõesReserve já o seu lugar!

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i06/

---

Sessões Ícone V: 

Última chamada

Segundo a teogonia grega, Chronos surgiu no princípio dos tempos como uma serpente com três cabeças: de homem, de touro e de leão. António Mega Ferreira, José Eduardo Agualusa e Daniel Oliveira são, figurativamente, três rostos que dão corpo ao nosso tempo, encabeçando o rol de convidados da quinta série das Sessões Ícone (coordenada por João Paulo Cotrim). Acompanha colunas de opinião e textos de comentário? O cronómetro está a contarse quer ter a oportunidade de dialogar com os seus colunistas preferidos, estas sessões apresentam-se como uma ocasião ímpar para os conhecer e interpelar. Se foi diagnosticado com a doença das crónicas, aceite o desafio e venha conversar sobre literatura, jornalismo e os tempos que correm. Última chamada! 

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i05/

---

Seminário de Tradução de Latim com António de Castro Caeiro

Esta Primavera, António de Castro Caeiro vai ministrar um seminário de tradução de Latim (iniciativa à qual a EC.ON se associa). Na primeira metade de cada uma das sessões, procura fazer-se uma iniciação à morfologia e sintaxe do latim, sendo a segunda metade dedicada à tradução de um clássico. “De ira”, de Séneca, é a obra que servirá de ponto de partida a este percurso. António de Castro Caeiro é professor universitário, ensaísta e tradutor. Obteve o grau de doutor em Filosofia Antiga com tese sobre Platão e Aristóteles, em 1998. Ensina Filosofia Antiga e Filosofia Contemporânea na FCSH-UNL, desde 1990. Ministra regularmente seminários de tradução de textos de teor filosófico em alemão, grego antigo e latim. Traduziu do grego obras como “Ética a Nicómaco de Aristóteles” (Quetzal) e “Píndaro – Odes Píticas para os Vencedores” (Prime Books). Foi, ainda, responsável pela tradução do latim de “São Paulo: Apocalipse e Conversão” (Aletheia). Em 2015, publicou o ensaio “Um Dia Não São Dias” (Abysmo). Não desperdice mais o nosso latim: inscreva-se!

http://escritacriativaonline.net/traducao-de-latim/

---

Acompanhamento Oficinal: PAOF, POC, PAPPO

Procura formas personalizadas de aprimorar os seus textos, contos e poemas? Deseja submeter o que escreve para apreciação e análise por leitores experientes? Os nossos programas de acompanhamento oficinal (PAOF, POC e PAPPO) constituem uma modalidade de escrita orientada e foram concebidos justamente a pensar em si. Estes serviços vão ao encontro de quem procura formas de acompanhamento e tutoria, fora do quadro de cursos convencionais em áreas como a ficção, o conto e a poesia. Escreva-nos e encontre um leitor que o acompanhe!

http://escritacriativaonline.net/servicos/acompanhamento-oficinal/

---

Saiba mais, escreva melhor!

Quer saber mais sobre Literatura Portuguesa? Quer conhecer melhor os autores que marcaram o Séc.XX, em Portugal? Deseja aprofundar o seu conhecimento de escritores celebrados como Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Mário Cesariny, Herberto Helder, Alexandre O'Neill, Vergílio Ferreira, José Saramago, Luiz Pacheco ou Maria Gabriela Llansol? Quer saber mais sobre movimentos literários como o realismo, o modernismo, o surrealismo ou o neo-realismo? Esta oficina foi concebida por Rosa Azevedo justamente para leitores criativos que desejam aprofundar conhecimentos neste domínio. Saiba mais, escreva melhor!

http://escritacriativaonline.net/literatura-sec-xx/

---

Leia mais, escreva melhor!

Adolfo Bioy Casares, Julio Cortázar, Fernando Pessoa, Eça de Queirós e José Saramago foram alguns dos autores que, no passado, tiveram obras em debate no Clube de Leitura EC.ON. Um livro é proposto de dois em dois meses e, da sua leitura, esperam-se intervenções críticas, de modo a contribuir para o diálogo em torno de livros, escritores e literatura. Esta comunidade de leitores informal assume uma periodicidade bimensal e é moderada e dinamizada por Teresa Devesa. Aceite o convite: venha ler e debater connosco! Leia mais, escreva melhor!

http://escritacriativaonline.net/clube-de-leitura/

---

Fevereiro: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 28 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Em Fevereiro temos uma selecção de cursos sobre história da literatura, géneros literários, romance e literatura infantil.

E.01 A Bordo dos Géneros Literários, Filipa Melo | 10 semanas.

E.09 Literatura Portuguesa - Séc.XX, Rosa Azevedo | 8 semanas.

F.01 Escrever Para Crianças I, Margarida Fonseca Santos | 11 semanas.

A.08 Programa Integrado de Criação Literária, Luís Carmelo | 20 Semanas.

D.01 Escrita de Romance, João Tordo | 10 semanas. | 10 semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque em Fevereiro são livros da autoria de Rui Cardoso Martins (romance), António Mega Ferreira (ensaio) e Filipa Leal (poesia).

// O Osso da Borboleta, Rui Cardoso Martins (Tinta-da-china, 2014)

// O Essencial Sobre Dom Quixote, António Mega Ferreira (INCM, 2015)

// Vem à Quinta-feira, Filipa Leal (Assírio & Alvim, 2015)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Nuno Júdice e Filipa Leal estiveram no Hay Festival Cartagena, na Colômbia. /////// Rosa Azevedo esteve à conversa com António Mega Ferreira em mais uma sessão do ciclo "Muito Cá de Casa", na Casa da Cultura de Setúbal. /////// Nuno Camarneiro foi um dos convidados de Fevereiro de José Mário Silva e Inês Bernardo no podcast "Biblioteca de Bolso". /////// O espaço Via Cultura, em Porto Alegre, vai acolher uma oficina presencial com Valesca de Assis. /////// O 2.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia vai contar com Margarida Fonseca Santos, Afonso Cruz e Mário de Carvalho. /////// Valério Romão escreveu o texto "Dar galo ao António Cabrita", para o número 56 da revista Egoísta. /////// Cristina Drios e Andreia Azevedo Moreira representadas na antologia de contos "O País Invisível" (Centro Mário Cláudio). /////// Hugo Pinto Santos escreveu sobre "Breves Notas sobre Música", de Gonçalo M. Tavares, para o Público. /////// Isabel Lucas escreveu sobre "O Paraíso Segundo Lars D.", de João Tordo, para o Público. /////// Jonatan Silva escreveu para o Jornal Rascunho sobre Gonçalo M. Tavares. /////// Inês Fonseca Santos coordenou a iniciativa "Palavras do Mundo" (GLEM e CML) na celebração do Dia Internacional da Língua Materna. Gonçalo Waddington, Rita Taborda Duarte, Nuno Júdice, João Paulo Cotrim, António De Castro Caeiro, Luís Carmelo, Vasco Gato e Filipa Leal entre os convidados. /////// "O Essencial sobre Dom Quixote", de António Mega Ferreira, lançado pelo INCM. /////// A obra de estreia de Filipa Leal no catálogo da Assírio e Alvim, "Vem à quinta-feira", chegou este mês às livrarias. /////// Hugo Pinto Santos escreveu sobre "Dez razões para aspirar a ser gato", de Valério Romão (Mariposa Azual), para o Ípsilon. /////// Nuno Júdice, Patrícia Reis e Inês Fonseca Santos foram alguns dos convidados de Anabela Mota Ribeiro na sessão do ciclo "Ler no Chiado", dedicada a Vergílio Ferreira. /////// Os Poetas do Povo celebraram o seu terceiro aniversário com a presença de João Paulo Cotrim, Joaquim Paulo Nogueira, José Anjos, Luís Carmelo e Rosa Azevedo. /////// Pedro Mexia escreveu sobre "Viagens à Ficção Hispano-Americana", de António Mega Ferreira (Arranha-céus), para a Revista E/ Expresso. /////// A programação da EC.ON encontra-se disponível na EUNICapp, a aplicação móvel da rede europeia de institutos culturais. 

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.