EC.ON // Newsletter - Junho de 2015

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // "A ficção é maravilhosa. Inventar uma mentira é a melhor maneira de contar a verdade." Dulce Maria Cardoso 

---

Mário de Carvalho: Sessão Dupla

Aprenda com os melhores! Mário de Carvalho está de volta à nossa escola para um curso presencial sobre escrita ficcional. O autor de “Quem Disser o Contrário é Porque Tem Razão: Letras Sem Tretas – Guia Prático de Escrita de Ficção” vem propor alguns exercícios, sugestões e dicas sobre processos de criação literária. Por onde começar? Com que começar? Quem assumir como referência? Se quer ser melhor leitor ou se procura escrever melhor, estas sessões foram concebidas a pensar em si. Afinal, esta sessão em dose dupla, nos dias 6 e 20 de Junho, constitui a rara oportunidade de trabalhar oficinalmente com um dos mais destacados autores lusófonos. Dificilmente se encontra melhor forma de começar e quem disser o contrário é provável que esteja enganado. A não perder

http://escritacriativaonline.net/mario-de-carvalho/

---

Maria Teresa Horta: 13 de Junho 

Maria Teresa Horta é uma das mais estudadas escritoras portuguesas do Séc.XX. Estreou-se com “Espelho Inicial” (1960), fez parte do grupo Poesia 61 e foi co-autora do livro “Novas Cartas Portuguesas” (1972). Os obras de ficção "Ambas as Mãos sobre o Corpo" (1970), "A Paixão Segundo Constança H." (1994) e "As Luzes de Leonor" (2011) são um dos pontos altos da sua carreira. Venceu inúmeros prémios literários, destacando-se o Prémio D. Dinis e o Prémio de Consagração da SPA. No dia 13 de Junho vai estar na EC.ON, na companhia de Miguel Real, Casimiro de Brito e Maria João Cantinho, para conversar sobre a sua vida e obra. Uma poeta e ficcionista apaixonante e uma oportunidade a agarrar!

http://escritacriativaonline.net/maria-teresa-horta/

---

Sessões Ícone: Poesia de Agora

Filipa Leal, Margarida Vale de Gato e Maria João Cantinho são as nossas convidadas da sessão de encerramento do ciclo "Poesia de Agora". Este ciclo tem juntado algumas das vozes poéticas mais originais do universo da poesia independente. Seguindo os passos de Joana Emídio Marques, Rita Taborda Duarte, Inês Fonseca Santos, Rosalina Marshall e Raquel Nobre Guerra, as autoras propõem-se dialogar sobre livros, desafios dos jovens poetas e criação literária contemporânea. Qual a especificidade da criação literária poética no feminino? Como explicar a actual dinâmica das pequenas editoras independentes de poesia? Como se caracteriza a poesia de agora? Venha descobrir este notável mundo novo!

http://escritacriativaonline.net/poesia-de-agora/

---

Acompanhamento Oficinal: POC

Encontre o percurso certo para chegar ao seu destino, estação a estação. Gosta de escrita ficcional e de narrativas curtas? Quer submeter o que escreve para apreciação por autores experientes? Deseja dedicar-se à criação literária de forma acompanhada? Se respondeu afirmativamente a alguma destas interrogações, o Programa Oficinal do Conto (POC) foi desenhado a pensar em si. Esta modalidade vai ao encontro de quem procura formas de estímulo à escrita fora do quadro de cursos e oficinas. Escolha a linha certa para si e conte connosco! 

http://escritacriativaonline.net/servicos-literarios/

---

Ficção: Autores e Cursos Online

Margarida Fonseca Santos, Patrícia Reis, Luís Carmelo, Valesca de Assis, João Tordo, Possidónio Cachapa, Andréa del Fuego, Reginaldo Pujol Filho, Cristina Drios e Cláudia Lucas Chéu são alguns dos autores em destaque no corpo docente da escola. Em conjunto, estes escritores representam a diversidade da ficção em português, em áreas tão diversas como o romance, o conto, o guionismo, as escritas de cena ou a escrita infanto-juvenil. Explore os nossos cursos e conheça melhor os escritores da casa!

http://escritacriativaonline.net/autores/

---

Escola de Verão: 

30€ por Sessão

Tem curiosidade pela língua e literatura árabes? A escrita hieroglífica desperta-lhe interesse? Quer aprender mais sobre a tradução de obras literárias? A nossa Escola de Verão inclui algumas oficinas presenciais sobre línguas e cultura onde a criatividade é a palavra-chave. Faça-nos companhia nesta viagem refrescante pelos mundos da língua! 
- Literatura Árabe Contemporânea, com Abdeljelil Larbi (4 de Julho)
- Tradução Literária, com Maria do Carmo Figueira (11 de Julho)
- Oficina de Escrita Hieroglífica, com João Camacho (18 de Julho)

http://escritacriativaonline.net/escola-de-verao/

---

Seminários de Escrita Ficcional

Gosta de ficção? Quer desenvolver a sua capacidade de criação literária? Os Seminários de Escrita Ficcional foram concebidos, antes de mais, como fonte de inspiração e estímulo à criatividade. Os nossos seminários de ficção seguem duas vias. Uma delas tem como propósito adaptações por rescrita de contos da literatura portuguesa, recorrendo a textos de autores como Eça de Queirós, Branquinho da Fonseca, Mário de Carvalho ou José Cardoso Pires. Na segunda via o objectivo é acompanhar e implementar projectos de criação literária própria. Destina-se, por isso, a formandos que tenham uma narrativa em mente ou em fase de projecto. Aceite o desafio e encontre a sua voz literária!

http://escritacriativaonline.net/escrita-ficcional/

---

Biografia, Ficção e Autoconhecimento

Quer conhecer-se melhor? A escrita criativa é também, ou pode ser também, uma forma de autoconhecimento. Nesta abordagem, a escrita é colocada como método ao serviço da autodescoberta pessoal e não, como é habitual, ao serviço do incremento das ferramentas literárias e/ou comunicacionais. Aqui trabalha-se com narrativas extraídas da vida dos próprios formandos. As narrativas autobiográficas são expostas a múltiplas combinações de sentido e a estímulos discursivos, acabando por resultar em processos enriquecedores para quem os enceta. Venha ao nosso encontro e encontre-se!

http://escritacriativaonline.net/biografia-e-ficcao/

---

Clube de Leitura: José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa é o autor presentemente em debate no nosso Clube de LeituraO conto "Últimos Momentos", inicialmente publicado na colectânea de contos “Catálogo de Sombras” (2003), é o pretexto para explorar a obra do autor angolano. Agualusa é um dos mais respeitados e celebrados autores da lusofonia. Entre romances, novelas, livros de contos e colectâneas de crónicas, tem mais de duas dezenas de livros publicados. Até ao final de Junho, o clube moderado por Maria Teresa Devesa, mantém o foco na sua obra. Aceite o convite: venha ler e conversar connosco!

http://escritacriativaonline.net/jose-eduardo-agualusa-cl/

---

Junho: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 24 autores e cerca de 70 cursos por onde escolher. Em Junho temos uma selecção de cursos sobre romance histórico, escrita criativa e literatura infanto-juvenil.

F.01 Escrever para Crianças I, Margarida Fonseca Santos | 11 semanas

E.05 Oficina de Descoberta Criativa, Valesca de Assis | 10 semanas

A.08 Programa Integrado de Criação Literária, Luís Carmelo | 20 semanas 

D.05 A Imagem do Miniconto, Andréa del Fuego | 10 semanas

D.07 Escrita de Romance Histórico, Cristina Drios | 10 semanas

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque este mês são três livros de autores que vão marcar presença na EC.ON em Junho: Mário de Carvalho, Maria Teresa Horta e Filipa Leal. No caso de MdC e MTH estas publicações consistem em reedições recentes de dois dos livros mais representativas das respectivas carreiras.  

// Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina, Mário de Carvalho (Porto Editora, 2015)

// Minha Senhora de Mim, Maria Teresa Horta (Dom Quixote, 2015)

// Adília Lopes Lopes, Filipa Leal (Não Edições, 2014)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

O conto "A Mãe", de Cristina Drios vai ser publicado em colectânea de contos do Centro Mário Cláudio. /////// A recolha de contos "O Livro dos Camaleões", o mais recente livro de José Eduardo Agualusa, chegou este mês às livrarias. /////// Miguel Real escreveu sobre "Gnaisse", de Luís Carmelo, para o Jornal de Letras. /////// Margarida Fonseca Santos esteve em Ponta Delgada entre 26 e 29 de Maio, para encontros com leitores, visitas a escolas e oficinas de escrita criativa. /////// "Biografia Involuntária dos Amantes", de João Tordo foi um dos nomeados para o melhor livro de ficção narrativa do Prémio Autores 2015 da SPA. /////// Andréa del Fuego conversou com Santiago Nazarian para uma série quinzenal de entrevistas da revista Suplemento Pernambuco. /////// O livro de treino mental "Altamente", de Margarida Fonseca Santos chegou às livrarias pela mão da Edicare. /////// "Conheces alguém assim?", o novo livro de Margarida Fonseca Santos, foi publicado pela Editora Cercica. /////// João Tordo esteve à conversa com Marlene Babo, em Gaia, a propósito da edição de “O Luto de Elias Gro” (Companhia das Letras). /////// António Carlos Cortez foi um dos convidados do "Reverso // Encontro de autores, artistas e editores independentes", na S.I.Guilherme Cossoul. /////// Patrícia Reis esteve na Biblioteca Municipal Figueira da Foz, para uma sessão das "5as. de Leitura". /////// Luís Carmelo foi um dos convidados da sessão "A Poesia das Mil e Uma Noites", nos Poetas do Povo, dedicada à poesia árabe. /////// "Parecia Real", de Jan Bitencourt, foi publicado na revista Confeitaria. /////// Patrícia Reis foi um dos destaques da 1ª edição da Feira Internacional do Livro de Maputo. /////// Luís Caetano entrevistou João Tordo para mais um "A Ronda da Noite". /////// O novo ensaio de Miguel Real, "Portugal - Um país parado no meio do caminho  (2000-2015)", chega às livrarias em Junho. /////// Em Junho, a 85.ª Feira do Livro de Lisboa vai contar com a presença de José Eduardo Agualusa (7, 10, 13 e 14 de Junho); João Tordo (5, 7, 9, 13 e 14 de Junho); Possidónio Cachapa (4 e 13 de Junho); e Margarida Fonseca Santos (7 de Junho). 

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter mensal, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.