EC.ON // Newsletter - Agosto de 2015

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // "A imaginação/ ergue-se do arrepio da sombra/ guerrilha entre parênteses/ ergue-se da constante chacina/ procurando outra coisa/ outra causa/ o outro lado do ver." Ana Hatherly (O Pavão Negro, 2003)

---

Sessões Ícone IV: Literatura, Imaginação, Ciência

Nuno Júdice, Almeida Faria, Gonçalo M. Tavares, Cristina Carvalho, Carlos Fiolhais, João Paulo Cotrim, Gonçalo Waddington, Nuno Camarneiro e Bruno Vieira Amaral são os nossos convidados para a quarta edição das sessões Ícone. Estes ilustres autores juntam-se assim a uma iniciativa que tem contado com alguns dos nomes mais marcantes do imaginário colectivo lusófono. A programação desta edição integra oito tardes dedicadas à celebração da cultura, do pensamento, da ciência, da imaginação e da literatura em língua portuguesa. Reserve já o seu lugar e ofereça-se uma viagem memorável pelo(s) mundo(s) dos escritores! Atenção, última chamada para a campanha de pré-lançamento, em vigor até ao próximo dia 20 de Agosto (inscrições antecipadas com praticamente 50% de desconto). Últimas vagas.

http://escritacriativaonline.net/cursos-icone-iv/

---

Refresque-se! Passatempo de Verão

Gosta de escrever? Escreva uma ficção curta, até 140 palavras, que tenha como tema a mais quente das quatro estações. Afinal, imaginação rima com Verão e os dias grandes, o calor e o ar do mar ajudam a puxar pela criatividade. Envie o seu texto, até ao dia 20 de Agosto, para a EC.ON. As melhores micro-narrativas serão publicadas na página da escola e habilitam-se vouchers de 60€ e 30€ que podem ser utilizados pelo participante, para uso próprio ou para oferta, em cursos online e/ ou sessões presenciais da escola. Aventure-se e puxe pela imaginação: participe.

http://escritacriativaonline.net/passatempo-de-verao/

---

Campanha de Verão: Publicidade, Jornalismo, Biografia

Já pensou em como aproveitar ao máximo este período estival? Imaginação é a palavra chave para esta estação. E, com isso em mente, preparámos algo especial a pensar em si: uma campanha especial destinada a colorir o seu Agosto e estimular a sua criatividade. Afinal, o Verão é um período particularmente apropriado para refrescar capacidades e desinibir potencialidades. Para os dias quentes que se avizinham o nosso conselho é que descanse e aproveite para se dedicar a si. A redução em cursos inseridos nesta campanha é de 50%, até 31 de Agosto. Pode escolher entre cursos de escrita criativa em jornalismo, publicidade ou humor. Renove as suas energias, refresque as ideias e dedique uma parte do seu Agosto ao prazer da escrita!

http://escritacriativaonline.net/verao-criativo-2015/

---

Uma Janela para o Mundo!

Tenha um mês... a gosto! O pico do Verão é a altura ideal para puxar pela imaginação, para se aventurar na exploração de diferentes formas de expressão e para se dedicar aos seus projectos. Venha a banhos na praia da criatividade e aproveite as janelas abertas para arejar ideias. As nossas oficinas de escrita criativa são, acima de tudo, uma janela para o mundo. Aproveite o sol e explore as paisagens literárias, linguísticas e culturais de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde ou Timor-Leste. E, lembre-se, pode frequentar os nossos cursos online em qualquer ponto do globo, onde quer que esteja! No trabalho ou em férias, na cidade ou no campo, na praia ou na montanha! Venha escrever connosco: abra esta janela e desfrute da paisagem! 

http://escritacriativaonline.net/escrita-criativa-literaria/

---

Escrita de Romance, com João Tordo

Quais as consequências de se optar por uma voz narrativa na primeira ou na terceira pessoas? Qual a relevância dos pontos de viragem e do arco narrativo? Qual a diferença entre storyline e plotline? Se se interessa por estes tópicos e se gosta de aulas colectivas e do contacto directo com os autores, este curso foi concebido a pensar em si. Ao longo das duas sessões presenciais, João Tordo procura dar resposta a estas interrogações, trabalhando algumas ferramentas associadas à escrita ficcional. Nestas sessões pretende-se explorar a imaginação e a criatividade, através de exercícios práticos de criação literária. João Tordo nasceu em Lisboa, em 1975. Publicou, até à data, oito romances. "O Luto de Elias Gro" (2015) é a sua obra mais recente. Dedique-se à escrita de romance e tenha um romance com a escrita!

http://escritacriativaonline.net/joao-tordo/

---

Literatura e Imaginação: Gonçalo M. Tavares 

Imagine que um dos mais celebrados e inventivos autores lusófonos estava de volta à EC.ON. Na verdade, não é preciso imaginar. Gonçalo M. Tavares está de regresso à Rua do Possolo para uma masterclass no âmbito da quarta edição dos Cursos Ícone. Intitula-se “Literatura e Imaginação” e terá lugar nos dias 10 e 17 de Outubro. O autor dispensa apresentações: é um dos mais prolíficos, traduzidos e premiados escritores portugueses. Os seus livros encontram-se editados em 46 países e 30 línguas. Tem recebido inúmeros prémios literários, nacionais e internacionais, entre os quais destacamos o Prémio José Saramago, o Prémio Fernando Namora, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco da APE, o Prémio Portugal Telecom, o Prémio Internazionale Trieste, o Prémio Belgrado Poesia, o Prix Du Melleur Livre Étranger, entre outros. Uma sessão dupla imperdível!

http://escritacriativaonline.net/goncalo-m-tavares/

---

Festa da Rentrée Literária com Vasco Gato 

Marque já na agenda! A esperada Festa da Rentrée Literária acontece no dia 3 de Outubro, pelas 18h30, após a sessão inaugural dos Cursos Ícone IV com João Paulo Cotrim. Vasco Gato é o nosso convidado especial. O autor nasceu em Lisboa, em 1978. É tradutor e poeta. A sua estreia poética a solo aconteceu com o livro “Um Mover de Mão” (Assírio & Alvim, 2000). Seguiram-se obras como “Imo” (Quasi, 2003), “Lucifer” (Ed. Alexandria, 2003), “A prisão e paixão de Egon Schiele” (&etc, 2005), “Omertà” (Quasi, 2007), “Cerco Voluntário” (Cadernos do Campo Alegre, 2009) ou “A Fábrica” (Língua Morta, 2013). “Fera Oculta”, publicado em 2014 pela Douda Correria, é o seu livro mais recente. Não falte à festa e desfrute de um memorável "début de soirée littéraire"!

http://escritacriativaonline.net/rentree-literaria-2015/

---

Mia Couto: Clube de Leitura 

"The novels of the Mozambican writer Mia Couto reside in the borderlands. Couto’s work doesn’t so much blur the generic and stylistic boundaries we normally draw as explode them" - escreveu recentemente Anthony Domestico para o Boston Globe. Heather Scott Partington (LA Times) acrescentou: "This is a dark tale, but Couto's skill in revealing information slowly - judiciously - allows us the realization that there is less of a difference between the savagery of man and beast than we'd like to think." Essas recensões constituem um bom indicador do estatuto conquistado pelo autor moçambicano no meio literário um pouco por todo o mundo, mas também do apreço pelo lugar na sua obra de uma narrativa como "A Confissão da Leoa” (2012). Este livro é, justamente, o texto em debate no nosso Clube de Leitura. Aceite o convite: venha ler e conversar connosco!

http://escritacriativaonline.net/mia-couto/

---

Biografia, Ficção e Autoconhecimento 

Quer conhecer-se melhor? A escrita criativa é também, ou pode ser também, uma forma de autoconhecimento. Nesta abordagem, a escrita é colocada como método ao serviço da autodescoberta pessoal e não, como é habitual, ao serviço do incremento das ferramentas literárias e/ou comunicacionais. Aqui trabalha-se com narrativas extraídas da vida dos próprios formandos. As narrativas autobiográficas são expostas a múltiplas combinações de sentido e a estímulos discursivos, acabando por resultar em processos enriquecedores para quem os enceta. Venha ao nosso encontro e encontre-se! 

http://escritacriativaonline.net/biografia-e-ficcao/

---

Agosto: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 26 autores e cerca de 79 cursos online por onde escolher. Em Agosto temos uma selecção de cursos sobre teatro, guionismo e romance.

D.01 Escrita de Romance, João Tordo | 10 semanas.

D.07 Escrita de Romance Histórico, Cristina Drios | 10 semanas.

B.01 Curso de Guionismo (Cinema, Documentário e Teatro), Luís Carmelo | 10 semanas.

G.03 Escritas de Cena, Cláudia Lucas Chéu | 13 semanas

G.01 Oficina de Escrita Teatral, Joaquim Paulo Nogueira | 13 semanas

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque em Agosto são três livros recentemente publicados de autores convidados para a quarta edição dos Cursos Ícone. A selecção inclui uma colectânea de contos (Nuno Camarneiro), um romance (Cristina Carvalho) e uma peça de teatro (Gonçalo Waddington)

// Se Eu Fosse Chão, Nuno Camarneiro (Dom Quixote, 2015)

// O Olhar e a Alma, Cristina Carvalho (Planeta, 2015)

// Albertine, O Continente Celeste, Gonçalo Waddington (Abysmo, 2015)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

Nuno Júdice escreveu sobre Ana Hatherly (1929-2015) para o Diário de Notícias. /////// "Retrato de Rapaz", de Mário Cláudioé a obra galardoada com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE/ DGLAB 2015. /////// A primeira edição do FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos tem em José Eduardo Agualusa o curador da programação literária. /////// "Quando a Bola não Entra", de Nelson Nunes, já está nas livrarias e será apresentado no dia 25 de Agosto. /////// "Manual de Ramil, terra e saudade", de Manuel Rodas, foi apresentado em Soajo. /////// Lídia Jorge, José Eduardo Agualusa e Mia Couto participaram no debate "Afinidades Electivas: África na Literatura Lusófona", no âmbito do FIC - Festival Internacional de Cultura. /////// Cláudia Lucas Chéu foi uma das convidadas de Nuno Markl, num dos episódios do "5 para a meia noite", da RTP. /////// Luís Carmelo foi um dos entrevistados de Fernando Alvim para a rubrica "Balanço Vital", do Jornal Metro. /////// Valério Romão é o autor do quinto capítulo do romance colectivo que a revista Gerador tem vindo a publicar. /////// "Altamente", de Margarida Fonseca Santos e Joana Jesus, em destaque no Letra Pequena, o blogue de Rita Pimenta para o Público. /////// José Eduardo Agualusa é o responsável pelo editorial do mais recente número da Estante, a revista literária da Fnac. /////// Nuno Júdice foi alvo de uma longa entrevista com Maria Ramos Silva, para o Sol. /////// Chegou às bancas a edição celebra os 15 anos da revista Egoísta, editada por Patrícia Reis. /////// Foi lançada uma renovada revista Epicur, agora dirigida por Filipa Melo. /////// Bruno Vieira Amaral marcou presença no Âmbito Cultural El Corte Inglés, para o lançamento de "Aleluia" (FFMS). /////// Carlos Fiolhais sugeriu "dez livros para as férias", através do Público. /////// Susana Oliveira escreveu sobre "Mapa Mudo", de Luís Carmelo, para o projecto Writing Place - Laboratory for Architecture and Literature. /////// José Eduardo Agualusa e Rosa Montero foram os convidados da etapa de Castelo Branco, da Viagem Literária promovida pela Porto Editora. /////// Nuno Júdice e Joana Emídio Marques estiveram entre os finalistas do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes 2015. /////// Mário de Carvalho escreveu sobre "O Olhar e a Alma, romance de Modigliani", de Cristina Carvalho, para o JL. /////// João Tordo esteve na livraria Note.pt de Campo de Ourique, para um encontro com leitores. /////// Cristina Drios entre os 13 escritores ouvidos para o dossier sobre "Romance Histórico" na mais recente edição do JL. /////// Jan Bitencourt escreveu o texto "Férias não é lugar de dormir" para a revista Confeitaria. /////// Margarida Fonseca Santos, Miguel Real, Luís Carmelo, Filipa Leal, Gonçalo Waddington, Mário Cláudio e José Anjos são alguns dos convidados do Festival Literário de Ovar. 

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter mensal, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.