EC.ON // Newsletter - Maio de 2015

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // Pessoa é a figura tutelar do nosso Maio. Assim, é o mês ideal para os pessoanos e para as pessoas que se reconhecem em Pessoa. Venha às nossas sessões presenciais e comprove-o, em pessoa. 

---

Cursos Oficinais: João Tordo e Cláudia Lucas Chéu

Ceda ao prazer da escrita e junte-se a nós! João Tordo e Cláudia Lucas Chéu irão passar pelas instalações da escola nas próximas semanas, em mais uma edição dos Cursos Oficinais da Primavera. Para quem gosta de aulas colectivas e do contacto directo, face a face, com os autores, estas sessões são oportunidades a não deixar passar. "Escrita de Romance – Da Imitação ao Original" com João Tordo e "Oficina de Escrita de Cena" com Cláudia Lucas Chéu são as nossas sugestões para Maio. Estas oficinas presenciais dirigem-se a quem deseja explorar a expressão linguística e literária, através de exercícios criativos. Aproveite e venha fazer estes cursos em pessoa!

http://escritacriativaonline.net/cursos-oficinais-de-primavera/

---

Passeio Literário: Fernando Pessoa e o Esoterismo 

Venha partilhar um dia na companhia de um dos mais fascinantes e enigmáticos lisboetas! Se gosta de passear e tem vontade em explorar algumas facetas menos conhecidas de Fernando Pessoa, a nossa sugestão é um dia inteiramente dedicado ao escritor. “Itinerário Pessoano – Em Demanda do Esoterismo em Fernando Pessoa”, o nosso passeio literário de 2015, acontecerá no dia 16 de Maio. O nosso guia neste trajecto por alguns mistérios pessoanos é José Anes, o autor de Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas Iniciações” (Arranha Céus) e de "Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos" (Ésquilo). Este mês ofereça-se uma experiência inesquecível! Diga presente a esta viagem ao passado!

http://escritacriativaonline.net/eventos/itinerario-pessoano/

---

Sessões Ícone: Poesia Contemporânea

Maria do Rosário Pedreira, Inês Fonseca Santos, Raquel Nobre Guerra, Rosalina Marshall e Maria João Cantinho são as autoras convidadas das sessões Ícone de Maio. Enquanto os Cursos Ícone III entram na recta final, inicia-se um dos seus ciclos mais interessantes, dedicado à poesia. Gosta de ler e gostava de ter oportunidade para conversar com os/as autores/as sobre os seus livros? As escritoras vão passar pela EC.ON para dialogarem sobre livros, criação literária contemporânea, Pessoa e poesia. Encontre inspiração junto de algumas das vozes poéticas mais originais de Portugal!

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i03/

---

Escreva Mais, Escreva Melhor!

Quer melhorar o seu nível de escrita? Gostaria de ter um autor como consultor literário pessoal? No caso de resposta afirmativa a alguma destas questões, os nossos cursos em regime de e-learning foram concebidos a pensar em si. O Curso de Escrita Criativa de Nível Introdutório é a porta de entrada, por excelência, no mundo da escrita criativa. As formações em escrita criativa procuram desenvolver o repertório técnico tanto daqueles que utilizam a escrita por razões profissionais, como de quem gosta de literatura e pretende trabalhar metodologias de criação literária. Escreva mais, escreva melhor!

http://escritacriativaonline.net/escreva-mais/

---

Serviços Literários: PAOF

Deseja dedicar-se à criação literária de forma acompanhada? Quer submeter o que escreve para apreciação por autores experientes? Se respondeu afirmativamente a alguma destas interrogações, a nossa linha de serviços foi concebida a pensar em si. Os programas de acompanhamento oficinal, em particular o PAOF (Programa de Acompanhamento Oficinal), procura ir ao encontro de quem procura formas de acompanhamento fora do quadro de cursos e oficinas convencionais. Trata-se de um projecto de acompanhamento e estímulo à escrita pessoal, cujo desenvolvimento se encontra dissociado das habituais exigências temporais, teóricas e laboratoriais que são próprias dos cursos de Escrita Criativa Literária. Encontre o caminho certo para chegar ao seu destino, estação a estação. Aceite o desafio e encontre a linha certa para si!

http://escritacriativaonline.net/servicos-literarios/

---

Oficina Presencial com Mário de Carvalho

Quem, o quê, como, onde, por onde, donde e porquê? É a estas questões que a oficina presencial com Mário de Carvalho procura dar resposta. “Quem Disser o Contrário é Porque Tem Razão: Letras Sem Tretas – Guia Prático de Escrita de Ficção” (Porto Editora), o último livro do autor, é o pretexto para uma oficina sobre escrita ficcional. A partir dessa obra o autor foi convidado a organizar uma masterclass dirigida a quem pretende ou iniciar-se no universo da escrita de ficção ou aos que procuram expandir o seu repertório literário. Venha aprender com um dos mais premiados e celebrados escritores portugueses! Uma sessão a não perder para quem se interessa pelos processos, estratégias e ferramentas de criação textual! 

http://escritacriativaonline.net/autores/mario-de-carvalho/

---

Novo Curso: Escritas de Cena

Gosta de teatro e de palcos? Quer escrever peças e guiões e não sabe por onde começar? O curso online "Escritas de Cena", com Cláudia Lucas Chéu, é uma das novidades da escola para esta Primavera. Pretende levar a descobrir novas formas de escrita dramatúrgica e a compreensão da importância do texto como elemento cénico. Cláudia Lucas Chéu é escritora, encenadora e actriz. É co-fundadora da Teatro Nacional21 e da Edições Guilhotina. Tem publicados vários textos para cena pelas edições Bicho-do-Mato/ Teatro Nacional D. Maria II, pela Cama de Gato Edições e na Revista de Artes Escénicas Galega Núa. Foi galardoada com um Emmy Award como argumentista da novela Laços De Sangue. Reserve já o seu bilhete!

http://escritacriativaonline.net/autores/claudia-lucas-cheu/

---

Clube de Leitura: José Eduardo Agualusa

O conto "Últimos Momentos", de José Eduardo Agualusa é a obra escolhida para o Clube de Leitura da EC.ON, moderado por Teresa Devesa, para os meses de Maio e Junho. O texto foi inicialmente publicado na colectânea de contos “Catálogo de Sombras” (2003). José Eduardo Agualusa nasceu no Huambo, em 1960. Entre romances, novelas, livros de contos e colectâneas de crónicas, tem cerca de 26 livros publicados. Os seus livros estão traduzidos em 25 idiomas, sendo um dos mais destacados autores da lusofonia. Venceu o Grande Prémio de Literatura da RTP, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, o Prémio Fernando Namora e o Independent Foreign Fiction Prize, entre outros. A “A Rainha Ginga” e “O Livro dos Camaleões” são as suas obras mais recentes. Aceite o convite: venha ler e conversar connosco!

http://escritacriativaonline.net/clube-de-leitura/

---

Maio: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 24 autores e cerca de 70 cursos por onde escolher. Em Maio temos uma selecção de cursos sobre géneros literários, romance, literatura juvenil, guionismo e escritas de cena.

F.03 Livro Juvenil, Margarida Fonseca Santos | 13 semanas

D.01 Escrita de Romance, João Tordo | 10 semanas

B.01 Curso de Guionismo (Cinema, Documentário e Teatro)Luís Carmelo | 12 semanas 

G.03 Escritas de Cena, Cláudia Lucas Chéu | 13 semanas

E.01 A Bordo dos Géneros Literários, Filipa Melo | 10 semanas

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque este mês são três novos livros de autores da escola. João Tordo, Luís Carmelo e José Eduardo Agualusa são os escritores em destaque em Maio

// O Luto de Elias Gro, João Tordo (Companhia das Letras, 2015)

// Gnaisse, Luís Carmelo (Abysmo, 2015)

// O Livro dos Camaleões, José Eduardo Agualusa (Quetzal, 2015)

Este mês temos três sugestões adicionais: três livros de poesia, de autoras que vão visitar a EC.ON no ciclo "Poesia de Agora" (Rosalina Marshall, Raquel Nobre Guerra e Inês Fonseca Santos).

// A Habitação de Jonas, Inês Fonseca Santos (Abysmo, 2013)

// Groto Sato, Raquel Nobre Guerra (Mariposa Azual, 2012)

// Manucure, Rosalina Marshall (Companhia das Ilhas, 2013)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

"O Livro dos Camaleões", o mais recente livro de José Eduardo Agualusa, chega às livrarias em Maio, pela mão da Quetzal. /////// "O Luto de Elias Gro", o novo livro de João Tordo (Companhia das Letras), foi apresentado na Livraria Ler Devagar. /////// "Gnaisse", de Luís Carmelo, foi lançado no Teatro A Barraca, por Valério Romão e Raul Henriques. /////// Filipa Melo escreveu uma recensão de "Manifesto em Defesa de uma Morte Livre", de Miguel Realpara o jornal Sol. /////// Agripina Carriço Vieira escreveu sobre "O Último Europeu", de Miguel Real, para o JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias. /////// "Mapa Mudo", a exposição do trabalho gráfico Luís Carmelo esteve patente na Galeria Abysmo, entre 9 e 30 de Abril. /////// Gabriela Silva esteve na Palavraria, em Porto Alegre, no dia 22 de Abril, para o debate "A Escrita Contemporânea e o Mercado Editorial do Rio Grande do Sul". /////// José Luís Peixoto, Andrea del Fuego e Reginaldo Pujol Filho são três dos docentes de ".txt", a oficina de literatura contemporânea da Perestroika. /////// "Carolina", de Patrícia Reisé a nova coleção juvenil da Matéria Prima. /////// Em Abril, o Porto de Encontro, o ciclo literário mensal da Porto Editora, recebeu João Tordo. /////// Miguel Real foi entrevistado pelo projecto "Deus Me Livro", a propósito da publicação do romance "O Último Europeu". /////// João Tordo foi um dos destaques da terceira edição do "Fronteira - Festival Literário de Castelo Branco". /////// Luís Carmelo foi um dos convidados do painel "Creative Readings, Creative Writings and Language", organizado por Margarida Vale de Gato, no âmbito da conferência "Naturally Emerson". /////// José Eduardo Agualusa é um dos participantes da "Viagem Literária", o evento que se propõe levar a literatura a viajar por 17 cidades de Portugal. /////// "Genealogias da Cultura", de Luís Carmelo (Arranha-céus) e "O Último Europeu", de Miguel Realestiveram entre as recomendações da "Festa dos Livros" da Fnac. /////// António Carlos Cortez é um dos organizadores do ciclo "O que é ser moderno, hoje?" /////// Patrícia Reis é um dos destaques da 1ª edição da Feira Internacional do Livro de Maputo. /////// Valério Romão, Inês Fonseca Santos, Filipa Leal, José Anjos e João Paulo Cotrim participam no booktrailer de Gnaisse, de Luís Carmelo. 

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter mensal, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.