EC.ON // Newsletter - Outubro de 2015 (2)

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // Outubro, um dos meses da rentréeé um mês marcado pelo elevado número de novidades editoriais. É, por isso, uma newsletter dedicada à edição.

---

Helder Macedo: Literatura e Lusofonia

Helder Macedo, uma das mais respeitadas personalidades da cultura lusófona, vai marcar presença na EC.ON em Novembro, para falar sobre a sua obra, a literatura e a lusofonia. Uma sessão muito especial com uma figura histórica e incontornável da literatura lusófona do Séc.XX. Helder Macedo doutorou-se em Letras, na Universidade de Londres, onde é presentemente Emeritus Professor of Portuguese. Entre 1993 e 1999, foi Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas. Fez parte do Grupo do Café Gelo, juntamente com Luiz Pacheco, Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria ou Herberto Helder. Na sua obra literária destacam-se os livros "Partes de África" (1991), "Pedro e Paula" (1998) e "Sem Nome" (2005). Foi distinguido com o Prémio Jacinto Prado Coelho da Associação Internacional de Críticos Literários, os prémios Ensaio (1999) e Narrativa (2006) do PEN Club Português, o Prémio Casimiro Dantas da Academia das Ciências de Lisboa e é Comendador da Ordem de Santiago da Espada. A sessão tem entrada livre, embora sujeita a inscrição devido ao número reduzido de vagas. 

http://escritacriativaonline.net/eventos/helder-macedo/

---

Colecção Cadernos EC.ON 

Cadernos EC.ON é "uma colecção que veste o cenário de um laboratório. Ideias explosivas (ensaio), ingredientes secretos (poesia) e fórmulas radicais (ficção) combinam-se aqui, sob os auspícios da Arranha-céus, de modo a que as experiências dos alunos, ex-alunos e professores da EC.ON atinjam o essencial: os corações dos leitores". Foi assim que se apresentou a parceria entre a EC.ON e a Arranha-céus/ Abysmo há um ano atrás. Aos livros de Liliana Ribeiro, Vanessa Godinho e Valesca de Assis, juntam-se três novos livros - com idêntico pendor lusófono - da autoria de Kátia Gerlach (Brasil), Jean Alberty (Brasil) e Andes Chivangue (Moçambique). O lançamento triplo terá lugar no dia 14 de Novembro, pelas 17h00, nas instalações da EC.ON. Para apresentar as novas edições temos três convidados muito especiais: António Cabrita, Gabriela Silva e João Paulo CotrimUma colecção, seis autores e três novos livros a conhecer!

http://escritacriativaonline.net/cadernos/

---

Bruno Vieira Amaral

Bruno Vieira Amaral, o nosso convidado da sessão Ícone de 28 de Novembro, acaba de receber o Prémio Literário José Saramago de 2015. Parabéns, Bruno! O autor nasceu em 1978. É escritor, crítico literário e tradutor. Formou-se em História pelo ISCTE-IUL. É autor do “Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa” (Guerra e Paz). Colaborou no DN Jovem, a Atlântico e o Jornal i. Presentemente colabora com a Revista LER e é assessor de comunicação do Grupo Bertrand Círculo. “As Primeiras Coisas” (Quetzal, 2013), a sua estreia literária, foi considerado livro do ano pela revista Time Out Lisboa e venceu os prémios P.E.N. Narrativa e Fernando Namora. A esses galardões junta-se agora o Prémio José Saramago. Em Novembro vai estar na nossa escola para conversar sobre livros, escrita, literatura e referências culturais. Será o quarto vencedor do Prémio José Saramago a marcar presença nas sessões Ícone, juntando-se a Gonçalo M. Tavares, João Tordo e José Luís Peixoto. 

http://escritacriativaonline.net/bruno-vieira-amaral/

---

Literatura e Ciência: Sessões Ícone IV

“Literatura e Ciência” é a designação de um conjunto de duas sessões, no âmbito da quarta edição dos Cursos Ícone, em que se procura o diálogo e o debate entre autores que, de diferentes formas, representam pontes entre o universo literário e o mundo da ciência. Carlos Fiolhais, Gonçalo Waddington, Nuno Camarneiro e Cristina Carvalho são os convidados deste ciclo. Reserve já o seu lugar!

– Carlos Fiolhais + Gonçalo Waddington (31 de Outubro, 2015)
– Nuno Camarneiro + Cristina Carvalho (5 de Dezembro, 2015)

http://escritacriativaonline.net/literatura-e-ciencia/

---

Serviços Literários: A linha certa. Para si.

Tem um projecto literário e não sabe por onde começar? Gostava de se dedicar à criação literária de forma acompanhada? Quer submeter o que escreve para apreciação por autores experientes? Se respondeu afirmativamente a alguma destas interrogações, a nossa linha de serviços foi concebida a pensar em si: assessorias literárias, acompanhamento oficinal, avenças e edição. Estes serviços estão na linha da frente para apoiar projectos, tanto de índole pessoal, como de natureza profissional. Encontre o caminho certo para chegar ao seu destino, estação a estação. Aceite o desafio e entre na linha!

http://escritacriativaonline.net/servicos-literarios/

---

Serviços para Empresas

Encontre o ramo certo para si! A EC.ON possui na sua oferta um conjunto de serviços desenvolvidos especificamente para organizações: avenças empresariais, seminários presenciais, formações à medida, eventos de team building, vouchers (para funcionários, colaboradores e clientes). Esta linha de serviços materializa-se não só na qualificação dos recursos humanos, mas também na disponibilização de serviços especializados profissionais. Invista em criatividade! Afinal, a melhoria da expressão escrita pode fazer a diferença no contexto empresarial. Além desta oferta dedicada, uma parte significativa dos cursos da EC.ON está desenhada de modo a ser útil para organizações e pessoas que delas fazem parte. Consulte-nos e solicite uma proposta à sua medida! Invista em si, aposte em nós!

http://escritacriativaonline.net/servicos-empresas/

---

Clube de Leitura: José Régio

José Régio nasceu em Vila do Conde, em 1901. É considerado um dos mais relevantes escritores e poetas portugueses do Séc.XX. Data de 1925 o livro que marca a sua revelação como escritor: “Poemas de Deus e do Diabo”. Em 1926 forma-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pouco depois, em 1927, fundou a revista Presença, com Branquinho da Fonseca e João Gaspar Simões. Em 1928, muda-se para Portalegre, onde seria professor de liceu durante mais de trinta anos. Além da sua consagração entre os principais poetas portugueses, José Régio viria a revelar-se como romancista, novelista e contista. Morreu em Vila do Conde em 1969. A novela “O Vestido Cor de Fogo”, inicialmente inserida na colectânea “História de Mulheres” (1946), é uma das suas narrativas curtas mais conhecidas. E é, também, o texto em debate no Clube de Leitura EC.ON até ao final de Outubro.

http://escritacriativaonline.net/jose-regio/

---

Outubro: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 24 autores e cerca de 70 cursos por onde escolher. Em Outubro temos uma selecção de cursos sobre poesia, conto, livro juvenil e escrita ficcional.

D.07 Escrita de Romance Histórico, Cristina Drios | 10 semanas.

G.01 Oficina de Escrita Teatral, Joaquim Paulo Nogueira | 13 semanas.

D.04 Oficina de Mini e Micro Contos, Jan Bitencourt | 10 semanas.

E.05 Oficina de Descoberta Criativa, Valesca de Assis | 10 semanas.

E.08 Quem Está Falando?, Reginaldo Pujol Filho | 10 semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque em Outubro são três livros recém-publicados de autores que participam na quarta edição dos Cursos Ícone: Gonçalo M. Tavares, Nuno Júdice e Nuno Camarneiro.

// O Torcicologologista, Excelência, Gonçalo M. Tavares (Caminho, 2015)

// Não Acordem os Pardais, Nuno Camarneiro e Rosário Pinheiro (Dom Quixote, 2015)

// A Convergência dos Ventos, Nuno Júdice (Dom Quixote, 2015)

Este mês, excepcionalmente, dada a profusão de novidades no mercado editorial, temos seis sugestões adicionais. Aos três livros de ficção seleccionados, da autoria de Afonso Cruz, Valério Romão e Reginaldo Pujol Filho, juntam-se três obras não ficcionais de Filipa Melo, Filipa Leal e Nelson Nunes.

// Flores, Afonso Cruz (Companhia das Letras, 2015)

// Dez Razões para Aspirar a Ser Gato, Valério Romão (Mariposa Azual, 2015)

// Só Faltou o Título, Reginaldo Pujol Filho (Record, 2015)

// Os Últimos Marinheiros, Filipa Melo (FFMS, 2015)

// Pelos Leitores de Poesia, Filipa Leal (Abysmo, 2015)

// Quando a Bola Não Entra, Nelson Nunes (Ideia Fixa/ Alêtheia, 2015)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

"Quem Disser o Contrário é Porque tem Razão", de Mário de Carvalho, é a obra a vencedora do Prémio PEN Ensaio 2015. /////// Bruno Vieira Amaral é o nono vencedor do Prémio Literário José Saramago. /////// "Os Memoráveis", de Lídia Jorge, foi galardoado com o Prémio Urbano Tavares Rodrigues 2015 (e a sua versão francesa, editada pela Métailié, encontra-se entre os pré-seleccionados do Prix du Meilleur Livre Étranger deste ano). /////// Mário Cláudio é o autor homenageado no Escritaria 2015, em Penafiel, e será a figura literária da Feira do Livro do Porto 2016. /////// João Tordo esteve em Montréal no Festival International de la Littérature (FIL)/////// Entre as dezenas de autores participantes no FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos encontram-se José Eduardo Agualusa, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Margarida Fonseca Santos, Patrícia Reis, João Tordo, Valério Romão, Bruno Vieira Amaral, João Paulo Cotrim, Cristina Carvalho, Carlos Fiolhais, Filipa Leal, Rita Taborda Duarte, Vasco Gato e Inês Fonseca Santos/////// Os autores Miguel Real, Margarida Fonseca Santos, Gonçalo Waddington, Filipa Leal, Luís Carmelo e João Paulo Cotrim marcaram presença na primeira edição do Festival Literário de Ovar. /////// Entre as novidades editoriais da rentrée encontramos "O Torcicologologista, Excelência", de Gonçalo M. Tavares; "Dez Razões para Aspirar a Ser Gato", de Valério Romão"Pelos Leitores de Poesia", de Filipa Leal; "Flores", de Afonso Cruz; "A Convergência dos Ventos", de Nuno Júdice; "Astronomia", de Mário Cláudio; "O Paraíso Segundo Lars D.", de João Tordo; ou "Em Teu Ventre", de José Luís Peixoto/////// O livro "Só Faltou o Título", a estreia no romance de Reginaldo Pujol Filho, foi lançado na Palavraria, em Porto Alegre. /////// Valesca de Assis esteve entre os cinco autores finalistas para o título de patrono da 61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. /////// Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz estiveram em São Paulo, a convite do festival Tarrafa Literária. /////// João Paulo Cotrim é uma das 25 figuras lisboetas em destaque na edição especial que celebra os 25 anos da Agenda Cultural de Lisboa. /////// Luís Carmelo e Gabriela Silva são alguns dos convidados do 1º CLEC - Congresso Lusófono de Escrita Criativa. /////// O romance ”Gnaisse”, de Luís Carmelo, esteve em debate no Grupo de Leitura da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo. /////// Sandra Gonçalves escreveu sobre "Os Últimos Marinheiros", de Filipa Melo, para o Diário Digital. /////// Cristina Carvalho, Rita Taborda Duarte, Joana Emídio Marques, Cláudia Lucas Chéu e Diana Pimentel em destaque na programação do "Raias Poéticas - Afluentes Ibero-Afro-Americanos de Arte e Pensamento", em Famalicão. /////// Luís Carmelo é convidado de Miguel Martins, para a sessão do "Poesia às Quintas" de 29 de Outubro. /////// Margarida Fonseca Santos vai estar na Arquivo, em Leiria, para mais uma apresentação do livro "Altamente". /////// Está a ser ultimada a publicação de três novos livros da colecção "Cadernos EC.ON" (Arranha Céus), da autoria de Kátia Gerlach, Jean Alberty e Andes Chivangue.

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter mensal, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.