EC.ON // Newsletter - Janeiro de 2016

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // 

---

Escola de Escritas: Oferta 2016

Faça mais leituras, envolva-se em mais projectos, concretize mais resoluções, escreva mais. Mais nunca são em excesso, especialmente em Janeiro. Entre no novo ano com o pé direito, descarregue o nosso folheto e conheça a nossa oferta para 2016! Margarida Fonseca Santos, Patrícia Reis, João Tordo, Luís Carmelo, Andréa del Fuego, Valesca de Assis, Jan Bitencourt, Gabriela Silva, Reginaldo Pujol Filho, Filipa Melo, Rosa Azevedo, Cristina Drios, Cláudia Lucas Chéu e Joaquim Paulo Nogueira são alguns dos 28 autores, responsáveis pelos 79 cursos online da escola. E a este corpo docente regular junta-se a oferta presencial, materializada nos Cursos Ícone e em sessões oficinais. Mantenha-se a par das nossas sugestões e explore um mundo de opções criativas! Dê (mais) um curso ao seu 2016! 

http://escritacriativaonline.net/escola-de-escritas-2016/

---

Sessões Ícone V: 

Literatura e Crónica

António Mega Ferreira, José Eduardo Agualusa e Rui Cardoso Martins. Estes três escritores de referência (e cronistas ilustres) vão estar na EC.ON, no contexto da quinta série das Sessões Ícone, coordenada por João Paulo Cotrim. Aceite o desafio e venha partilhar algumas tardes de Sábado na nossa companhia, a conversar sobre literatura, crónica e jornalismo (e as zonas de intersecção entre esses universos). Se quer ter a oportunidade de dialogar com os seus romancistas/ colunistas preferidos, estas sessões representam uma ocasião ímpar para os conhecer, estimular novas leituras e fomentar novas escritasJunte-se a nós e partilhe uma viagem memorável pelos mundos dos escritores! 

http://escritacriativaonline.net/literatura-e-cronica/

---

Jornalismo e Opinião:

Oficina de Escrita

Interessa-se por jornalismo? Acompanha colunas de opinião, textos de comentário e editorais? Segue o trabalho de cronistas e colunistas? Uma das nossas novidades para as próximas semanas é uma sequência formativa especial, em regime de B-learning, aliando um curso online de referência, a workshops nas instalações da escola com cronistas de eleição. O pacote "Jornalismo e Opinião" concretiza-se em três sessões presenciais com os colunistas Fernanda Câncio, Daniel Oliveira e Luís Afonso. Essas sessões ocorrem paralelamente a uma oficina de escrita em jornalismo, em regime de e-learning, com a duração de dez semanas. Esta sequência inicia-se já no dia 6 de Fevereiro. Faça como os nossos convidados e esteja em cima do acontecimento!

http://escritacriativaonline.net/oficina-jornalismo/

---

Escreva Mais, Escreva Melhor!

Quer encontrar a sua voz literária? É leitor compulsivo e quer aventurar-se no mundo da escrita? Quer iniciar um projecto literário e não sabe por onde começar? No caso de resposta afirmativa a alguma destas interrogações, o nosso Curso de Escrita Criativa de Nível Introdutório, disponível em três modalidades (de seis, dez e treze semanas), é a resposta às suas resoluções para 2016. Se sente vontade em aprimorar o seu domínio da língua, lembre-se que pode frequentar os nossos cursos online em qualquer ponto do globo e a qualquer momento! Escreva mais, escreva melhor, escreva connosco!

http://escritacriativaonline.net/escreva-mais/

---

Assessorias Literárias e Revisão de Texto

Tem um texto, literário ou técnico, que carece de revisão? Tem dúvidas quanto à sintaxe e ortografia do que escreve? Quer submeter os seus escritos para análise técnica? Encontra-se a preparar um livro para publicação e quer evitar as armadilhas da língua? Os nossos serviços literários e profissionais foram desenhados para ir ao seu encontro. Afinal, o início do ano é a altura ideal para se dedicar aos seus projectos, sejam de cariz pessoal ou de natureza profissional. Num contexto cada vez mais exigente, a aposta na melhoria da expressão escrita pode fazer a diferença. É por isso que a EC.ON oferece um conjunto heterogéneo de serviços, dirigido não somente a escritores, mas a estudantes, jornalistas, professores, investigadores, profissionais de comunicação, publicitários, produtores de conteúdos, redactores, guionistas, entre muitos outros. Escreva-nos e descubra o que podemos fazer por si

http://escritacriativaonline.net/servicos-profissionais/

---

Ficção: Cursos Avançados

Quer desenvolver as suas competências linguísticas e aprimorar a sua escrita? Já fez um curso introdutório e procura um desafio diferente? Sente-se preparado para subir o patamar de exigência? Enfrente a folha de papel em branco e pegue numa caneta. Se gosta de ficção e se procura formações avançadas, estas soluções foram pensadas para si. Por conseguinte, se decidir investir em si, lembre-se de nós! Os níveis avançados da nossa Oficina de Escrita e os Seminários de Escrita Ficcional foram concebidos, antes de mais, como instrumentos de desenvolvimento linguístico/ literário. Estimule a sua criatividade e avance na nossa companhia. Deixe-se de tretas e força nas canetas!

http://escritacriativaonline.net/cursos-avancados/

---

Clube de Leitura: Adolfo Bioy Casares

Adolfo Bioy Casares (1914-1999) é um dos mais aclamados escritores argentinos. Colaborador de Jorge Luis Borges e marido da também escritora Silvina Ocampo, é frequentemente citado como uma influência decisiva por inúmeros autores contemporâneos. A sua obra mais famosa, "A Invenção de Morel" (1940), é o texto em debate no Clube de Leitura da EC.ON, até ao final de Fevereiro. O romance de Bioy Casares é tanto uma mordaz crítica da tecnologia moderna, como uma reflexão em torno das fronteiras da realidade, cruzando características de literatura fantástica, ficção científica e policial. Aceite o convite: venha ler e conversar connosco! Leia mais, escreva melhor!

http://escritacriativaonline.net/bioy-casares/

---

Inquérito 2016

Ajude-nos a melhorar! A satisfação de quem nos procura é a nossa principal preocupação. Este questionário tem como propósito recolher sugestões para melhorar a programação da escola, indo ao encontro dos interesses e objectivos individuais de quem nos procura. Tem sugestões para melhorar serviços? Ideias para desenvolver actividades? Propostas relacionadas com autores a integrar em iniciativas futuras? Estamos a desenvolver esforços para fortalecer a nossa oferta e a sua opinião é importante. Participe e deixe-nos as suas sugestões e propostas! 

http://escritacriativaonline.net/inquerito-2016/

---

Janeiro: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 28 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Em Janeiro temos uma selecção de cursos sobre jornalismo, conto e escrita ficcional.

B.02 Oficina de Escrita Criativa para Jornalismo, Luís Carmelo | 13 Semanas

D.04 Oficina de Mini e Micro Contos, Jan Bitencourt | 10 semanas.

D.05 A Imagem do Miniconto, Andréa del Fuego | 10 semanas.

E.08 Quem está falando?, Reginaldo Pujol Filho | 10 semanas.

E.04 Oficina de Escrita, Patrícia Reis | 8 Semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque em Janeiro são colectâneas de crónicas assinadas por jornalistas convidados das Sessões Ícone V: Rui Cardoso Martins, Daniel Oliveira e Fernanda Câncio.

// Levante-se o Réu, Rui Cardoso Martins (Tinta-da-china, 2015)

// A Década dos Psicopatas, Daniel Oliveira (Tinta-da-china, 2015)

// Sermões Impossíveis, Fernanda Câncio (Tinta-da-china, 2010)

Este mês sugerimos três livros adicionais da autoria de António Mega Ferreira, José Eduardo Agualusa e Luís Afonso.

// Papéis de Jornal, António Mega Ferreira (INCM, 2011)

// O Lugar do Morto, José Eduardo Agualusa (Tinta-da-china2011)

// Sociedade Recreativa, Luís Afonso (Dom Quixote, 2005)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

A programação da EC.ON encontra-se disponível na EUNICapp, a aplicação móvel da rede europeia de institutos culturais. /////// Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz e Filipa Leal confirmados no Hay Festival Cartagena, na Colômbia. /////// Cristina Drios encontra-se em residência literária na Ventspils House, na Letónia. /////// Rosa Azevedo esteve à conversa com Gonçalo M. Tavares em mais uma sessão do ciclo "Muito Cá de Casa", na Casa da Cultura de Setúbal. /////// O Âmbito Cultural El Corte Inglés recebeu o lançamento de "Viagens à Ficção Hispano-americana", de António Mega Ferreira (Arranha-céus). /////// Rita Taborda Duarte esteve à conversa com Ana Daniela Soares em mais um "À volta dos livros" (Antena1). /////// Rui Cardoso Martins escreveu sobre Elena Ferrante para o Público. /////// João Tordo é o primeiro convidado de "Se Eu Fosse Um Livro", o novo ciclo literário das Bibliotecas Municipais de Oeiras. /////// O espaço Via Cultura, em Porto Alegre, vai acolher uma oficina presencial com Valesca de Assis.  /////// Em Fevereiro, Rosa Azevedo estará de volta à livraria Leituria para um curso sobre o Surrealismo Português. /////// O Folio 2016 arranca com residência literária de Valério Romão, em Óbidos. /////// Ana Sousa Dias escreveu sobre Nuno Teotónio Pereira (1922-2016) para o DN. /////// Está a ser publicada na Colômbia uma antologia poética de Filipa Leal, pela mão da editora Tragaluz. /////// O 2.º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia vai contar com Margarida Fonseca Santos, Afonso Cruz e Mário de Carvalho. ///////  O livro "O Torcicologologista, Excelência", de Gonçalo M. Tavares, tem estado a ser lido por Carlos Vaz Marques e Gonçalo Waddington para a rubrica "Livro do Dia" (TSF). /////// Eurico Ricardo escreveu sobre “Bicicleta à Chuva”, de Margarida Fonseca Santos, para o projecto Deus Me Livro. /////// Já teve início a nova edição do curso "Uma História da Cultura", de Luís Carmelo, no Âmbito Cultural El Corte Inglés. /////// Gonçalo M. Tavares e Bruno Vieira Amaral estiveram em Faro, em mais uma etapa do projecto Viagem Literária. /////// "Terapia", a nova série da RTP1, foi escrita pelo argumentista Mário Cunha

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, InstagramGoogle+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.