EC.ON // Newsletter - Setembro de 2015

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // Setembro é o mês, por excelência, de regressos. Volte connosco e acompanhe-nos no eterno retorno ao ciclo anual. Invista em si, aposte em inspiração, criatividade e imaginação e tenha uma rentrée em grande.

---

Festa da Rentrée Literária 2015

O termo rentrée é um galicismo. Contudo, quem não tem galo, caça com gato. Vasco Gato é, justamente, o nosso convidado especial para celebrar a rentrée cultural, os livros e a poesia. “Fera oculta” (Douda Correria, 2014), a sua obra mais recente, sucede a livros como “Um Mover de Mão” (Assírio & Alvim, 2000), “Imo” (Quasi, 2003), “Omertà” (Quasi, 2007) ou “A Fábrica” (Língua Morta, 2013). Este ano, a nossa Festa da Rentrée Literária está marcada para o dia 3 de Outubro, pelas 18h30, após a sessão inaugural dos Cursos Ícone IV. Não deixe fugir este serão literário memorável. Afinal, à noite, apenas alguns gatos são bardos. 

http://escritacriativaonline.net/rentree-literaria-2015/

---

Sessões Ícone IV: Contagem Decrescente 

Autores de excelência em sessões de referência. Tem sido este o mote para os Cursos Ícone, agora regressados após um breve interregno. A quarta edição está prestes a começar e encontra-se subordinada ao tema "Literatura, Imaginação, Ciência". O programa compreende oito tardes dedicadas à celebração da cultura, do pensamento, da ciência e das letras. João Paulo Cotrim, Gonçalo M. Tavares, Almeida Faria, Carlos Fiolhais, Gonçalo Waddington, Nuno Camarneiro, Cristina Carvalho, Bruno Vieira Amaral e Nuno Júdice são os nossos convidados. Reserve já o seu lugar! Atenção: várias sessões já esgotadas ou perto de esgotar.

http://escritacriativaonline.net/cursos-icone-iv/

---

Escrita de Romance:

Curso Presencial

Como desenvolver uma voz narrativa original? Qual a relevância da perspectiva, dos pontos de viragem, do arco narrativo e do desenlace? Se se interessa por estes tópicos e se gosta de aulas colectivas e do contacto directo com os autores, este curso presencial foi concebido a pensar em si. O guia nesta viagem pelos caminhos da escrita ficcional é o romancista João Tordo. O escritor publicou, até à data, oito romances. "O Luto de Elias Gro" (2015) é a sua obra mais recente e, em certa medida, uma das fontes de inspiração para esta oficina. Este curso representa o regresso de um autor da casa aos cursos presenciais na EC.ON. Assuma o seu romance com a escrita e faça-nos companhia!

http://escritacriativaonline.net/joao-tordo/

---

Escreva Mais, Escreva Melhor!

Sente vontade em estimular a sua criatividade? Quer melhorar o seu nível de escrita? Sente vontade em desenvolver a sua expressão linguística e literária? Pretende aprimorar o seu uso dos processos descritivos, narrativos e poéticos? No caso de resposta afirmativa a alguma destas questões, aceite o nosso desafio. A nossa oficina de nível introdutório é não apenas uma janela para o mundo, mas a porta de entrada no mundo da escrita criativa. Explore as paisagens literárias, linguísticas e culturais do mundo lusófono. E, lembre-se, pode frequentar os nossos cursos online em qualquer ponto do globo, onde quer que esteja! Escreva-nos e escreva connosco! 

http://escritacriativaonline.net/escreva-mais/

---

Serviços Literários: PAOF

Deseja dedicar-se à criação literária de forma acompanhada? Quer submeter o que escreve para apreciação por autores experientes? Se respondeu afirmativamente a alguma destas interrogações, a nossa linha de serviços foi concebida a pensar em si. Os programas de acompanhamento oficinal, em particular o PAOF, vai ao encontro de quem procura formas de acompanhamento fora do quadro de cursos e oficinas convencionais. Trata-se de uma modalidade de acompanhamento e estímulo à escrita pessoal, cujo desenvolvimento se encontra dissociado das habituais exigências temporais, teóricas e laboratoriais que são próprias dos cursos de escrita criativa. Encontre o caminho certo para chegar ao seu destino, estação a estação. Aceite o desafio e encontre a linha certa para si!

http://escritacriativaonline.net/paof/ ‎

---

Língua Portuguesa: 266.674.583 Falantes, 9 Países, 1 Só Língua

Quer conhecer o Rio de Janeiro, Luanda, Maputo, Praia, Bissau, Dili, Macau ou Lisboa? Deseja explorar a vastidão dos universos expressivos da língua portuguesa? Este ano assinalam-se os 801 anos de história da nossa língua. É, por conseguinte, um ano de festa no Brasil, em Portugal, em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste ou Macau. A EC.ON encontra-se no vasto oceano da lusofonia e conta com uma equipa experiente de capitães oriundos dos quatro cantos do mundo. Os nossos autores representam a possibilidade de viajar por diferentes formas de pensar, falar e escrever em português. Não perca este barco. Uma viagem inesquecível pelos mundos da língua aguarda por si! 

http://escritacriativaonline.net/portugues/

---

E-learning: 1 Escola, 27 Autores, 78 Cursos Online

Aproveite este período para refrescar ideias e estimular a sua capacidade criativa. São 27 os autores e 78 os cursos de escrita criativa que fazem parte da oferta regular da nossa escola em áreas como a escrita criativa literária, a escrita comunicacional, a literatura infanto-juvenil, a dramaturgia, entre outras. Nos cursos online da escola, convidamos escritores a trabalhar as suas experiências e saberes oficinais com os nossos formandos. Encontre o curso certo para si e o docente ideal para o acompanhar no seu trajecto.

http://escritacriativaonline.net/cursos-online/

---

Setembro: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 24 autores e cerca de 70 cursos por onde escolher. Em Setembro temos uma selecção de cursos sobre poesia, conto, livro juvenil e escrita ficcional.

E.07 A Criação Poética - Escrevendo Poesia, Gabriela Silva | 10 semanas.

D.04 Oficina de Mini e Micro Contos, Jan Bitencourt | 10 semanas.

A.05 Seminário de Escrita Ficcional, Luís Carmelo | 12 semanas.

F.03 Livro Juvenil, Margarida Fonseca Santos | 13 semanas.

E.08 Quem Está Falando?, Reginaldo Pujol Filho | 10 semanas.

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque em Setembro são três livros de convidados dos Cursos Ícone IV: João Paulo Cotrim, Bruno Vieira Amaral e Nuno Júdice

// O Branco das Sombras Chinesas, João Paulo Cotrim e António Cabrita (Abysmo, 2012)

// As Primeiras Coisas, Bruno Vieira Amaral (Quetzal, 2013)

// O Fruto da Gramática, Nuno Júdice (Dom Quixote, 2014)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Mia Couto, Afonso Cruz, Nuno Júdice são alguns dos autores com livros novos na rentrée. /////// Antonio Sáez Delgado escreveu sobre Gonçalo M. Tavares para o El País. /////// Cristina Drios entre os 13 escritores ouvidos para o dossier sobre "Romance Histórico" do JL (Ano XXXV, No 1170). /////// Margarida Fonseca Santos, Filipa Leal, Gonçalo Waddington, Luís Carmelo e Miguel Real entre os convidados da primeira edição do Festival Literário de Ovar. /////// Inês Meneses entrevistou Gonçalo Waddington para o Expresso. /////// "Quando a Bola não Entra", de Nelson Nunes, é apresentado no dia 14 de Setembro. /////// José Eduardo Agualusa e Mia Couto são duas das presenças confirmadas no Pauliceia Literária, o Festival Internacional de Literatura de São Paulo. /////// Gonçalo M. Tavares foi um dos convidados da edição de 2015 do Fliaraxa. /////// "Férias não é lugar de dormir", de Jan Bitencourt, foi publicado na revista Confeitaria. /////// "Alma Vagueante" é a designação de uma nova rubrica do DN, assinada por Mário Cláudio/////// Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz vão marcar presença no Festival Tarrafa Literária. /////// Margarida Fonseca Santos foi uma das convidadas de Anabela Mota Ribeiro a sessão "Ler no Chiado" dedicada a Anne Frank. /////// Já está nas livrarias o livro infantil de Nuno Camarneiro, "Não Acordem os Pardais". /////// O ensaio "Pelos Leitores de Poesia", segundo volume da colecção "Fósforo" (Abysmo), da autoria de Filipa Leal, foi lançado no decurso da Feira do Livro do Porto. /////// Carlos Fiolhais, Nuno Camarneiro, Possidónio Cachapa, Richard Zimler e Sérgio Godinho na programação da Feira do Livro do Porto 2015. /////// Patrícia Reis esteve à conversa com Ana Tomás para o Jornal I. /////// Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto são os primeiros autores da colecção de portugueses da Dublinense, coordenada por Reginaldo Pujol Filho.

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter mensal, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.