EC.ON // Newsletter - Abril de 2015

Olá, caro leitor! Esta é a newsletter mensal da EC.ONSe pretender alterar os seus dados ou se não desejar voltar a receber esta mensagem informativa, utilize as seguintes ligações: Editar subscricaoRemover email da lista!. // A cidade habita a literatura e vice-versa. Os espaços urbanos em Lisboa, Porto, Évora, Luanda, Maputo, Macau, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro estão carregados de referências literárias, desde a toponímia das ruas à topografia das obras. As cidades, reais ou imaginárias, são simultaneamente cenário, fonte de inspiração e local de encontro para escritores e leitores. Em Abril, cidades mil!

---

Passeio Literário: Itinerário Pessoano 

Gosta de passear pelas ruas da cidade e de literatura? Tem vontade em explorar algumas facetas menos conhecidas de Fernando Pessoa? Esta Primavera ofereça-se uma experiência irrepetível! A nossa sugestão é um dia inteiramente dedicado ao escritor e à cidade de Lisboa. O nosso guia neste percurso singular é José Anes, o autor de Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas Iniciações” (Arranha Céus, 2014). José Anes vem falar-nos de Pessoa de esoterismo e de alguns mistérios lisboetas“Itinerário Pessoano – Em Demanda do Esoterismo em Fernando Pessoa”, o nosso passeio literário de 2015, acontecerá no dia 16 de Maio. Venha partilhar este dia na companhia de um dos mais ilustres e misteriosos lisboetas! Diga presente a esta viagem ao passado!

http://escritacriativaonline.net/eventos/itinerario-pessoano/

---

Lisboa: Cursos Oficinais da Primavera

João Tordo, Mário de Carvalho, Cláudia Lucas Chéu e João Camacho são os autores que irão passar pelas instalações da escola nas próximas semanas, em mais uma edição dos Cursos Oficinais da Primavera. Gosta de aulas colectivas e do contacto directo, face a face, com os autores? Os bairros lisboetas da Estrela, Lapa, Campo de Ourique preparam-se para receber alguns dos autores mais criativos da cidade, entre Abril e Junho. Com estas oficinas presenciais pretende-se explorar a criatividade, através de exercícios de criação literária, em áreas como as escritas de cena, a ficção, o romance ou a escrita hieroglífica. Este ciclo inicia-se já no dia 18 de Abril, com o curso "Escrita de Romance - Da Imitação ao Original", com João Tordo. Deixe-se levar pela criatividade primaveril e ceda ao prazer da escrita! 

http://escritacriativaonline.net/cursos-oficinais-de-primavera/

---

Novo Curso: Romance Histórico

Gosta de história e de histórias? Quer escrever um romance histórico e não sabe por onde começar? Interessa-se pelo passado das cidades? Cristina Drios é o mais recente membro da equipa regular da escola e representa a primeira iniciativa dedicada ao género romance histórico. Esta oficina foi desenhada para fornecer ao formando as ferramentas fundamentais, teóricas e práticas, para aprofundar conhecimentos e competências neste domínio. Este curso procura focar-se não somente na definição do género, mas também fornecer ferramentas para o trabalho prévio à escrita: a pesquisa, a selecção e organização das fontes, a estruturação da narrativa, as personagens, entre outros aspectos. Tenha um Abril histórico! 

http://escritacriativaonline.net/novas-autoras/

---

Exposição: Mapa Mudo

A exposição “Mapa Mudo”, de Luís Carmelo, estará patente na Abysmo Galeria, entre 9 e 30 de Abril. Trata-se da primeira apresentação pública do trabalho gráfico do autor, onde está representado um conjunto de dezenas de cidades imaginárias, concebido entre 1982 e 2015, cruzando os universos da ilustração, da literatura e da cartografia. Uma exposição singular para quem acha que a literatura não se esgota nas palavras. "Mapa Mudo" inaugura no dia 9 de Abril, pelas 19h00, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, na Abysmo Galeria. Aventure-se e perca o norte!

http://escritacriativaonline.net/eventos/mapa-mudo/

---

Sessões Ícone: A Poesia no Feminino

A poesia está na rua! Um dos destaques de programação das sessões Ícone é um grupo de debates dedicados à poesia e sessões com a presença de poetas. O desafio lançado às autoras convidadas - Maria Teresa Horta, Ana Luísa Amaral, Maria do Rosário Pedreira, Filipa Leal, Inês Fonseca Santos, Raquel Nobre Guerra, Rosalina Marshall, Margarida Vale de Gato e Maria João Cantinho - é o de falarem e dialogarem sobre a criação literária no campo da poesia, a sua e a de outrem. Como se caracteriza a poesia de agora? Como se encontra actualmente o mercado editorial na área da poesia? Qual a especificidade da criação poética no feminino? Junte-se a nós e encontre inspiração junto de algumas das vozes poéticas mais originais de Portugal! 

http://escritacriativaonline.net/cursos/icone/i03/

---

Rumo ao Sul: Brasil & Portugal

Quer conhecer cidades como Porto Alegre, São Paulo ou o Rio de Janeiro? Deseja explorar a vastidão dos universos expressivos da língua portuguesa? Valesca de Assis, Andréa del Fuego, Gabriela Silva, Jan Bitencourt e Reginaldo Pujol Filho são os nossos guias transatlânticos para viajar pelo fascinante mundo da lusofonia. Juntos, estes autores representam a possibilidade de viajar por diferentes formas de pensar, falar e escrever em português. Encontre um parceiro de viagem literário em alguns dos mais criativos autores brasileiros contemporâneos. Rume ao Sul e viaje connosco!

http://escritacriativaonline.net/brasil-e-portugal/

---

Clube de Leitura: Maria Teresa Horta

"Meninas", de Maria Teresa Horta é a obra em debate no Clube de Leitura da EC.ON, moderado por Maria Teresa Devesa. Maria Teresa Horta nasceu em Lisboa, em 1937, sendo uma das mais estudadas e premiadas escritoras portuguesas das últimas décadas. Escreveu, com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, o livro “Novas Cartas Portuguesas” (1972), um marco incontornável na literatura feminina e no movimento feminista em Portugal. O livro de contos "Meninas" (2014) é a sua obra mais recente. Aceite o convite: venha ler e conversar connosco!

http://escritacriativaonline.net/clube-de-leitura/

---

Abril: Cursos Online em Destaque

Encontre o curso ideal para si, pesquisando o nosso catálogo por categorias ou por autores. Tem 24 autores e cerca de 70 cursos por onde escolher. Em Abril temos uma selecção de cursos sobre romance histórico, conto e escritas de cena.

D.07 Escrita de Romance Histórico, Cristina Drios | 10 semanas

E.08 Quem está falando? O Narrador com Personalidade, Reginaldo Pujol Filho | 10 semanas

D.04 Oficina de Mini e Micro Contos, Jan Bitencourt | 10 semanas

G.01 Oficina de Escrita Teatral, Joaquim Paulo Nogueira | 13 semanas

G.03 Escritas de Cena, Cláudia Lucas Chéu | 13 semanas

http://escritacriativaonline.net/cursos/

---

LEITURAS: Livros do Mês

O nosso destaque este mês são três livros de poesia, da autoria de escritoras presentes no elenco das sessões Ícone. Ana Luísa Amaral, Maria do Rosário Pedreira e Margarida Vale de Gato são as autoras de Abril

// Escuro, Ana Luísa Amaral (Assírio & Alvim, 2014)

// Poesia Reunida, Maria do Rosário Pedreira (Quetzal, 2012)

// Mulher ao Mar Retorna, Margarida Vale de Gato (Mariposa Azual, 2011)

http://escritacriativaonline.net/livros-do-mes/

---

Short Stories

O novo livro de João Tordo"O Luto de Elias Gro" (Companhia das Letras), chega às livrarias em Abril. /////// "Gnaisse", o mais recente romance de Luís Carmelo, é lançado no dia 30 de Abril, com chancela da Abysmo. /////// Patrícia Reis foi uma das convidadas de Março de Contentor 13, o programa cultural da RTP2. /////// A 4ª edição do "Rota das Letras – Festival Literário de Macau" contou com a participação de João Tordo. /////// O curso "Literatura de Vanguarda", promovido pela Palavraria e coordenado por Gabriela Silva, iniciou-se a 21 de Março. /////// Cláudia Lucas Chéu é uma das autoras representadas em "70 poemas para Adorno", editado pela Nova Delphi. /////// António Carlos Cortez foi um dos participantes na iniciativa "De Viva Voz", a propósito do Dia Mundial da Poesia, organizada em parceria pelo Plano Nacional de Leitura e Centro Cultural de Belém. /////// João Tordo foi um dos convidados de Março do programa Autores Fora D'Horas. /////// "Incômoda memória" é uma recensão de "Combateremos a Sombra", de Lídia Jorge, da autoria de Gabriela Silva, para o Jornal Rascunho. /////// "Éter", colectânea de contos de António Cabrita (Abysmo), foi lançada no Teatro A Barraca, com apresentação de Luís Carmelo. /////// A edição de 2015 do curso ".TXT", coordenado por Reginaldo Pujol Filho na Perestroika, conta com Andréa del Fuego e José Luís Peixoto. /////// O Porto de Encontro de Abril, o ciclo literário mensal da Porto Editora, recebe João Tordo no dia 26. /////// José Eduardo Agualusa escreveu uma crónica sobre a língua portuguesa, na sua coluna no jornal O Globo, intitulada "Um brinquedo de criar prodígios". /////// David Nicholls foi entrevistado por Filipa Melo, para a última edição da Revista LER, a propósito da edição do seu quarto romance. /////// João Tordo é um dos destaques da terceira edição do "Fronteira - Festival Literário de Castelo Branco", juntamente com Mia Couto, Valter Hugo Mãe ou Valério Romão. /////// "Mapa Mudo", a exposição de Luís Carmelo na Galeria Abysmo inaugura no dia 9 e estará patente até ao dia 30 de Abril. 

https://twitter.com/escritaconline

---

Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Pode acompanhar a nossa actividade de várias formas. Através desta newsletter mensal, por meio do nosso site, por via das redes sociais (Facebook, Twitter, Google+). Siga-nos. Visite-nos. Escreva-nos.

Esta mensagem foi enviada para subscriber por EC.ON // Comunicação <com.escritaconline@gmail.com>. Endereço: Rua do Possolo, 16, 1350-003 Lisboa, Portugal.